Os alunos da Educação Infantil do Sesc em Concórdia estão participando de um projeto de extensão da Biblioteca chamado “Hora do Conto”. O objetivo é realizar mediações literárias, com narração de livros infantis, que fazem parte do acervo emprestado quinzenalmente a estes alunos.
A "Hora do Conto" surgiu como uma demanda nas reuniões de estudo realizadas entre as áreas de Educação e Cultura, para melhorar o momento da Troca de Livros. A aplicação iniciou em abril deste ano e vem cumprindo o papel de, através da arte de narrar histórias, esclarecer às crianças a função do livro emprestado, bem como, ofertar opções de mediações que podem ser feitas por elas mesmas, instigando o gosto pela leitura e pela criação das histórias.
Durante a “Hora do Conto”, as crianças são estimuladas a tornarem-se verdadeiros contadores, criando histórias para os livros feitos somente de imagens, bem como, inventando novas conotações para aqueles que já possuem história definida. Ainda, são instigados a contarem a história do livro aos familiares, no momento da mediação em casa, invertendo o processo em que geralmente os pais realizam a contação do livro.
A contadora Meire Rosa foi convidada para realizar a “Hora do Conto”, com os livros selecionados pela assistente de Biblioteca. Esse momento acontece uma vez por mês, depois da Troca de Livros, na sala de cada turma, na Educação Infantil do Sesc. A contadora criou uma identidade para o projeto, cheia de ludicidade e amor aos livros. No figurino da “Meiroca”, como as crianças a chamam, há uma “antena captadora de histórias”, que tem música própria, cantada a cada vez que inicia a Hora do Conto.
Por: Técnica de Cultura – Damara Savoldi
“Hora do Conto” na Educação Infantil do Sesc em Concórdia
20/09/2017 - Atualizado em 29/09/2017 - 726 visualizações
0 Comentários