Lageanos e visitantes podem prestigiar a exposição itinerante “Fantástica Fábrica de Gaiteiros”, até o dia 13 de agosto, no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages, com entrada gratuita. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, que através do projeto Fábrica de Gaiteiros desenvolve um trabalho social de educação musical e resgate cultural.
A abertura da mostra aconteceu na noite desta quarta-feira (03/08) e contou com a presença do idealizador do projeto, o acordeonista gaúcho Renato Borghetti, que se apresentou ao lado dos alunos da Fábrica de Gaiteiros de Lages. O projeto é voltado à formação de alunos de acordeom diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos.
"Um momento inesquecível que vai ficar na minha memória com o ícone, ídolo Renato Borghetti".
Maria Eduarda (Duda gaiteira), aluna do projeto "Fábrica de Gaiteiros" em Lages.
Imersão no universo da gaita
Por meio de um projeto de arte-educação multidisciplinar, a exposição propõe uma imersão no universo da gaita – fabricação, história, curiosidades e também apresenta o projeto Fábrica de Gaiteiros que tem sede na Barra do Ribeiro onde são fabricadas as gaitas para atender às 16 unidades que o projeto possui atualmente, no RS e SC onde acontecem as aulas de gaita para alunos de 7 a 15 anos.
Música, tradição, sustentabilidade, experiência e pertencimento são apresentados em um percurso que mostra as diversas etapas da fabricação da gaita, além de ambientes de convivência e experimentação. Um quarteto de bonecos de madeira articulados, recepcionam os visitantes que encontram diferentes tipos de acordeon, um simulador de gaita, uma gaita com os botões em braile e muito mais.
Em Lages, a Fábrica de Gaiteiros existe desde 2016 em parceria com o Sesc. Atualmente conta com a participação de 22 alunos na faixa etária de 7 a 16 anos. As aulas acontecem uma vez na semana, individualmente, no Centro Cultural Vidal Ramos. Não precisa ter gaita para participar do projeto.
Exposição itinerante
A “Fantástica Fábrica de Gaiteiros” iniciou sua itinerância em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana seguindo para a cidade de Guaíba no Vitrine Cultural, em Pelotas no Paço Municipal, em Lagoa Vermelha na Casa da Cultura Athos Branco e agora em Lages no Centro Cultural Vidal Ramos - Sesc. A exposição seguirá na estrada por mais cidades no ano de 2022. Além disso, o projeto prevê um tour virtual onde será possível conhecer a exposição física através dos recursos tecnológicos, acessar catálogo e conteúdos da mostra.
"Agradecemos o convite e a paciência de ensinar. O Yuri está sendo o orgulho do vô lá no céu".
Franciéle Sartors, mãe de aluno da Fábrica de Gaiteiros.
Assista à reportagem sobre a exposição no SBT - SCC Meio-Dia:
Vídeo com a transmissão ao vivo do show de abertura:
VISITAÇÃO
03 a 13 de agosto de 2022
segunda a sexta, 10h às 20h . sábado, 9h às 12h
Centro Cultural Vidal Ramos - Sesc
Com apoio cultural do Sesc Lages.
Entrada franca
Realização
Ministério do Turismo e
Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música
Patrocínios
CMPC, Vero, TKE, John Deere, Dicave Volvo,
Martinelli Advogados, Florense, Grupo Apisul,
Litoral Madeiras, Benoit, Grupo Bugio
Direção geral
Renato Borghetti e Marcos Borghetti
Desenho da exposição
Arquiteta Emily Borghetti
0 Comentários