Circuito Prêmio Sesc de Literatura promove bate-papo com autor em quatro cidades catarinenses


01/12/2022 - Atualizado em 02/12/2022 - 744 visualizações

O Prêmio Sesc de Literatura retomou neste ano o projeto nacional de circuito presencial com os vencedores da edição de 2021, por mais de 30 cidades do Brasil. A itinerância encerra em Santa Catarina neste mês de dezembro, com o escritor pernambucano Diogo Monteiro, para bate-papos sobre sua obra premiada: a coletânea de contos “O que a casa criou”.

Os encontros entre o escritor e o público leitor acontecem no Sesc Prainha, em Florianópolis, no dia 6/12, às 15h30; em Tubarão, no dia 7/12, às 8h30, na E.E.M. Dite Freitas - Escola Jovem; no Sesc Joinville, no dia 8/12, às 19h30; e no Sesc Mafra, no dia 9/12, às 19h. A entrada é gratuita. Para mais informações e agendamentos acesse:
www.sesc-sc.com.br/agenda/premio-sesc-de-literatura-circuito-santa-catarina.

“O circuito anual de viagens pelo país é um trabalho que o Prêmio Sesc oferece para aproximar os escritores dos leitores. Retomamos os encontros presenciais porque o arrefecimento da pandemia está permitindo essa proximidade”, avalia Henrique Rodrigues, analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc. Em 2021, foram realizados mais de 80 encontros com clubes de leitura em formato on-line com os vencedores do ano anterior.

Para o escritor Diogo Monteiro, o circuito representa mais do que ajudar na divulgação do livro. 

“Creio que os encontros vão trazer uma experiência muito rica, que é conhecer leituras, as mais diversas, por todo o país. Me enxergar pelos olhos dos leitores e misturar a experiência deles com a minha, de escritor e leitor”.

+ Prêmio Sesc de Literatura

O Prêmio Sesc de Literatura abre espaço para autores inéditos, com a publicação e a distribuição de suas obras pela Editora Record, parceira da Instituição no projeto. Em 18 anos de atuação, diversos autores dos mais variados pontos do país foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional, entre eles Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt.

Além de valorizar os textos publicados e fomentar o surgimento de novos escritores brasileiros em todas as regiões do país, o projeto estimula a formação de leitores, o diálogo e partilha de experiências dos vencedores com escritores locais por meio da circulação dos autores nos Regionais de todo o país sempre no ano subsequente ao lançamento dos livros.

Sobre a obra

"O que a casa criou" é um livro sobre o espanto. Todos os seus 16 contos, inclusive o que dá nome ao volume, tratam de alguma forma sobre a possibilidade de encontrar o inusitado a qualquer momento, na virada de uma esquina ou no abrir de uma porta. São histórias sobre a fragilidade do real e do nosso confortável conceito de realidade, e sobre como a quebra dessa normalidade age sobre pessoas, lugares e coisas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .