O Palco Giratório Sesc chega a quarta e última etapa do ano com espetáculo catarinense na programação. O grupo Eranos Círculo de Arte, de Itajaí, apresenta o teatro de animação "Os pequenos mundos" pela Plataforma Zoom, de 04 a 06.10 e 11 a 13.10, às 16h (clique aqui para retirada de ingresso antecipada). Antes disso, no dia 03.10, às 16h, participa de uma roda de conversa pelo YouTube do Sesc Brasil.
Em "Os Pequenos Mundos", as crianças são levadas a uma aventura por mundos de fantasia feitos de caixas de papelão. A narrativa é conduzida por bonecos de teatro de animação e propõe uma experiência teatral interativa, valorizando a participação das crianças e dos pais, que recebem previamente um tutorial com orientações para preparação de um espaço cenográfico e objetos em casa, que serve como ambientação para a experiência teatral.
Em sua 24ª edição, o projeto nacional do Sesc apostou nas possibilidades que as interfaces digitais trouxeram para as produções em circo, dança e teatro na contemporaneidade. No total, 12 obras cênicas digitais e uma proposta de mediação cultural produzidas no período da pandemia de Covid-19 foram selecionadas para exibições em diversas plataformas on-line.
Reconhecido como uma das principais políticas para a difusão das artes cênicas no país, o Palco Giratório 2022 compreende as redes sociais, mídias e canais digitais como territórios férteis para o estabelecimento de intercâmbios com públicos cada vez mais diversificados, ampliando assim os canais de acesso à programação nacional.
Programação Etapa 4
"Os pequenos mundos"
Eranos Círculo de Arte (SC)
3/10, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo
Em youtube.com/SescBrasil
4 a 6/10 e 11 a 13/10, às 16h
Apresentações pela Plataforma Zoom.
Retirada de ingresso antecipada (clique aqui)
Arte para Alimentar Inquieta Cia (CE)
Experiência cênico-virtual, com transmissão em tempo real através da plataforma Instagram, essa montagem expande proposições poéticas, entre especialidades domésticas, urbanas e virtuais, para mostrar as tensões entre dois irmãos, Caetano (Silvero Pereira) e Charles (Gyl Giffony), que decidem romper o distanciamento que vinham mantendo um do outro. Por entre janelas do contato virtual, eles movem-se por passados, presentes e futuros do quanto a vida e a arte podem pulsar, ou não, numa cidade.
14/11, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo
Em youtube.com/SescBrasil
15 a 17 e 22 a 24/11, às 20h
Apresentações do espetáculo
Em instagram.com/SescBrasil
Laboratório de Produção de Textos e Podcasts
Quarta Parede (PE)
Workshop online e gratuito voltado para a leitura, interpretação e análise crítica dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022, resultando na produção de conteúdo para internet nos formatos de texto e áudio. Ministrado por integrantes da equipe do Quarta Parede (PE), o workshop será composto por dois módulos com carga horária de 09h cada um.
No primeiro módulo (Texto), os participantes terão contato com diversas concepções de crítica teatral, com foco nas práticas críticas contemporâneas e perpassando os territórios das representatividades de etnia, gênero e sexualidade. Ao longo dos encontros, os participantes serão estimulados a produzir exercícios críticos textuais em torno dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022.
No segundo módulo (Podcast), serão apresentados os principais formatos de podcasts (entrevista, debate, storytelling etc.) e as etapas de produção sonora (roteiro, planejamento de produção, gravação e edição). Aqui, os participantes serão convocados a recriar os textos críticos produzidos no primeiro módulo para o formato de podcasts, adaptando-os a partir da escrita de roteiro, gravação e edição e podendo contar ainda com depoimentos dos integrantes dos espetáculos.
Ao final dos módulos, teremos um encontro de avaliação (com carga horária de 02h) sobre os exercícios de produção crítica na oficina como um todo, abordando a produção de pensamento sobre os espetáculos e os desafios e métodos de transcriação dos textos para o formato de podcasts.
3, 10, 17, 24 e 31/10 – 7 e 28/11 (carga horária de 3h por aula)
Realização pela plataforma Zoom
Inscrições antecipadas em BREVE
Pra Fazer Papel de Palhaço - Brasil Afora
Ricardo Gadelha (RJ)
Websérie que tem como objetivo apresentar um panorama histórico da arte circense através da abordagem de elementos e técnicas fundamentais da palhaçaria. Na temporada – Brasil Afora, homenageia importantes mestras e mestres que são referências para o desenvolvimento da palhaçaria brasileira, difundindo de forma documental a história e o legado estético-artístico de criadores que representam as cinco regiões do Brasil: Hotxuás (Norte), Mestre Martelo (Nordeste),Mestre Zezito (Centro-Oeste), Palhaço Alegria (Sudeste) e Palhaço Biriba (Sul).
4/10, às 16h
Roda de conversa sobre a websérie
Em youtube.com/SescBrasil
11, 18 e 25/10 e 1/11, às 20h.
Apresentações dos episódios
Em youtube.com/SescBrasil
PAN - Potência das Artes do Norte (AM)
A proposta de Cena Expandida PAN Play é o desenvolvimento de uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente às produções da Região Norte, contribuindo com a visibilidade dos produtos artísticos nortistas em geral. Para o desenvolvimento do projeto visa-se entrecruzar ações do próprio programa Palco Giratório, ou seja, ações de residência e pensamento giratório que escoarão no lançamento do Pan Play.
27/10, às 20h
Roda de conversa sobre a plataforma e lançamento com o espetáculo Filho de Maria
Em youtube.com/SescBrasil
Estreias na Plataforma PAN Play (www.panplay.com.br):
02/11 - Making Off - Filhos de Maria
03/11 - Série "Espetáculos de Teatro da Região Norte"
09/11 - Série "Vozes do PAN"
10/11 - Videocast "Pod do PAN"
05/12 - Making off da Plataforma Pan Play
Pan Play (AM), Pra fazer papel de Palhaço (RJ), Os Pequenos Mundos (SC)
Mediação: Quarta Parede (PE)
11/11, às 16h
Em youtube.com/SescBrasil
+ Sobre o Palco Giratório
Até a presente edição, cerca de 5 milhões de pessoas já assistiram espetáculos dos mais diversos estados do país, contabilizando aproximadamente 11.000 apresentações em 1.746 cidades, entre Festivais, Aldeias e Mostras, consolidando uma imensa rede de profissionais e equipamentos culturais qualificados e mantidos pelo Sesc no território nacional.
0 Comentários