Artistas gaúchos
Para contribuir com a retomada do setor cultural, fortemente afetado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano, o Sesc criou o Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil. Por meio de uma convocatória pública, foram selecionados 72 projetos nas áreas de artes cênicas, música e literatura, que irão compor a programação de diversos estados. O projeto é uma iniciativa do Sesc/RS, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, com o apoio de Departamentos Regionais do Sesc de diversos estados.
Santa Catarina está no circuito e receberá três destes espetáculos: o show “Louco Encontro das Águas” com Quartchêto; Preta Poesia Feminina, com Silvia D'Arte; e Performance literária "O resgate do leitor desaparecido", com Tiago Maria.
Em novembro acontecem as apresentações do Quartchêto em Florianópolis (05/11), Joinville (06/11) e Jaraguá do Sul (07/11); e do Espetáculo "Preta Poesia Feminina" em Joinville (11/11), Jaraguá do Sul (12/11) e Florianópolis (13/11).
Show “Louco Encontro das Águas” com Quartchêto
05/11, às 20h, no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis
06/11, às 20h, no Teatro do Sesc Joinville
07/11, às 19h30, no Teatro do Sesc Jaraguá do Sul
Sinopse: O espetáculo combina composições autorais inéditas do grupo Quartchêto com clássicos que marcaram os 23 anos de trajetória da banda. Além disso, duas canções especiais abordam a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano. O grupo soma esse momento ao espetáculo para reverenciar a memória das vítimas, agradecer a solidariedade do povo brasileiro e estimular a consciência ambiental, com a certeza de que esses temas, abordados de forma sensível e criativa através da arte, promovem a conexão e a reflexão necessárias para a sociedade em geral.
Sobre o Grupo:
O Quartchêto é um grupo instrumental, formado por quatro artistas dedicados ao fomento da música brasileira feita no Sul do Brasil. O grupo tem 23 anos de carreira e, individualmente, cada integrante agrega ao conjunto solidez profissional, vasta experiência e pluralidade. Premiados com importantes distinções da música brasileira, como o Açorianos (oito vezes) e Troféu Teixeirinha, o Quartchêto tem na bagagem turnês pela Europa e pelo Brasil, trazendo uma experiência única para os palcos. Tem três CDs gravados e disponíveis nas plataformas de streaming.
Nas composições do grupo, ritmos muito conhecidos e ouvidos no Rio Grande do Sul e países vizinhos, ganham o sotaque do choro, do jazz, da música de concerto, do samba e de outros gêneros que somam e se transformam em uma linguagem artística universal. Integram o Quartchêto: Hilton Vaccari – violão; Julio Rizzo – trombone; Gabriel Romano – acordeon e Ricardo Arenhaldt – percussão.
Espetáculo "Preta Poesia Feminina"
11/11, às 20h, no Teatro do Sesc Joinville
12/11, às 19h30, no Teatro Sesc Jaraguá do Sul
13/11, às 20h, no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis
Sinopse: A diretora teatral Silvana Rodrigues e a atriz Silvia Duarte propuseram-se a pesquisar o universo literário das poetisas negras gaúchas: Ana dos Santos, Delma Gonçalves, Isabete Fagundes Almeida, Fátima Farias e Lilian Rocha. Após, selecionaram 30 poemas e construíram a dramaturgia para a encenação e montagem da obra teatral "Preta Poesia Feminina”, com encenação de Silvana Rodrigues, tendo a atriz Silvia Duarte dramatizando e declamando os poemas destas poetisas negras e, desmistificando o fazer poético como literatura falada. O espetáculo leva ao público poemas atuais, que destacam o valor da mulher negra, guerreira, frente as dificuldades diárias e seus valores estéticos. A iniciativa tem a intenção de oferecer à população afro-brasileira um resgate de seu protagonismo e autoestima. "Preta Poesia Feminina" tem 99% da sua equipe principal constituída de negras e negros.
Sobre o grupo: Fundada em 2010, a empresa Silvia D’Arte Produções, vem, desde a sua criação, dedicando-se à promoção da cultura negra, já tendo realizado diversos espetáculos e eventos com ênfase nesta temática. Vencedora do II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, realizado pela Fundação Cultural Palmares e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon). Realizou a Curadoria da Mostra CURA de Artes Cênicas de Porto Alegre.
Performance literária "O resgate do leitor desaparecido", com Tiago Maria
03/12: Itajaí
04/12: Balneário Camboriú
05/12: Blumenau
Em breve detalhes da agenda de dezembro.
Sinopse: Contação de história, interação com a plateia, declamação de poemas e desafio de escrita criativa. A atividade se propõe a dessacralizar a leitura, aproximando-a cada vez mais do leitor, em especial do leitor em formação. Trata-se de um resgate daquele leitor que todos nós fomos um dia, ansiosos em aprendermos a juntar letrinhas para desvendarmos histórias, e que muitos vão deixando desaparecer dentro de si. A narrativa inicia identificando os possíveis motivos que levam o nosso leitor a escapar de uma hora para outra.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários