Lages e Criciúma recebem o Sonora Brasil, com apresentações de agosto a novembro

O projeto do Sesc nacional tem como objetivo desenvolver programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira.


31/07/2024 - Atualizado em 02/08/2024 - 852 visualizações

Sonora Brasil

Chega ao estado de Santa Catarina mais uma edição do Sonora Brasil, projeto nacional do Sesc que tem como objetivo desenvolver programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira. No biênio 2024/2025, a temática “Encontros, tempos e territórios” destaca um aspecto fundamental do Sonora Brasil, que é o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. 

Ao entender a música como produto de tempo e território que reflete e dialoga com a sociedade e tempos históricos, a curadoria partiu de uma representatividade das cinco regiões do Brasil e do conceito de intergeracionalidade e diálogos entre tradição e contemporaneidade, local e universal para convidar um grupo diverso de 20 artistas para se unirem em dez duplas e criarem espetáculos inéditos para o projeto. 

Os encontros mostram a relação entre tempos históricos e territórios nas criações artísticas e trazem em suas músicas, paisagens de territórios a relação com diferentes movimentos musicais da música popular brasileira nas cinco regiões do país. 

Em Lages, as apresentações acontecem na Pousada Rural Sesc Lages e em Criciúma,  no Auditório Sesc Criciúma. Mais informações no "saiba mais" de cada evento,

Neste ano Santa Catarina receberá os seguintes grupos: 

Chau do Pife e Andréa Laís

Representando a região Nordeste,  Chau do Pife, virtuoso que rompe as fronteiras tradicionais desse instrumento musical e a jovem cantora Andréa Laís com sua ancestralidade representam a força da música alagoana.  


Cronograma:  
11 de agosto em Lages 
12 de agosto em Criciúma

Fernando César e Tiago Tunes
Representando a região Centro-Oeste, de Brasília, o veterano violonista Fernando César herdeiro da primeira geração de Chorões de Brasília, se une ao novo prodígio do bandolim Tiago Tunes, para mostrarem a tradição e renovação do Clube do Choro de Brasília e força deste gênero musical tão importante na música instrumental brasileira.   

Cronograma: 
24 de agosto em Lages 
25 de agosto em Criciúma 

Bado, Banda Quilomboclada e Sandra Braids
Representando a região Norte, de Rondônia, o veterano cantor e compositor de MPB e referência da região, Bado, se une a Banda Quilomboclada, e ao rap de Sandra Braids para apresentarem a MPBera, movimento em defesa de uma identidade própria rondoniense que revaloriza a identidade ribeirinha, através do termo local beradero. 
Cronograma:  
12 de setembro em Lages  
13 de setembro em Criciúma      

Zeca da Rabeca e Melina Mulazani
Representando a região Sul, de Paranaguá, o mestre da cultura caiçara Zeca da Rabeca, brincante e construtor de instrumentos, se une a curitibana artista da voz, carnavalesca, performer, figurinista e arte educadora, Melina Mulazani.  
Cronograma:  
11 de outubro em Criciúma 
12 de outubro em Lages 

Charlles André e Luciane Dom
Do Sudeste, o carioca profícuo compositor Charlles André, referência do samba e pagode dos anos 1990 com mais de 200 composições gravadas por diversos grupos de pagode e participação em dezenas de álbuns, se une a cantora e compositora fluminense Luciane Dom, da nova geração, mostrando esta parte importante da cena musical carioca.  
Cronograma:  
03 de novembro em Lages  
04 de novembro em Criciúma 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .