“Eu li e recomendo”: projeto de mediação de leituras do Sesc Rio do Sul


21/09/2021 - Atualizado em 21/09/2021 - 1187 visualizações

Você já leu um livro, que gostou tanto e pensou em indicar? Foi com essa ideia que nasceu o projeto “Eu li e recomendo” de mediação de leituras da biblioteca do Sesc Rio do Sul, que realiza empréstimos de livros aos alunos da Escola Sesc a cada quinze dias. E também quinzenalmente são realizadas mediações literárias para os alunos da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental.

O objetivo principal é apresentar aos estudantes um universo de possibilidades trazidas pelos livros, despertando o interesse dos alunos em levar o livro pra casa. No momento das mediações são estabelecidos diálogos sobre os livros que os alunos leram pela última vez. A pergunta motivadora é “Alguém quer falar sobre o livro que levou pra casa?”. E daí surgem as respostas, que podem caminhar do simples gostei ou não gostei, a depoimentos mais detalhados e até opiniões de como modificaria o final da história. Essa conversa acaba conectando crianças e jovens ao livro, trazendo vários benefícios no desenvolvimento intelectual e social de cada um e de todos.

O projeto é desenvolvido na biblioteca do Sesc pela técnica de Cultura, Sidineia Köpp e conta com o apoio de todas as professoras das turmas da Educação Infantil ao 5º ano e com a professora de português do 6º ao 9º ano. “Os alunos do 4ª ano fazem as trocas de livros quinzenalmente, eles levam os livros para casa, leem e indicam a sua leitura para os amigos, contando o que mais chamou atenção e qual parte mais gostou. A cada troca de livro, algum aluno indica seu livro para a turma. Essa experiência instigou cada vez mais o interesse pelo livro do amigo”, comenta a professora do 4º ano Lucélia Bagio.

O projeto também é desenvolvido com os pequenos que estão começando a ler. Muitos contam com a ajuda da família nesse processo da mediação da leitura. A Isabelle Lohan Fernandes, aluna do primeiro ano, levou o livro “Chapeuzinho Amarelo” e voltou encantada com a obra. “É um livro muito bacana, porque trabalha o medo da gente. Minha mãe me contou essa história e eu me diverti muito quando o lobo virou um bolo. Só trocando as letras!”, observa a aluna.


A cada depoimento, novas possibilidades de leitores. Alguns acabam levando o livro citado por curiosidade e indicação do colega. “Eu levei para casa o livro que minha amiga indicou. Ela me disse que ele era muito bacana e que achou que eu iria gostar. Ela estava certa, gostei muito da história que é narrada em primeira pessoa. Gosto muito de livros assim”, afirma Mirela, aluna do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Rio do Sul.

Colaboração: Sidineia Köpp, técnica de Cultura do Sesc Rio do Sul.


Isabelle Lohan Fernandes, aluna do primeiro ano.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .