O Panorama Catarinense da Mostra Sesc de Cinema marca a retomada dos eventos culturais presenciais nos teatros do Sesc-SC em novembro. A programação acontece de 16 a 25.11, às 19h30, simultaneamente no Sesc Joinville, Florianópolis (Prainha), Chapecó, Itajaí e Lages, com sessões gratuitas de 13 filmes produzidos no Estado.
Algumas das sessões serão seguidas por debates com representantes dos programas “Diversidades”, “Híbridos e Singulares”, “Documentários” e “Curtas de ficção”. Para acessar os espaços, as pessoas deverão seguir as orientações de segurança contra a Covid-19, como uso de máscara, cobrindo nariz e boca, e distanciamento. Os ingressos serão distribuídos 1h antes do início da apresentação.
No programa “Diversidades” estão em cartaz os filmes “Homens Pink”, de Renato Turnes (16/11); “Debaixo do guarda-chuva pra ser resistência”, de Vini Poffo; “Selma depois da Chuva, de Loli Menezes; e “Copi”, de André Gevaerd (17/11).
No eixo “Híbridos e Singulares” serão exibidos os filmes “Certos cães”, de Ricardo Weschenfelder, e “Quem saiu para entrega”, de Evaldo Cevinscki Neto, Leonardo Roque Machado e Paula Roberta de Souza (18/09).
O programa "Documentários" apresenta os filmes “Aquela Mistura”, de Lucas de Barros e Fábio Bianchini (2/11); “Ecos e uivos na terra de Condá”, de Joelmir Zanette (23/11), e “Geada de chumbo, memórias da ditadura militar em Lages”, de Suzane Faita, Jary Carneiro Jr. e Armin D. Reichert (24/11).
A última sessão (25/11) traz “Curtas de Ficção”: “Amanhã estaremos em casa”, de Ana Silvia Ferreira; “Desassossego”, de Fabi Penna; “Sanguíneo”, de Débora Espit; e “Matador de cachorro”, de Max Reinert.
Mostra Nacional pelo YouTube do Sesc Brasil
Paralelamente acontece a Mostra Nacional on-line com exibições das 31 obras selecionadas no Panorama Brasil e Panorama Infantojuvenil. Duas destas produções são catarinenses: "As Rendas de Dinho", de Adriane Canan, que será exibida no Panorama Brasil e "Baile", de Cíntia Bittar, no Panorama Infantojuvenil. Os 8 longas e 23 curtas da mostra nacional estarão disponíveis de 1 e 30 de novembro no canal do Sesc Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/sescbrasil.
Fomento e valorização da produção audiovisual brasileira
Firmada como uma importante iniciativa de fomento e valorização da produção audiovisual brasileira, que não encontra espaço nos circuitos comerciais, a Mostra Sesc de Cinema retornou depois de um intervalo em 2020, em função da pandemia da Covid-19. Lançado em 2017, o concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, contribuindo para a promoção e o lançamento de novos artistas de todo o país.
A Mostra Sesc de Cinema reúne produções de temas diversificados, que por vezes não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema. Em sua quarta edição, o projeto se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do Brasil. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos realizadores vencedores da mostra nacional. O novo formato ainda permitiu uma ampliação da exposição, da pluralidade e da valorização das produções audiovisuais de todas as regiões do país.
“Estamos muito empolgados com o alcance das exibições, após o intervalo de 2020. Batemos recorde de inscrições – recebemos mais de 1900 obras – e tivemos uma importante representação das mulheres nesta edição”, destaca o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego. “O formato digital ainda nos permitiu a chegar a talentos de todas as regiões do país. Cada produção foi avaliada pelas comissões de especialistas convidados e profissionais do Sesc que selecionaram as melhores obras de cada estado participante” explica.
As mostras nos panoramas regionais acontecem ao longo do mês de novembro em vários Estados, com mais 307 filmes, ampliando ainda mais a visibilidade para cineastas de cada região.
Lista completa dos selecionados no Panorama Brasil, Panorama Infanto Juvenil e Panoramas Regionais: www.sesc.com.br/mostradecinema
Programação em Santa Catarina
16/11 (terça-feira), às 19h30 - Programa Diversidades
"HOMENS PINK" (Florianópolis)
Direção e Roteiro: Renato Turnes.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.
Duração: 52min.
*Sessão seguida por debate com representantes do Programa “Diversidades”.
Sinopse: Nove homens gays compartilham suas memórias. Os primeiros desejos, o fervo da juventude num país sob a ditadura militar, a devastação da AIDS, a festa como território de resistência. O envelhecer do homem gay celebrado nas vozes de orgulhosos sobreviventes.
17/11 (quarta-feira), às 19h30 - Programa Diversidades
"DEBAIXO DO GUARDA-CHUVA PRA SER RESISTÊNCIA" (Joinville)
Direção: Vini Poffo.
Classificação indicativa: Livre.
Duração: 18 min.
Sinopse: "Quando você encontra alguém que compactua com os mesmos sentimentos, as mesmas vivências que você, aí sim que você se encontra no mundo”. O documentário apresenta 7 jovens artistas LGBTQIA+ que falam sobrem suas realidades, sonhos e como a arte influência na sua jornada de aceitação e transformação.
"SELMA DEPOIS DA CHUVA" (Florianópolis)
Direção: Loli Menezes.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de doze anos.
Duração: 12min.
Sinopse: Selma é uma mulher trans que construiu sua vida longe da família. Um dia, ela recebe um telefonema para ir buscar sua mãe idosa, que sofre de Alzheimer e precisa de tratamento. Nesse encontro, perdidas em lembranças confusas, as duas mulheres lembram-se de dores e desejos esquecidos e revisitam a culpa e o carinho perdidos.
"COPI" (Balneário Camboriú)
Direção: André Gevaerd.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de dezesseis anos.
Duração: 18min.
Sinopse: Renê, 35 anos, é brasileiro, recepcionista de um hotel no período noturno e complementa sua renda fazendo bicos para pagar a pensão de seu filho de 6 anos. Copi, 41 anos, é uma artista amadora, argentina, travesti, que ganha a vida na noite de Balneário Camboriú. O caminho dos dois se cruza e uma improvável amizade nasce tão rapidamente quanto é interrompida.
18/11 (quinta-feira), às 19h30 - Programa Híbridos e Singulares
"CERTOS CÃES" (Brusque)
Direção: Ricardo Weschenfelder.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de catorze anos.
Duração: 33min.
Sinopse: Refugiado no subsolo da cidade, o homem-cão se deixa devorar por inquietudes e perturbações sobre a condição humana, as relações sociais, o alimento, o poder. Entre sonhos e memórias, ainda guarda a vívida lembrança dos cães aéreos. Eles são alento para o homem-cão em meio à selvageria e podem ser a sua única esperança de salvar-se dela. Adaptação audiovisual da peça teatral homônima, “Certos Cães” é uma obra híbrida entre Teatro, Cinema e outras formas de expressão artística.
"QUEM SAIU PARA ENTREGA" (Joinville)
Direção: Evaldo Cevinscki Neto, Leonardo Roque Machado e Paula Roberta de Souza.
Classificação indicativa: Livre.
Duração: 19min.
*Sessão seguida por debate com representantes do programa.
Sinopse: Histórias de entregadores de comida por App num Brasil em pandemia. Um documentário em formato vertical, dirigido remotamente.
22/11 (segunda-feira), às 19h30 - Programa Documentários
"AQUELA MISTURA" (Florianópolis)
Direção: Lucas de Barros e Fábio Bianchini.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de catorze anos.
Duração: 66min.
*Sessão seguida por debate com representantes do programa.
Sinopse: Na segunda metade dos anos 1990, existiram em Florianópolis dois bares que foram referência para toda uma cena musical independente no estado; o histórico "Trópicos Sucos e Coquetéis" que se transformou no mitológico "Underground Rock Bar" (popular bar do Franck) – ambos símbolos de um original movimento cultural e comportamental que desafiou estereótipos e padrões atribuídos a uma cidade quase nunca associada ao cenário independente roqueiro.
23/11 (terça-feira), às 19h30 - Programa Documentários
"ECOS E UIVOS NA TERRA DE CONDÁ" (Chapecó)
Direção: Joelmir Zanette.
Classificação indicativa: Livre.
Duração: 30min.
Sinopse: Em busca de uma identidade cultural e partindo da construção do cenário musical na cidade de Chapecó, o filme Ecos e Uivos nas terras de Condá revisita a história da música na região Oeste de Santa Catarina.
24/11 (terça-feira), às 19h30 - Programa Documentários
"GEADA DE CHUMBO, MEMÓRIAS DA DITADURA MILITAR EM LAGES" (Lages)
Direção: Suzane Faita, Jary Carneiro Jr. e Armin D. Reichert.
Classificação indicativa: Livre.
Duração: 100min.
Sinopse: A obra aborda o Regime Militar Brasileiro na cidade de Lages. Os acontecimentos relacionados ao período, que compreende os anos entre 1964 a 1985, são descritos a partir de entrevistas com pessoas que presenciaram fatos e foram, de alguma forma, impactadas pela censura e repressão. Também integram o documentário familiares de presos políticos em 1964.
25/11 (quinta-feira), às 19h30 - Programa Curtas de Ficção
"AMANHÃ ESTAREMOS EM CASA" (Florianópolis)
Direção: Ana Silvia Ferreira.Classificação indicativa: Livre.
Duração: 11min.
Sinopse: Em uma família com pais de grandes apáticas: Filho1, Filho2 e Filha3 lidam com suas individualidade dentro do conjunto familiar.
"DESASSOSSEGO" (Florianópolis)
Direção: Fabi Penna.
Classificação indicativa: Livre.
Duração: 25min.
Sinopse: Na vivência de um desassossego o encontro com o eu mais profundo. Quando é a hora de voltar?
"SANGUÍNEO" (Concórdia)
Direção: Débora Espit.
Classificação indicativa: Livre.
Duração: 9min.
Sinopse: Sentindo-se culpado pela perda de um ente querido, o protagonista busca se reconectar com suas memórias e aceitar o passado.
"MATADOR DE CACHORRO" (Itajaí)
Direção: Max Reinert.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de catorze anos.
Duração: 15min.
*Sessão seguida por debate com representantes do programa.
Sinopse: Um vizinho incomodado com o latido do cachorro chega ao seu limite. Cisma que tem que matar o animal, mas morre de medo do dono do cachorro porque supostamente ele matou um cara na balada usando apenas dois dedos.
0 Comentários