Galeria Sesc Joinville recebe a exposição “Amor a distância” de Motta


30/06/2022 - Atualizado em 30/06/2022 - 620 visualizações

A Rede Sesc de Galerias realiza a exposição “Amor a distância”, do artista visual Motta, no Sesc Joinville. A mostra está aberta para visitação gratuita até o dia 5 de agosto, das 8h às 19h.

Com curadoria do jornalista e professor Gleber Pieniz, essa é a estreia de Motta em exposições individuais. O artista apresenta uma única instalação composta por centenas de pequenos aviões plásticos de brinquedo nas cores verde, amarela, azul e branca que, em sua disposição, servem como metáfora para as polarizações ideológicas que cindiram o Brasil nos últimos anos.

Metáfora para polarizações ideológicas

Este é um exemplo bastante ilustrativo da poética e da pesquisa visual do artista, que vem explorando a criação de sentido a partir do arranjo de múltiplas peças plásticas, normalmente organizadas de forma a sugerir oposição, conflito, contraste ou desigualdade.

Com nítida inclinação social e política, “Amor a distância” soma-se a trabalhos como “Black is the new blue” (2019), “Caça cultura” (2020), “Arena” (2021) e “Luto” (2022) nas críticas à onda conservadora e no convite à tomada de posição sobre assuntos urgentes.

A exposição é uma resposta de Motta ao bordão nacionalista “Brasil, ame-o ou deixe-o” usado como peça de propaganda do regime militar em 1973. A frase havia sido criada por um radialista norte-americano na década de 1950, tornara-se famosa como lema anticomunista nos Estados Unidos durante a intervenção no Vietnã e ressurgiu como vinheta de canal de televisão em novembro de 2018.

Nesta exposição, a obra do artista cria relações entre o período ditatorial e temas da atualidade e, a partir delas, propõe uma leitura contextualizada dos fatos e valores vigentes. Trata-se de um trabalho questionador e que sugere reflexões sobre as cisões políticas e sobre as relações sociais, tanto durante a ditadura militar, quanto no momento atual.

Visita mediada para Educação Infantil do Sesc

Arte e reflexões

Sobre o artista Motta

Marcelo Motta (Rio de Janeiro, 1988) cursou aulas de desenho, de pintura, de ilustração digital e de fotografia, graduou-se (Univille, 2007) e especializou-se (UFSC, 2012) em Design e tomou gosto pelo teatro e pelas artes circenses. Desde 2018 vem alternando o trabalho de designer e de maquetaria com as artes visuais e, filiando-se à Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ), vem participando de exposições coletivas com gravuras, objetos e instalações. Amor a distância foi montada pela primeira vez na AAPLAJ em dezembro de 2021 e é sua primeira exposição individual.

Serviço


Exposição: “Amor a distância” com instalação do artista visual Motta e curadoria de Gleber Pieniz.
Local: Galeria do Sesc Joinville, na Rua Itaiópolis, 470 - América.
Data: 18/06 a 05/08, visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Visitas mediadas:  agendamento pelo WhatsApp: (47) 3441.3319 ou e-mail: erik.12274@sesc-sc.com.br

Em setembro, a exposição será montada no Sesc Lages.

+ em: www.sesc-sc.com.br/site/agenda/rede-sesc-de-galerias---exposicao-amor-a-distancia-de-motta-joinville-sc



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .