Prêmio Literário Sesc Criança abre inscrições para textos inéditos nas categorias Infantil e Juvenil

Podem participar autores de qualquer idade, nascidos ou residentes há dois anos em Santa Catarina. O prêmio consiste na publicação do livro e pagamento no valor de R$ 10.000,00 para o selecionado de cada categoria.


18/04/2024 - Atualizado em 19/04/2024 - 2707 visualizações

Já pensou em ter a sua história publicada pelo Sesc?

Nesta quinta-feira, 18 de abril, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, o Sesc Santa Catarina anunciou o lançamento do edital para o 4º Prêmio Literário Sesc Criança.  iniciativa, realizada desde 2019 pela Rede de Bibliotecas do Sesc-SC, tem como objetivo incentivar e valorizar a produção artística literária catarinense dedicada ao público infantil e juvenil e ampliar o acesso da população ao livro, contribuindo para a formação de leitores.

Nesta edição, além da categoria Infantil, foi incluída a Juvenil, para textos inéditos e de tema livre. O prêmio oferece a oportunidade de publicação da narrativa selecionada, juntamente com pagamento dos direitos 
autorais no valor de R$ 10.000,00 parao vencedor de cada categoria.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 1º de junho de 2024. Autores de todas as idades, nascidos em Santa Catarina, ou brasileiros e estrangeiros residentes no estado há pelo menos dois anos estão convidados a participar.

Regulamento

Para efetuar a inscrição, é necessário ler o Regulamento, preencher o formulário com os dados pessoais e de contato, e anexar o texto com tema de livre escolha, no gênero narrativo (prosa) em língua portuguesa, sem ilustrações e adequado ao público de cada categoria, no que se refere à linguagem e conteúdo.

A seleção será feita por comissão julgadora, composta por membros de notório conhecimento no campo literário. Os critérios para análise das obras inscritas são: a originalidade do texto, o uso do padrão culto da língua portuguesa, o teor artístico e adequação ao público-alvo.

As narrativas premiadas serão editadas pelo Sesc Santa Catarina e publicadas em data a ser divulgada pela Instituição, com tiragem inicial de três mil exemplares. Os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e instituições de cultura e educação.

Lançamento do livro premiado na 3ª edição

A abertura do Edital para o 4º Prêmio Literário Sesc Criança foi anunciada durante a programação de lançamento do livro premiado na 3ª edição: “A girafa míope”, escrito por Marcello Gallotti com ilustrações de Fê. Por todo o estado estão sendo realizadas diversas atividades especiais para envolver o público, com sorteio de exemplares do livro.

O evento principal, com a presença dos autores Marcello Gallotti e Fê, e participação de Dennis Radünz, que fez a coordenação editorial do livro, aconteceu no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages, com um bate-papo que foi gravado e será disponibilizado posteriormente no YouTube do Sesc-SC. 

Bate-papo com autores no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages.

Na mesma data, todas as 30 Bibliotecas do Sesc-SC ofereceram uma série de atividades especiais, como mediação, contação de histórias, leitura compartilhada e exibição do audiovisual com animação da obra. Essa programação estadual se estende ao longo do mês e pode ser consultada clicando aqui.

"Ao lançarmos "A girafa míope" celebrando o Dia do Livro Infantil, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da leitura desde a infância, incentivando a participação das famílias no hábito da leitura como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento humano. Que este livro, e todos os outros que fazem parte do universo infantil, possam continuar a inspirar, educar e encantar crianças de todas as idades, ampliando a leitura de mundo tão necessária para convivermos uns com os outros", destaca a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.

"A girafa míope"

No livro “A girafa míope” os animais ensinam a arte da convivência, de forma leve e divertida. A narrativa convida os leitores a conhecerem a história da amizade entre a girafa Filomena e a borboleta Julieta. Neste encontro, a falta de habilidade de uma é preenchida por um gesto pleno de solidariedade da outra, e a amizade revela sua lição maior: a ajuda mútua.

“Viver em sociedade é respeitar as diferenças”, reflete o escritor Volnei Canônica, presidente do Instituto de Leitura Quindim (que também participou da comissão julgadora do Prêmio), no prefácio do livro.

“O escritor Marcello nos conta, com poesia e humor, um processo de cooperação que é fundamental para vivermos em sociedade. Não conseguimos sobreviver sozinhos. Precisamos do outro. O processo de cuidar do outro, de ser cuidado e de reconhecer as possibilidades harmônicas de convivência é necessário”, discorre.

Ele também enaltece o traço do ilustrador Fê, estilizado e com cores vibrantes, que convida o leitor a adentrar um ambiente natural e ir tropeçando junto com a Filó em um monte de bichos.