No dia 26 de abril aconteceu a primeira edição estadual do “Diálogos Urgentes”. O projeto foi realizado em Jaraguá do Sul no ano de 2016, porém para este ano abrangeu também as cidades de Joinville, Florianópolis, Itajaí, Chapecó, Lages e Laguna.
Foram sete cidades exibindo simultaneamente o documentário “Epidemia de Cores”, dirigido pelo antropólogo Mário Eugênio Saretta, seguido de debate com profissionais de áreas ligadas a temas como psicologia, arte, educação e saúde. O documentário acompanha a rotina de participantes de uma oficina de criatividade realizada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. A oficina foi inspirada na iniciativa da médica psiquiatra alagoana Nise de Oliveira, que, na década de 40, desenvolveu em um hospital no Rio de Janeiro uma forma de tratamento humanizado em contrapontos aos métodos violentos como lobotomia e eletrochoques.
Tendo a oficina de criatividade como pano de fundo, o diretor dá voz a funcionários do hospital, que concedem depoimentos de como iniciativas humanistas favorecem a evolução dos pacientes, assim como internos, que explanam sobre a oficina, tratamento e sobre a vida. Determinadas falas são marcantes como a da mulher que deu à luz dentro do hospital e teve sua filha tomada e enviada para adoção ou outra interna, que sugere que a entrevista seja feita em outro lugar, pois não seria legal falar de liberdade com as paredes do hospital ao fundo.
Em todas as cidades participantes notou-se que o projeto suscitou novas percepções e reflexões sobre os temas, tendo debates que duraram mais de duas horas.
“O nome do evento diz muito. São diálogos urgentes, na urgência de parar pra rever os caminhos e descaminhos que nossa vida tem tomado. Adorei o filme e a conversa, e já estou ansiosa pros próximos” , ressaltou Kênia Gaedtke, Professora do IFSC Jaraguá do Sul.
O “Diálogos Urgentes” de maio acontecerá dia 31, com a exibição do documentário “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho, novamente nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Laguna. Clique aqui para acessar a programação.
Colaboração: Paulo Lissa Zwolinski, Técnico de Cultura do Sesc em Jaraguá do Sul
Diálogos Urgentes Sesc traz reflexão e debate em sua primeira edição
02/05/2017 - Atualizado em 12/05/2017 - 605 visualizações
0 Comentários