Neste mês, o Cine Sesc apresenta a Mostra “Hong Sang-soo” em unidades da Instituição no Estado, com entrada gratuita. O ritmo de produção de Hong Sang-soo vem impressionando a crítica especializada, de um lado por sua abundância, e de outro por sua qualidade e pela marca inconfundível de sua autoralidade. Na última década, os filmes desse coreano começaram a chegar ao Brasil. O forte das tramas é a abordagem do cotidiano de seus personagens.
Integram a mostra seis filmes: “Hahaha” (Coreia), “A câmera de Claire” (França, Inglaterra e Coreia), “A visitante francesa” (Coreia do Sul), “Certo agora, errado antes” (Coreia do Sul), “Na praia à noite sozinha” (Coreia do Sul) e “Filha de ninguém” (Coreia do Sul), todos de Hong Sang-soo.
CLIQUE AQUI para acessar o cronograma com datas, horários e locais das exibições.
Hahaha
Origem: Coreia
Ano de produção: 2010
Duração: 116’
Classificação: 14 anos
Elenco: Kim Sang-kyung, Sori Moon, Yu Junsang
Direção e roteiro: Hong Sang-soo
Sinopse: O diretor de cinema Jo Moon-Kyeong faz uma viagem para uma pequena cidade costeira de Tongyeong, na Coreia do Sul. Lá ele encontra um amigo, o crítico de cinema Jong-sik Bang, e os dois se sentam para conversar e tomar algo. Durante a conversa, eles falam sobre uma viagem que fizeram para o mesmo lugar, e acabam por descobrir que conheceram as mesmas pessoas: um poeta e guia cultural e uma encantadora mulher.
A câmera de Claire
Origem: França, Inglaterra e Coreia
Ano de produção: 2017
Duração: 69’
Classificação: 14 anos
Elenco: Isabelle Huppert e Kim Min-hee
Direção e roteiro: Hong Sang-soo
Sinopse: Numa viagem de trabalho ao Festival de Cannes, Jeon Manhee (Kim Min-hee) é demitida por sua chefe, que não revela o real motivo da demissão. Ao mesmo tempo, Claire (Isabelle Huppert), uma professora que sonha em trabalhar como poeta, sai pelas ruas tirando fotos em sua câmera Polaroid. Essas duas mulheres se conhecem e tornam-se amigas. Por acaso, as imagens de Claire ajudam Jeon a compreender melhor o momento pelo qual está passando.
A visitante francesa
Origem: Coreia do Sul
Ano de produção: 2012
Duração: 89’
Classificação: 12 anos
Elenco: Isabelle Huppert, Yu Junsang, Yumi Jung
Direção e roteiro: Hong Sang-soo
Sinopse: Anne (Isabelle Huppert) é uma mulher francesa que está em uma pequena cidade na Coreia do Sul, onde visita um amigo que está prestes a ter um filho e trabalha como diretor. Lá, ao visitar uma praia, conhece um empolgado salva-vidas (Yu Jun-sang), que tenta conquistá-la. Pouco tempo depois outras duas mulheres francesas, ambas chamadas Anne, chegam ao local e lidam com os mesmos personagens.
Certo agora, errado antes
Origem: Coreia do Sul
Ano de produção: 2015
Duração: 121’
Classificação: 12 anos
Elenco: Jae-yeong Jeong, Kim Min-hee
Direção e roteiro: Hong Sang-soo
Sinopse: Por engano, Ham Cheon-soo (Jae-yeong Jeong) chega à cidade coreana de Suwon um dia antes do previsto. Para passar o tempo, ele vai até um antigo palácio, onde encontra uma artista chamada Yoon Hee-jeong (Kim Min-Hee). Juntos, eles vão até a loja de Yoon para admirar suas pinturas, comer sushi e se conhecerem. Em seguida, eles vão para um bar encontrar com amigos de Yoon. Ao ser perguntado se é casado, Cheon-soo admite que sim e decepciona a artista.
Na praia à noite sozinha
Origem: Coreia do Sul
Ano de produção: 2017
Duração: 101’
Classificação: 14 anos
Elenco: Min-Hee Kim, Young-hwa Seo e Hae-hyo Kwon
Direção e roteiro: Hong Sang-soo
Sinopse: Younghee (Kim Min-hee) é uma atriz famosa que tem a sua vida pessoal exposta após um caso com um homem casado. Ela acaba então decidindo deixar sua cidade e passar um tempo em Hamburgo, na Alemanha, e dar uma pausa na carreira. E, ao retornar à Coreia, Younghee reencontra os velhos amigos e começa a refletir sobre suas possibilidades de futuro. Em noites regadas a álcool, ela se libera e diz o que realmente sente, gerando conflitos bem complexos com eles.
Filha de ninguém
Origem: Coreia do Sul
Ano de produção: 2013
Duração: 90’
Classificação: 12 anos
Elenco: Eun-chae Jeong, Lee Seong-gyon, Ye Ji-won e Kim Ja-ok
Direção e roteiro: Hong Sang-soo
Sinopse: Haewon (Jeong Eun-Chae) é uma jovem adulta que vive deslocada em Seul, capital da Coreia do Sul. A estudante de cinema também sonha em se tornar atriz e admira a francesa Jane Birkin. Quando descobre que sua mãe (Kim Ja-ok) está se mudando para o Canadá e que seus colegas de faculdade estão falando mal dela por conta do relacionamento que teve com um professor casado (Lee Sun-kyun), Haewon se enche de dilemas existenciais.
“Hong Sang-soo” é tema da Mostra Cine Sesc em agosto
29/07/2019 - Atualizado em 02/08/2019 - 425 visualizações
0 Comentários