O evento “Biblioteca Inquieta - Navegue pelas águas de O rio" marcou o lançamento da narrativa vencedora do 1º Prêmio Literário Sesc Criança. O livro “O rio” foi escrito por Pedro Cunha e ilustrado pela artista visual Flávia Arruda. É, a um só tempo, prosa e poesia em texto e imagens. O leitor, de qualquer idade, ao se descobrir navegando pelas águas da narrativa mergulha em uma obra encharcada de metáforas.
A programação especial aconteceu de 25 a 29 de abril, com cinco ações de mediação on-line pelo YouTube Sesc-SC e mais de 256 atividades presenciais em 25 Bibliotecas do Sesc-SC, alcançando um público de 12.885 pessoas.
"O rio"
Com uma tiragem de 3 mil exemplares, o livro “O rio” está disponível para empréstimo e consulta nas Bibliotecas da Instituição e foi distribuído gratuitamente para bibliotecas municipais e instituições de cultura e de ensino de Santa Catarina.
Integra agora a coleção de livros de autores catarinenses, que vem sendo cada vez mais difundidos, seja na aquisição e oferta dos livros no acervo ou pelos projetos da Rede de Bibliotecas do Sesc, como o Prêmio Literário Sesc Criança, que está com inscrições abertas para a segunda edição, o Página Sonora e o Clube de Leitura.
Além da versão impressa, é possível acessar a publicação digital e nos formatos audiovisual com narração de Josiane Geroldi, audiovisual com narração em Libras por Naiara Valentini; e áudio com a leitura completa da prosa poética pelo próprio autor e trilha sonora de Luis Cunha, feita em edição especial para o podcast Página Sonora.
Ações on-line
A programação on-line apresentou ao público no dia 26/04 os audiovisuais produzidos pela CiaContacausos, com a narração em português e em Libras e no dia 27/04 aconteceram as lives de bate-papo com os autores Pedro Cunha e Flávia Arruda, mediado pela professora, escritora e mestre em literatura Eliane Debus.
No dia 28/04 as lives oficinas com a doutora em educação e pesquisadora de literatura infantil Maria Laura Spengler Pozzebon apresentou não só as possibilidades de mediação da narrativa “O rio” como também a sua intertextualidade com outros textos literários, abrindo um leque de indicações de livros infantojuvenis contemporâneos.
Todas as lives e os conteúdos digitais vão continuar disponíveis para acesso no linktr.ee/livrorio, assim como o livro em versão digital que pode ser feito download no link sesc.i10bibliotecas.com.br/livro/440241/digital.
Programação presencial
E para ler folhear e conhecer o livro impresso, 25 Unidades do Sesc prepararam uma programação especial com a participação de artistas locais, bem como várias ações foram mediadas pela equipe de Cultura.
"Como o nome do evento prenuncia, as bibliotecas ficaram inquietas com a profusão dada a narrativa O rio”, salienta analista de Programação Social - Cultura, Marilaine Hahn, responsável pelas Bibliotecas Sesc-SC. Foram várias as interlocuções (256) realizadas, entre elas exposições visuais; sessões de cinema; contações de histórias; performances musicais; rodas de leitura; oficinas de escrita e ilustração e outras ações sempre acompanhadas de debates que oportunizaram refletir sobre a narrativa e seu diálogo com a programação realizada.
O evento mobilizou a presença das escolas públicas, mas contemplou todos os públicos, como podem ser conferidas nas fotos abaixo. Crianças, jovens e adultos estiveram presentes, prestigiaram as atividades e conheceram o livro.
Durante toda a semana do evento foram sorteados 1.500 exemplares do livro impresso entre os participantes, além da distribuição que ocorreu para todas as Bibliotecas do Sesc no país e Instituições de Cultura e Ensino de Santa Catarina, somando mais de 700 instituições beneficiadas.
Colaboração: Marilaine Hahn, Analista de Programação Social - Cultura do Departamento Regional do Sesc-SC
0 Comentários