Leia o mundo com outras vozes: literatura para combater a intolerância religiosa e a xenofobia
Que a literatura é um retrato da sociedade, todos sabemos. Mas o que, muitas vezes, não se percebe, é como questões sociais tão importantes são discutidas nos livros. Nas palavras do escritor argentino Alberto Manguel, “a leitura esfrega o mundo no nosso nariz”.
Ao longo da história dos povos, dois problemas são constantes: a intolerância religiosa e a xenofobia. Desde que o mundo é mundo, pessoas são desrespeitadas, atacadas e têm seus direitos violados por conta da sua religião ou da sua origem.
São muitas as obras que contam histórias desse tipo, seja de forma literária ou biográfica.
Dando continuidade à série de indicações literárias da Rede de Bibliotecas Sesc-SC, nossa equipe apresenta alguns títulos que trazem relatos e histórias (reais ou ficcionais) de pessoas que sofreram preconceito e desrespeito pelo que são.
Lembre-se que, para combater o preconceito, é preciso conhecer a história e romper com uma cultura opressiva e excludente, permitindo que cada um seja quem for, em qualquer lugar.
Biblioteca Inquieta
Com a proposta de lermos o mundo com outras vozes, o Sesc-SC realiza neste mês mais uma edição do evento Biblioteca Inquieta. A programação acontece de 24 a 28 de outubro, na Semana do Livro e da Biblioteca, colocando em foco essas temáticas, por meio da literatura. Clique aqui para mais informações.
Confira as indicações literárias:
Mais sugestões você encontra na nossa lista no I10 Bibliotecas disponível no link sesc.i10bibliotecas.com.br/lista/343.
Colaboração: Polyanna Orlonski Fuck Técnica de Atividades - Cultura, Desenvolvimento Comunitário, Turismo e Odonto Unidade Sesc em Canoinhas
"A casa do meu avô", de Solange Adão
"A viagem de Théo", de Catherine Clement
"Um porco vem morar aqui", de Claudia Fries
"Nenhum peixe aonde ir", de Marie-Francine
"Um outro país para Azzi", de Sarah Garland
"Meu avô africano", de Carmen Lucia Campos
"Coração Azedo", de Jenny Zhang
"Morte Sul Peste Oeste", de André Timm
"No seu pescoço", de Chimamanda Ngozi Adichie
"Diário de Anne Frank"
Leia mais
Abertas para leitores de todas as idades, as Bibliotecas Sesc oferecem espaços de acesso, compartilhamento e fruição da leitura. Disponibilizamos mais de 130 mil exemplares de conteúdos variados, com ênfase na literatura local, nacional e estrangeira. Para usufruir deste serviço é necessário realizar a inscrição nas áreas de Relacionamento com Clientes das Unidades Sesc-SC ou estar com cadastro atualizado.
A Instituição também oferece a seus usuários um sistema interativo de bibliotecas que, além de possibilitar o empréstimo e devolução de livros, possui ferramentas como das redes sociais para que o leitor participe de fóruns, crie listas e até mesmo escreva resenhas sobre seus livros favoritos podendo indicar o título para um amigo e demais usuários do sistema. Clique aqui para acessar.
A Biblioteca é um projeto do Sesc que está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 4 (Educação de qualidade) e 16 (Paz, justiça e Instituições eficazes). A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
0 Comentários