A Rede de Bibliotecas Sesc-SC lança cinco novos episódios do podcast de literatura catarinense "Página Sonora".
Neste mês são apresentados trecho do livro “Não arranquem os vermes de mim”, de Anderson Bernardes (Editora Oito e Meio, 2019), finalista do Prêmio Sesc de Literatura em 2018; o poema "Excipientes", de Bernadéte Costa, publicado na antologia "Janela das letras"; um trecho do livro "Urinol", de Diego Callazans (Editora Caravana, 2021), escrito durante sua residência literária em Blumenau (SC), promovida pelo Sesc Santa Catarina; o conto “Cartografia I: devir conto” de Melanie Peter, do livro Cisco, organizado por Carlos Henrique Schroeder (Editora E-galaxia, 2015); e três poemas do livro “Poesia do Exílio”, de Severo Garcia (2020).
O objetivo é despertar o interesse na leitura integral dos livros, que estão disponíveis para empréstimo nas 28 Bibliotecas da Instituição no Estado. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.
Com os programas inéditos lançados na primeira sexta-feira de cada mês, a Instituição já soma 110 episódios, em 22 edições, disponíveis no Spotify, Google podcast, Anchor e YouTube. Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade.
Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e também pode ser utilizado como fonte de informação e fruição por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, para pesquisa e ponte para expandir o alcance da literatura no nosso estado e fora dele.
Depoimentos das equipes:
Os colaboradores que indicaram e gravaram a leitura dos episódios deste mês contam um pouco mais sobre cada livro.
Episódio 106 - Ouça um trecho do livro "Não arranquem os vermes de mim", de Anderson Bernardes.
O João Paulo Schweder, do Sesc Itajaí, narrador do episódio, fala mais sobre o livro.
Não arranquem os vermes de mim conta os passos que levam a protagonista da infância até “a noite mais escura”, cheia de suspense e poesia, apresentando-se como romance de formação. É uma narrativa que embala o leitor, cativa pela linguagem apurada, plena de cadências, de cores e de espaços de respiro.
Passeamos por um passado mais ou menos distante onde se desentranha um pano de fundo complexo, no qual acontecimentos dramáticos são narrados com aparente banalidade, e vice-versa. Há um clima de suspensão e de iminência do trágico, a todo o tempo, convivendo pacificamente.
Manter o suspense em um clima de vazio e de solidão é uma tarefa difícil, e que Anderson Bernardes realiza com muito êxito. Um texto extremamente envolvente e de leitura fluida.
'Não arranquem os vermes de mim' é o tipo de livro que permanece com o leitor por muito tempo após a leitura. Não deixe de conferir essa joia da literatura catarinense contemporânea.
Sobre o autor:
Anderson Bernardes nasceu e mora em Itajaí. É jornalista, escritor e sócio fundador da Ipêamarelo, editora catarinense com publicações nas áreas de literatura contemporânea e não ficção. Em 2019 publicou o romance “Não arranquem os vermes de mim” (finalista do Prêmio Sesc de Literatura em 2018), pela editora Oito e Meio. Tem contos publicados nas coletâneas “Quatro Contos de Quarentena”, “Museu de Memórias” e na revista eletrônica “Vício Velho”. Mantém o site www.narradorintruso.com.br e coordena Grupo de Estudos da Narrativa Online.
Episódio 107 - Ouça o poema "Excipientes", de Bernadéte Costa, publicado na antologia "Janela das letras"
Depoimento da Elisangela Machado, assistente de Biblioteca do Sesc Joinville, que indicou o livro e narrou o episódio.
A associação das Letras reúne não somente escritores, mas amantes da literatura. Este livro 'Janela das Letras' é uma coletânea de textos diversificados entre contos, crônicas e poesias, que nos fazem emergir inquietações e reflexões cotidianas. O poema 'Excipientes' transmite um alívio para a alma através da literatura.Sobre a autora:
Bernadéte Schatz Costa é escritora e editora, nascida em Blumenau. Publicou os livros “Sonhar, escrever e viver”, “A dança que encanta criança”, “Girassóis nos Sapatos”, “Vácuo Quântico” e “Manuscritos Coletivo 1 e 2”, além de figurar por diversas antologias e ser reconhecida em concursos e prêmios literários. Trabalhou por 20 anos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e hoje compõe o Conselho Fiscal da entidade. Vive em Joinville desde o ano 2000.
Episódio 108 - Ouça um trecho do livro "Urinol" de Diego Callazans
O Gabriel Cunha Marchi, do Sesc Tubarão, é o narrador do episódio e indica a leitura.
Urinol é um livro que trata de descobertas e redescobertas. Do amor, da sexualidade, dos sentimentos à flor da pele. De aceitação perante a si mesmo e perante aos outros. E dos desdobramentos que essas coisas podem trazer. E tudo isso através de uma história envolvente, que abrange diversidades e personagens com tramas que se cruzam.Sobre o autor
Diego Callazans nasceu em Ilhéus, na Bahia, em 1982, e reside desde criança em Aracaju. É jornalista com doutorado em Sociologia. Publicou os livros de poemas "A poesia agora é o que me resta" (Patuá, em 2013) e "Nódoa" (7Letras, 2015), além da plaquete Blasfêmias (7Letras, 2015). Publicou também o livro "Contos Estranhos" (7Letras, 2019), a novela "Teresa" (Urutau, 2021) e o romance "Urinol" (Caravana, 2021), este escrito durante sua residência literária aqui no estado, promovida pelo Sesc Santa Catarina. Em 2016, participou de duas importantes antologias de poetas brasileiros contemporâneos, a portuguesa "Naquela Língua", da editora Elsinore, e a brasileira "É agora como nunca", da Companhia das Letras. Em 2022, lançará dois livros: um de contos, "Nina e Paloma", e outro de poemas, "Ensejo", ambos pela editora 7Letras.
Episódio 109 - Ouça o conto "Conto Cartografia I: devir conto", de Melanie Peter.
Depoimento da Neusa Aparecida Küll, do Sesc Estreito, responsável pela seleção e leitura do conto.
"DEVIR” - Vir a ser, tornar-se, transformar-se, devenir. Fluxo permanente, movimento ininterrupto, atuante como uma lei geral do universo, que dissolve, cria e transforma todas as realidades existentes. Com cinco contos inéditos o livro “Cisco” é uma mostra da produção contemporânea, com narrativas da prosa catarinense.Sobre a autora
Melanie Peter: enquanto desenhava na paisagem as suas linhas viventes, a escritora natural de Jaraguá do Sul, graduou-se em comunicação social (jornalismo), dedicou-se a projetos literários e de artes visuais, sobretudo no campo da performance. No teatro, atuou como dramaturga, com destaque para as peças "Aporia em Si#" e "Invocação". Escreveu os livros "Persona", publicado em 2010 pela Design editora, "Cartografia do Invisível" (2012 - inédito) e "Nunca é só uma palavra" (2016 - inédito). Em 2018, durante uma residência artística na Casa do Sol, refúgio criativo da escritora Hilda Hilst, acordou para a potência da relação entre humanos, animais, plantas e fungos. Desde então dedica-se às pesquisas interdisciplinares e interespecíficas. Está conectada com a vida interiorana de Santa Catarina, onde mora, e com a Amazônia, de forma virtual. Atualmente é mestranda no programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Episódio 110 - Ouça três poemas do livro "Poesia do exílio" de Severo Costa.
A Camila de Jesus Souza, do Sesc Araranguá, responsável pela narração do episódio indica a leitura.
As poesias desse livro foram selecionadas com a reflexão de uma afeição às lembranças de Severo Garcia e remetem ao cotidiano, das relações sociais entre as frases curtas que falamos no cotidiano e o carinho pelos amigos e familiares. A lembrança da infância, que registra em seu tempo de exílio.Sobre o autor
Severo Garcia nasceu em Santa Maria em 1983. É escritor, poeta e professor. Publicou diversos livros acadêmicos e de literatura, entre eles, “Marginais” pela Editora Multifoco em 2013, “Poesia do Exílio” de forma autônoma em 2020 e “Amarela” também de forma autônoma em 2021. “Pensando Nele” é seu último livro, lançado em 2022 pela Editora Memoribilia. Atualmente reside em Curitibanos onde atua como professor universitário na UFSC.
0 Comentários