A leitura mexe muito mais com nossa imaginação do que os filmes. Quando estamos lendo, imaginamos os personagens do nosso jeito. Imagina então, ler um livro sobre essa época onde as casas, as ruas e as cidades começam a ganhar um brilho todo especial.
Metros e metros de luzinhas douradas, pinheiros e guirlandas, enfeites verdes e vermelhos, envelopes sem fim de cartinhas endereçadas ao Papai Noel, corais e sininhos, aquele cheirinho de biscoitos de gengibre, panetone e uvas passas. Em todos os lugares a ansiedade pelos presentes embaixo da árvore de manhã bem cedinho, os especiais na TV e os clássicos cheios de neve do cinema. E como não poderiam faltar, os livros!
Divertidas histórias natalinas que durante séculos e décadas encantam, emocionam e divertem adultos e crianças. E o melhor de tudo é que estão todas disponíveis para empréstimo nas bibliotecas do Sesc Santa Catarina! Então escolha o seu livro, senta no sofá ou no chão mesmo, sem problemas e leia esses clássicos natalinos enquanto o Papai Noel não chega! Boas leituras e um Feliz Natal – se o Grinch* não acabar com ele antes!
Por: Diego Augusto Elias, assistente da biblioteca Sesc
Balneário Camboriú.
Grimble e também Grimble no Natal, de Clement Freud com ilustrações de Quentin Blake
Grimble é um menino bem comum com pais bem incomuns. Grimble é organizado, mas seus pais são imprevisíveis, aluados, daquele tipo com quem não se pode contar muito. Houve um dia em que Grimble voltou da escola e encontrou bilhetes dos pais avisando que tinham ido para o Peru. E teve também o Natal... mesmo com Grimble cantarolando músicas natalinas seus esquecidos pais não davam nenhum sinal de que estivessem pensando em ceia ou presentes - e Grimble teve que bolar um plano para salvar o Natal. Escritos por Clement Freud, o versátil neto de Sigmund Freud, e ilustrados pelo genial Quentin Blake, premiado com o Hans Christian Andersen, “Grimble e Grimble no Natal” são histórias engraçadíssimas, imperdíveis e um sucesso há várias gerações!
O Natal do Carteiro, de Janet & Allan Ahlberg
Quando chega a época de Natal, o Papai Noel não é o único a arrancar os cabelos abarrotado de tantas tarefas. O Carteiro também trabalha em dobro para entregar todos os bons votos e desejos de felicidade - e alguns presentes também. Pois neste livro ele visita alguns personagens de contos de fadas tradicionais para lhes entregar a correspondência natalina - os ursinhos recebem um postal da Cachinhos Dourados; a Chapeuzinho Vermelho ganha do Lobo Mau uma carta com um jogo de tabuleiro; ao Humpty Dumpty chega um cartão com um quebra-cabeça enviado pelos Cavaleiros do Rei; o Homem Biscoito é presenteado com um almanaque e um livrinho de sabedorias; e até o Lobo Mau, mais um que adora o Natal, foi visitado pelo nosso amigo. Mas a grande tarefa do Carteiro nessa época do ano - como ninguém parou para pensar nisso? - é auxiliar a própria família Noel, fazendo chegar à sua fábrica os milhares de pedidos das crianças. Assim, ele também passa por lá, para deixar as suas cartas, e de quebra ainda ganhar um presente, que carteiro também merece. Ao acompanhar a história do Carteiro, as crianças encontram os envelopes recheados de cartas, cartões e presentinhos - como jogos e livros - e aprendem a manter uma tradição milenar que, mesmo com o avanço dos contatos via telefone e principalmente da correspondência eletrônica, nunca perderá a sua função.
Um conto de Natal, de Charles Dickens
Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos preparam-se para a celebração do nascimento de Cristo. As donas de casa ocupam-se alegremente com seus assados, os homens, ansiosos, não vêem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando nos presentes. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge, homem de negócios sovina, ranzinza e solitário. Ele não vê razão para tanta alegria e inquieta-se, apenas, com a folga que terá de dar a seu secretário. Mas ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu falecido sócio, que se arrepende de ter passado a vida atrás do dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo.Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida o mais célebre conto de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos, filme, peça teatral, comovendo adultos e crianças de todas as épocas.
Como o Grinch* roubou o Natal, de Dr. Seusss
O Grinch é uma criatura peluda que detesta o Natal com todas as forças. Ele não suporta a felicidade dos Quem com suas festanças e banquetes, e resolve acabar com a festa de uma vez por todas. Mas talvez o Grinch perceba que o verdadeiro significado do Natal vai muito além de comemorações e presentes. Esta história reconfortante sobre o espírito do Natal é capaz de conquistar até o mais frio e menor dos corações. Grinch já é um personagem clássico do Natal e ganhou duas versões para o cinema: uma em live-action, no ano de 2000, com Jim Carrey no papel do ranzinza verde, e uma em animação, lançada em novembro de 2018.
Rede de Bibliotecas Sesc
São 27 Bibliotecas fixas e móveis do projeto BiblioSesc, que percorrem bairros da Grande Florianópolis e Criciúma. O acervo de 133 mil itens é composto por livros de literatura e material informacional de qualidade, disponível para consultas e empréstimos.
CLIQUE AQUI para saber onde estão e como usufruir deste serviço!
0 Comentários