Como criar um clube do livro?


18/04/2018 - Atualizado em 27/04/2018 - 1809 visualizações

Quem não gosta de contar para um amigo sobre um filme ou seriado que assistiu, assim como um livro que leu e que quer indicar para todo mundo?

No caso da leitura existe uma forma de fazer isso com várias pessoas que também tenham lido a mesma obra e tem interesse em compartilhar a experiência. São os clubes do livro!

Participar de um clube do livro potencializa e reconstrói os significados da leitura ao compartilhar com outras pessoas e interagir com suas visões de mundo. Debater um conteúdo é também uma boa oportunidade para exercitar o respeito às diferentes opiniões, conhecer pessoas e fazer novas amizades.

Há cerca de dois anos a Biblioteca do Sesc é a casa do Clube do Livro de Jaraguá do Sul. Os encontros acontecem sempre no 3º sábado de cada mês. “Nos nossos encontros comentamos que falar sobre os livros também é um exercício de cidadania, pois acabamos por refletir sobre vários aspectos da vida e da sociedade”, comenta a assistente de Biblioteca do Sesc em Jaraguá do Sul Aline dos Santos.

Os clubes do livro podem ser organizados por bibliotecas, escolas, editoras, livrarias, mas também em família, grupo de amigos, no condomínio ou trabalho, ou ainda virtualmente com ferramentas como skype, hangout, whatsapp, grupos de Facebook ou outras redes sociais de conversação instantânea.

Ficou interessado em participar de um? Procure nas bibliotecas e livrarias da sua cidade ou monte o seu próprio clube com as dicas abaixo:

Estabeleça um foco para a formação do grupo
Pode ser por faixa etária ou interesse em comum, mas quanto mais diversificado o grupo maior a pluralidade de idéias. O organizador do grupo precisa registrar o contato dos participantes para marcar os encontros, e os integrantes do clube podem ainda formar um grupo no whatsapp ou uma página no facebook.

Limite o número de participantes
Um grupo pequeno demais pode esvaziar rapidamente o debate por outro lado um grupo muito grande pode dificultar que todos possam apresentar suas impressões sobre o livro. Inicie os encontros com no mínimo 5 pessoas mas recomenda-se que não passe de 10.

Escolha o local de encontro
O encontro pode ser em local fixo, como uma biblioteca ou alternar como na casa de um dos participantes ou ainda em locais abertos como praças e parques. Nos encontros presenciais é importante ter privacidade e conforto, já no formato on-line é preciso garantir que todos tenham acesso à mesma ferramenta de comunicação.

Defina um mediador
A definição de um mediador, além de contribuir na discussão da obra tem a função de estruturar e estimular o debate e a participação de todos. Este mediador pode ser quem está organizando o clube, ou pode ser alternado pelo grupo conforme novos encontros são realizados.

Escolha o livro
Para o primeiro encontro o ideal é focar na socialização do grupo e das experiências individuais com a leitura, e então introduzir o primeiro título que também deve ser mais leve para facilitar a sincronia do grupo. Depois a escolha pode ser feita a partir de sugestões do grupo. O importante é que a obra escolhida provoque a troca de experiências e amplie o repertório literário dos participantes.

(Colaboração: Marilaine Hahn, analista de Cultura – Biblioteca Central do Sesc em Santa Catarina)




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .