Confira os filmes em cartaz no África no Cinema para os próximos meses

Projeto é apoiado pelo Sesc e Aliança Francesa de Florianópolis e coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África da UFSC


24/07/2024 - Atualizado em 24/07/2024 - 1152 visualizações

Sesc, Aliança Francesa e Laboratório de Estudos em História da África da UFSC promovem o África no Cinema 

O Sesc Prainha, em Florianópolis, recebe nos próximos meses o projeto África no Cinema. A iniciativa vai apresentar filmes com diretores africanos, produção africana e/ou com filmagens na África. Após as exibições das produções, a atividade promoverá debate sobre o filme e temas abordados. Confira as sinopses. 

O próximo filme em exibição pelo África no Cinema será Árvore sem Fruto, na próxima terça-feira, 30/07, às 19h, no Sesc Prainha, em Florianópolis. Saiba mais na agenda do Sesc.  

Mais detalhes do África no Cinema 

África no Cinema 

O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e/ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema.    

O LEHAf – UFSC realiza a curadoria mensal dos filmes que são exibidos a partir da plataforma de filmes do Institut Français. O projeto conta com a parceria da Aliança Francesa de Florianópolis e do Sesc Santa Catarina. Após a exibição do filme, a equipe que conduz o projeto realiza no mesmo espaço de exibição uma roda de conversa sobre o filme e/ou temas correlatos.

Confira a agenda do África no Cinema

A árvore sem fruto  - 30/07 - 19h  
L'Arbre sans fuit Níger, França | 2016 | 52min | Documentário| 16 anos   Áudio: Francês | Legendas: Português   Direção: Aïcha Macky

Sinopse: Casada, mas sem filhos, Aïcha encontra-se numa situação que é totalmente ‘’fora do comum’’ no seu país. Mas no Níger, como em qualquer outro lugar no mundo de hoje, há problemas com a infertilidade. Dirigindo seus questionamentos à sua mãe que morreu no parto, a diretora explora com delicadeza os sofrimentos escondidos das mulheres e quebra os tabus. O espectador caminha ao lado de Aïcha no Níger, uma mulher entre as mães. 

Sobre a Diretora: Aïcha Macky é documentarista. Com duas curtas e duas longas-metragens a seu crédito, esta jovem cineasta nigeriana destila um trabalho empenhado, defendendo em particular a emancipação das mulheres na África Subsaariana. Seu trabalho foi reconhecido pela crítica internacional.       

Sobre a Tábua - 28/08 - 19h 
Sur la planche   Marrocos | 2010 | 1h46 | Ficção | 16 anos   Áudio: Francês | Legendas: Português   Direção: Leïla Kilani  
Elenco: Soufia Issami, Mouna Bahmad, Nouzha Akel, Sara Betioui, Rehimo Aich, Anas Lyazami, Mouhcine Hagouch, Abdehai Mtirka     


Sinopse: Em Tânger, quatro jovens de vinte anos trabalham para sobreviver durante o dia e viver à noite. São trabalhadores divididos em duas castas: os trabalhadores têxteis e os trabalhadores camaroneiros. Sua obsessão: mover-se. “Estamos aqui”, dizem eles. Do amanhecer à noite o ritmo é frenético, eles atravessam a cidade. Tempo, espaço e sono são escassos. Pequenas faz-tudo de emergência que trabalham como homens e casas vazias. Assim vai a corrida maluca de Badia, Imane, Asma e Nawal.  

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .