Curta Nóis: Movie Lab
O projeto Curta Nóis: Movie Lab, realizado pelo Sesc Tijucas, proporcionou uma imersão no universo do cinema e do audiovisual a 26 estudantes da Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos, localizada no bairro Nova Descoberta. A oficina, com carga horária de 20 horas, foi conduzida pelo professor Ricardo Weschenfelder, roteirista e diretor com ampla experiência no campo do cinema e do audiovisual.
Durante o projeto, os alunos foram introduzidos a técnicas de criação, produção e linguagem audiovisual, aprendendo a contar histórias por meio de imagens e sons em movimento. Os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar todas as etapas da produção cinematográfica: desenvolvimento de narrativas, escrita de roteiros, prática de gravação e edição.
Como resultado prático do aprendizado, os participantes produziram um curta-metragem sobre o bullying no ambiente escolar, tema escolhido por sua relevância social e por dialogar diretamente com as vivências dos próprios alunos. A produção integrou a programação da Semana de Inclusão da escola, promovendo uma reflexão sensível e crítica sobre a temática. Por meio da linguagem do cinema, os alunos puderam expressar suas percepções e propor novas formas de lidar com o problema no cotidiano escolar.
Para o técnico de Cultura do Sesc Tijucas, Felipe Matos, o projeto representa mais do que uma oficina de cinema:
“É uma oportunidade de potencializar um olhar sensível, criativo e crítico dos jovens sobre a narrativa audiovisual. A oficina proporcionou os meios para que eles se expressassem artisticamente através das várias etapas da criação de um curta-metragem: produção, direção, escrita de roteiro, encenação, edição, cenografia, figurinos, luz e som. Eles puderam enfrentar os múltiplos desafios que se apresentam durante uma gravação, concebendo e executando todas as etapas da produção do curta”.O Curta Nóis: Movie Lab integra as ações do Sesc voltadas à formação cultural e educativa de jovens, despertando novos olhares sobre o mundo e fomentando o desenvolvimento da expressão artística por meio da linguagem audiovisual. A iniciativa reafirma o compromisso do Sesc com a educação transformadora e a valorização da cultura como ferramenta de inclusão e cidadania.
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários