Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” (RJ) chega a cinco cidades catarinenses pelo Palco Giratório


09/10/2019 - Atualizado em 09/10/2019 - 430 visualizações

O circuito nacional Palco Giratório Sesc traz a Santa Catarina a Cia. dos Comuns, do Rio de Janeiro, para apresentações gratuitas do monólogo teatral “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” em cinco cidades e oficina em uma. A turnê inicia por Canoinhas nesta quinta-feira (10/10) e segue para Videira (12/10), Joaçaba (16/10), Xanxerê (17/10) e São Miguel do Oeste (19/10).

O espetáculo foi livremente inspirado na obra de Lima Barreto (1881-1922), especialmente nos livros “Diário íntimo” e “Cemitério dos vivos”. Reúne trechos de memórias impressas em suas obras, entrecruzadas com livre imaginação. O texto fictício tem início logo após a morte do escritor, quando eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer "como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias – romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”

A partir desse embate com os eugenistas, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, sua família, a loucura, o alcoolismo, o racismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, suas lembranças e tristezas. A classificação etária é 14 anos e a programação detalhada com locais e horários das apresentações pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/palco-giratorio-espetaculo-traga-me-a-cabeca-de-lima-barreto.

A Oficina “Cemitério dos Vivos”, que acontece no Sesc Joaçaba, abordará os conceitos técnicos e filosóficos utilizados na construção do Texto, da Personagem e da Encenação e suas reverberações na construção da montagem do espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, além de trabalhar conteúdos teatrais como prontidão, imaginação, pré-expressividade, expressão vocal e corporal, improvisação e análise discursiva. Será utilizada a capoeira buscando atingir um corpo em estado de alerta, prontidão para que o ator possa fazer fluir sua imaginação, experimentar-se vocal e corporalmente. Deste modo pretende-se oportunizar aos atores e as atrizes que dela participarem um enriquecimento e uma reflexão sobre o fazer do ator e suas implicações éticas, políticas e filosóficas. Mais informações estão disponíveis em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/oficina-palco-giratorio-cemiterio-dos-vivos

Sobre o Palco Giratório:
O Palco Giratório é o maior projeto de artes cênicas da América Latina que há 20 anos traz ações formativas e espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. O projeto possui reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de público e de espetáculos, e pela extensa abrangência das ações que atende a todas as regiões do Brasil. Em 2019 Santa Catarina espera em torno de 10 mil pessoas em 74 dias de programação, 63 apresentações, 4 Pensamentos Giratórios, 64 horas de oficinas além de ações expandidas e de mediação cultural. Os trabalhos apresentam a pluralidade e inovação da produção cênica brasileira no 16º Festival Palco Giratório – no mês de agosto, em Florianópolis – e nas 6 turnês por todas as regiões catarinenses – de abril a outubro. Esse ano o grande destaque são as propostas expandidas e de mediação, que ampliam as ações de formação para os diversos públicos. O público pode aguardar muitas novidades, emoções e encantamentos.

Sobre o Grupo
CIA. DOS COMUNS – Rio de Janeiro (RJ)
Criada em 2001 pelo ator Hilton Cobra, a Cia. dos Comuns é um grupo de teatro formado por atrizes e atores negros com a missão artística e política de desenvolver uma pesquisa teatral negra que possibilite maior conhecimento da nossa cultura, além de estimular o apuro técnico e ampliação do espaço de atuação profissional de artistas e técnicos negros no mundo das artes cênicas. É responsável pela encenação dos espetáculos A roda do mundo, Bakulo – Os bem lembrados, Candaces – A reconstrução do fogo (Prêmio Shell de melhor música), Silêncio e Traga-me a cabeça de Lima Barreto, sempre cumprindo temporadas populares no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras. Também realiza projetos extrapalco, como o Fórum Nacional de Performance Negra (BA), encontro de diretores de grupos de teatro e dança negros (em parceria com o Bando de Teatro Olodum/BA) e Olonadé, a Cena Negra Brasileira (RJ), mostra de teatro e dança negros.

FICHA TÉCNICA
Ator: Hilton Cobra
Dramaturgia: Luiz Marfuz
Direção: Fernanda Júlia
Cenário: Laboratório de Investigação de Espaços do Teatro Vila Velha (Vila de Taipa), Erick Saboya, Igor Liberato e Marcio Meirelles
Direção musical: Jarbas Bittencourt
Direção de movimentos: Zebrinha
Desenho de luz: Jorginho de Carvalho e Valmyr Ferreira
Figurino: Biza Vianna
Direção de vídeo: David Aynan
Adereços: Dominique Faislon
Assist. de direção, preparação corporal e vocal: Fernando Santana
Design gráfico: Ga e Bob Siqueira
Assessoria de imprensa: Márcia Vilella / Target Assessoria
Fotos: Adeloyá Magnoni, Marta Viana e Valmyr Ferreira
Produção executiva: Afonso Drumond (RJ)
Operação de luz: Lucas Barbalho
Operação de som e vídeo: Duda Fonseca
Vozes em off: Lázaro Ramos, Harildo Deda, Frank Menezes, Hebe Alves, Rui Mantur e Stephane Bourgade

Gênero: Teatro
Classificação etária: 14 anos
Duração: 60 minutos
Realização: Sesc

CRONOGRAMA:

Canoinhas
10/10, às 19h30
Local: Sociedade Beneficente Operária – SBO
Praça Lauro Muller, S/N
*A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Videira
12/10, às 20h
Auditório da Unoesc Videira
Rua Paese, 198 – Universitário
*A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Joaçaba
Oficina: “Cemitério dos Vivos”
15/10, às 14h às 20h
Sesc Joaçaba
Rua Getúlio Vargas, 285 – Centro
*Valor R$ 20,00 (estudantes / trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes) R$ 40,00 (público em geral)

16/10, às 20h
Teatro Alfredo Sigwalt
Rua Roberto Trompovski, 63
*A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Xanxerê
17/10, às 20h
Auditório Costa e Silva
Avenida Brasil, 472
*A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

São Miguel do Oeste
19/10, às 19h30
Sesc São Miguel do Oeste
Rua Almirante Tamandaré, 969 – Centro
*A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .