Ler é viajar sem sair do lugar! Em tempos de quarentena, a literatura é uma aliada para crianças e adultos poderem atravessar esse período de forma mais leve, na boa companhia dos livros.
E para você e sua família poder mergulhar neste universo sem sair de casa, a equipe da Rede de Bibliotecas Sesc-SC reuniu 8 sites que disponibilizam obras literárias para download gratuito e audiolivros, além de jogos e brincadeiras literárias. Também informa sobre editoras que estão oferecendo frete gratuito para envio de livros, para quem quiser renovar o acervo pessoal.
Aproveitamos para um convite literário especial: acompanhe as contações de histórias feitas diariamente pelos técnicos de cultura e biblioteca da Instituição, nas redes sociais do Sesc-SC (Instagram @Sesc-SC e Facebook/SescSC), com a ação “Hora da Leitura”.
Confira e aproveite!
1 - Plataforma da Autibook
• O site está disponibilizando 10 títulos em audiolivro de histórias clássicas infantis. Para ouvir as histórias, basta escolher o livro e adicioná-lo ao carrinho. Ao efetuar a compra, adicione o cupom vamos ajudar e será baixado sem custo.
Clique aqui para acessar
2 - Itaú Cultural
• Na plataforma “Leia para uma criança”, o Itaú Cultural disponibiliza uma série de livros infantis que cabemna bolsa, no bolso e até na palma da mão: fica dentro do celular. São 13 histórias em formato digital com animação que dá para ler a qualquer momento e em qualquer lugar.
Clique aqui para acessar
3 - Fundação Educar Dpaschoal
• O projeto 'Leia Comigo' edita, publica e distribui gratuitamente literatura infantojuvenil por todo o Brasil. Neste momento, disponibiliza para download 15 livros em formato digital com acesso gratuito.
Clique aqui para acessar
4 - Portal Domínio Público
• São 21 títulos infantis em PDF que estão permanentemente disponíveis para leitura em uma plataforma disponibilizada pelo Governo Federal.
Clique aqui para acessar
• Também disponibiliza obras clássicas de domínio público para jovens e adultos, como obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa, entre outros autores.
Clique aqui para acessar
5 - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
• Várias
obras da literatura podem ser acessadas graças à digitalização de parte do
acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Os usuários podem
realizar buscas online, visualizar as obras digitalizadas e também fazer
download.
Clique aqui para acessar
6 - Many Books
• Títulos clássicos e atuais podem ser encontrados na Many Books. Há livros de domínio público e de direitos autorais exclusivamente concedidos para essa plataforma. O site é em inglês, mas é possível encontrar várias obras em português.
Clique aqui para acessar
7 - Instagram - @independente.de.tudo
Livros gratuitos de editoras independentes estão sendo disponibilizados nesta conta no Instagram criada especialmente para esse momento em que não conseguimos sair de casa. Para ter acesso é necessário cadastrar e-mail e quais títulos deseja receber.Clique aqui para acessar
8 - Editora Zazie Edições
Vários títulos contemporâneos da editora independente Zazie Edições, sem fins lucrativos, sediada em Copenhague e guiada por princípios de acesso livre (open access) podem ser acessados gratuitamente.
Clique aqui para acessar
+ Dicas: Editoras com serviço de entrega gratuita
Lembrando que neste período também algumas editoras e livrarias mantém seu serviço de compra e com entrega gratuita de livros, o que pode ajudar muito a manutenção destes estabelecimentos. Uma dica é escolher autores catarinenses que podem ser encontrados nos sites abaixo:
• Editora Caiaponte
• Editora Patuá
• Livraria Livros e Livros com entrega gratuita na região de Florianópolis
+ Dicas de interação online com a literatura no blog da “A Taba”
• Jogo de tabuleiro “Que história é essa?”.Para baixar o jogo é preciso informar o e-mail para qual você deseja que o jogo seja enviado.
Esperamos que tenham gostado!
Com a colaboração de Marilaine Hahn, Analista de Programação Social Sesc-SC, Cultura, Departamento Regional
Edição: Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC
1 Comentários
erzeli
28/08/2023 ameiPublicado à 1 ano