Espetáculo "Homens Pink" on-line no Palco Giratório e presencial no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis


15/06/2022 - Atualizado em 17/06/2022 - 744 visualizações

O Sesc traz várias oportunidades para assistir ao espetáculo "Homens Pink", da Cia La Vaca nas versões digital e presencial. E também para conhecer melhor o projeto catarinense selecionado para integrar a 24ª edição do Palco Giratório Sesc, uma das principais políticas para a difusão das artes cênicas no país.

Neste ano, o Sesc apresenta obras cênicas criadas no período da pandemia por meio de novas tecnologias. Assim, investe em inovadoras propostas virtuais de artistas brasileiros com transmissões diferenciadas e exibições em diversas plataformas on-line. O projeto acontece em quatro etapas, entre maio e novembro. Em cada uma, três trabalhos serão apresentados.

"Homens Pink" também participa de seminário e roda de conversa

A performance documental solo de Renato Turnes parte dos relatos de homens gays idosos para atualizar memórias de resistência e celebrar a experiência de sobreviventes.

Programação:

Na próxima terça-feira, 21/6, às 20h, o espetáculo será apresentado gratuitamente no Sesc Prainha, abrindo a programação da Rede de Teatros Sesc na Unidade. Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes e o espaço está sujeito à lotação.

Na quarta-feira, 22/6, às 14h, a Cia La Vaca participa do Seminário Palco Giratório SC, de forma presencial no Sesc Prainha. A mesa “Pensamento Giratório: O teatro digital como documento" será mediada pelo Prof. Dr. Vicente Concílio, da Udesc e debate a performance digital como um documento de resistência para memórias ameaçadas de desaparecimento. As demais mesas, nos dias 20, 21 e 23/6 ocorrem de forma on-line e também estão com inscrições abertas.

E no dia 27/6 começa a programação nacional do “Homens Pink” no Palco Giratório, com uma roda de conversa on-line, às 16h, e apresentações pelo youtube.com/SescBrasil de 28 a 30/6 e 5 a 7/7, às 20h.

A versão digital de “Homens Pink” é um documento performativo que registra o teatro resistindo ao colapso pandêmico, mas que também conecta as memórias dos senhores gays com a recente pandemia, nas analogias com a memória de uma pandemia anterior: a do HIV/AIDS.

Durante o momento de mais profundo isolamento social da pandemia de Covid-19, Turnes abraçou a possibilidade de transformação de seu apartamento e recriou a performance, adaptando as ações às condições do isolamento e à linguagem audiovisual. O experimento em vídeo atualiza memórias de resistência e celebra a experiência de pioneiros.

Memórias pessoais do performer se fundem a lembranças emprestadas: a infância, o sexo, o fervo, a epidemia, a luta e a inexorável passagem do tempo. O orgulho de existir é festejado em fragmentos épicos que revivem espectros narrativos através de histórias, fotos, vídeos e objetos que reelaboram a experiência coletiva de corpos dissidentes.

A programação encerra no dia 29/7, às 16h, com um bate-papo no youtube.com/SescBrasil com os grupos participantes da segunda etapa do Palco Giratório: Estudos de Aproximação (DF), Homens Pink (SC) e Abian (BA), mediação Quarta Parede (PE).

Sobre o projeto "Homens Pink"

O projeto Homens Pink é uma realização da La Vaca Companhia de Artes Cênicas com o apoio do Rumos Itaú Cultural e inclui um filme documentário dirigido por Renato Turnes (realizado em coprodução com a Vinil Filmes), um vídeo performance e um espetáculo teatral solo do artista. Todas as obras são baseados nas memórias de nove senhores gays, entrevistados por Turnes em Florianópolis e São Paulo.

+ www.cialavaca.com/homens-pink


+ Sobre o Palco Giratório Sesc

A 24ª edição do Palco Giratório, projeto nacional do Sesc, apresenta obras cênicas criadas no período da pandemia por meio de novas tecnologias. Entre os 12 trabalhos selecionados, dois são de Santa Catarina: "Homens Pink", da La Vaca Companhia de Artes Cênicas e "Os Pequenos Mundos", da Eranos Círculo de Arte.

O objetivo é entender o suporte digital como espaço de convívio, investir em inovadoras propostas virtuais de artistas brasileiros com transmissões diferenciadas e exibições em diversas plataformas on-line. Desta forma, as redes sociais, mídias e plataformas digitais são vistos como territórios férteis para o estabelecimento de intercâmbios com públicos cada vez mais diversificados, ampliando assim os canais de acesso à programação nacional. 

Até a presente edição, cerca de 5 milhões de pessoas já assistiram espetáculos dos mais diversos estados do país, contabilizando aproximadamente 11.000 apresentações em 1.746 cidades, entre Festivais, Aldeias e Mostras, consolidando uma imensa rede de profissionais e equipamentos culturais qualificados e mantidos pelo Sesc no território nacional. 



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .