Que mexer o esqueleto faz bem para a saúde todo mundo sabe. Mas fazer isso de forma ritmada é ainda melhor para seu cérebro do que exercícios convencionais. Não importa o ritmo, o lugar, o horário nem os olhares: dançar faz bem ao corpo e para a alma.
Dentre as inúmeras maneiras de se expressar, a dança é uma das mais desafiantes e que provoca sensações libertadoras do dedão do pé até o último fio do cabelo do couro cabeludo. Você pode dançar valsa, samba, forró, ou simplesmente se jogar na pista e dançar a sua própria coreografia e a partir do momento em que os movimentos tomam conta do seu corpo, até o cérebro passa a responder de forma fantástica.
Conversamos com a bailarina Ana Botafogo e aproveitamos a ocasião para ouvir sobre a importância da disciplina e persistência. A entrevista com dicas em vídeo pode ser assistida abaixo nesta matéria, ou em nosso canal no Youtube.
Quem não gosta de dançar? Não precisamos ser profissionais para aproveitarmos os benefícios de dançar. Basta colocar música e se mover no ritmo da mesma para que seu organismo libere toxinas. Esta é, sem dúvidas, uma das atividades mais divertidas e gratificantes que podemos encontrar. A dança é uma atividade física que consiste em realizar uma série de passos coordenados seguindo algum ritmo musical, por isso é muito fácil de praticar. Você pode dançar qualquer gênero, qualquer estilo ou de qualquer maneira. Não importa como o faça!
Agora, você sabia que dançar não só é divertido, como também traz muitos benefícios tanto físicos quanto emocionais? Dançar é uma das atividades físicas mais recomendadas pelos profissionais da saúde e dos esportes. Vamos lá?
O melhor de tudo isso é que no Sesc oferecemos dança em vários estilos, com aulas ballet, dança de rua, dança de salão, jazz, ginástica artística, ginásticas em grupo. Então o que estão esperando? Invista na sua qualidade de vida e inclua na sua rotina atividades. Mais informações clique aqui.
Melhora da postura
A dança pode ajudar a corrigir a má postura que adotamos no cotidiano. Isso porque ela aumenta a flexibilidade, força, resistência e fortalece os músculos. Isso é bastante benéfico, também, para quem sofre de doenças ósseas e rigidez articular. A postura corporal evita lesões, fadiga, deformações, desequilíbrio, dores nas costas e de cabeça, além de melhorar a capacidade respiratória. A coluna cervical, torácica e lombar são as maiores beneficiadas pelos movimentos da dança.
Bem-estar físico
A dança é uma boa maneira de queimar calorias. Em 1h de aula é possível perder cerca de 500 a 800 Kcal. Trabalhando pernas, braços e quadril a dança fortifica as articulações e promove a perca de gordura e ganha de massa muscular, além de representar um grande benefício para as pessoas com problemas circulatórios ou de rigidez articular, uma vez que estimula o fluxo sanguíneo e o funcionamento do sistema circulatório.
Coordenação motora
Ela ajuda a melhorar a agilidade, equilíbrio e coordenação motora. Isso porque ao dançar o corpo passa a se movimentar com mais ritmo e agilidade, trabalhando braços e pernas simultaneamente. Esse benefício melhora na prevenção de graves lesões e desenvolve um excelente condicionamento físico.
Estímulo da memória
Com a dança desafiamos nossa mente e estimulamos a conectividade do cérebro. A prática ativa diferentes áreas do cérebro, melhorando a concentração e fazendo com que a memória seja estimulada constantemente.
Diminuição da ansiedade
A dança reduz a ansiedade consideravelmente! Isso porque ela acalma, ajuda a expressar emoções e canaliza a adrenalina, levantando o ânimo, aumentando a autoestima e promovendo autoconfiança e clareza de pensamento. Ao dançar, a pessoa mobiliza vários aspectos cognitivos, afetivos e passa a ter uma relação mais estreita com seu corpo, adquirindo maior consciência corporal e facilitando a comunicação, uma vez que tem a oportunidade de expressar emoções através de seus movimentos.
Depois de ler sobre todos esses benefícios que dançar pode te proporcionar, que tal uma dança? Não importa se você está em sua casa sozinho, em uma festa ou em um curso. Não importa se você é da música clássica, do rock ou do samba. E aí, aceita essa dança?
Há alguém por aí que não goste de dançar? Mesmo no escuro do quarto? Não tem de ser bailarino, pode ser no seu estilo e ritmo. Não se preocupe com os olhares e se jogue na dança. Arrisque seus passos, sacuda o corpo e tenha certeza de que a dança faz bem ao corpo e à alma. O espírito fica leve, se liberta.
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito, ela homenageava o deus Osíris. Na Grécia, fazia parte dos Jogos Olímpicos. Na era atual, ela existe como manifestação artística, diversão, entretenimento, atividade física e está presente no palco, na rua, na academia ou em casa, como forma de expressar os sentimentos e, de quebra, manter a silhueta na medida.
Ela tem diferentes linguagens e provoca efeitos e sensações diversas. Sem se ater ao profissional, ela tem o poder de aumentar a autoestima, aproximar as pessoas, estimular o cérebro, tonificar, modelar e definir o corpo, ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade. E, ainda, aumenta a capacidade sanguínea e faz bem ao coração, combate a depressão e, o melhor, é democrática, aceita pessoas de todas as idades.
0 Comentários