
Rede de Teatros Sesc
A Rede de Teatros Sesc promove a circulação do espetáculo "A Maravilhosa Princesa das Bolinhas”, da Téspis Cia. de Teatro, de Itajaí. Livremente inspirada na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, a peça busca dialogar com as crianças a partir de uma imersão lúdica e sensorial em um mundo feito de bolinhas.
Cenários, luz negra, elementos cênicos, ambientação sonora e imagens criadas por inteligência artificial aliados ao corpo da atriz, ajudam a criar este universo fantástico, que convida a plateia a imaginar suas próprias histórias.
As apresentações gratuitas acontecem em Chapecó (22/04), Concórdia (23/04), Lages (24/04), Florianópolis Prainha (26/04), Joinville (27/04), Jaraguá do Sul (28/04) e Itajaí (29/04). Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada de cada apresentação. Essas doações serão destinadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidos pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Assista ao teaser do espetáculo
+ Sobre a montagem
“A maravilhosa princesa das bolinhas” é o décimo quarto espetáculo montado para infâncias pela Téspis Cia de Teatro. Trata-se de um solo de Denise da Luz, dirigido inicialmente por Max Reinert (que era o diretor artístico do grupo e veio a falecer em julho de 2023) e após, por Hedra Rockenbach, profissional que trabalha com a companhia há cerca de 12 anos, tanto na criação de ambientação sonora, como interlocutora artística.
O espetáculo apresenta em sua linguagem hibridismo entre atuação e elementos audiovisuais, onde a atriz se relaciona e interage com as imagens propostas, apoiada por ambientação sonora original e luz negra, criando desta forma um ambiente lúdico e fantástico, que se propõe a dialogar com as crianças para além da narrativa.
A peça “A maravilhosa princesa das bolinhas” é livremente inspirada na obra da artista plástica e escritora japonesa Yayoi Kusama. Com forte influência do surrealismo, modernismo e minimalismo, seu trabalho é uma mistura de diversas técnicas como colagem, escultura, pintura, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que marcou sua trajetória: a obsessão por bolas e pontos.
Dando continuidade à pesquisa da Téspis Cia de Teatro em teatro para crianças, a peça não possui palavras articuladas e não se propõe a contar uma história com começo, meio e fim. Apresenta uma narrativa construída a partir do corpo da atriz, do espaço cênico, dos sons e imagens, convidando a plateia a experimentar um jogo sensorial.
Hedra Rockenbach agrega ao processo quando traz sua vasta experiência em tecnologia, utilizando-se inclusive de inteligência artificial para a criação de algumas imagens. Ela que também criou e opera luz e trilha sonora, estabelece um jogo ao vivo com a atriz, propondo diálogos em tempo real entre imagens e corpo, proporcionando desta forma um ambiente imersivo, divertido e provocante, que pretende dialogar com as crianças da contemporaneidade.
Ficha Técnica
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários