Livro “O rio”, editado pelo Sesc-SC, alcança leitores de todas as idades e de diversos lugares


10/05/2022 - Atualizado em 18/05/2022 - 827 visualizações

O evento “Biblioteca Inquieta - Navegue pelas águas de O rio" marcou o lançamento da narrativa vencedora do 1º Prêmio Literário Sesc Criança. O livro “O rio” foi escrito por Pedro Cunha e ilustrado pela artista visual Flávia Arruda. É, a um só tempo, prosa e poesia em texto e imagens. O leitor, de qualquer idade, ao se descobrir navegando pelas águas da narrativa mergulha em uma obra encharcada de metáforas.

A programação especial aconteceu de 25 a 29 de abril, com cinco ações de mediação on-line pelo YouTube Sesc-SC e mais de 256 atividades presenciais em 25 Bibliotecas do Sesc-SC, alcançando um público de 12.885 pessoas.

"O rio"

Com uma tiragem de 3 mil exemplares, o livro “O rio” está disponível para empréstimo e consulta nas Bibliotecas da Instituição e foi distribuído gratuitamente para bibliotecas municipais e instituições de cultura e de ensino de Santa Catarina.

Integra agora a coleção de livros de autores catarinenses, que vem sendo cada vez mais difundidos, seja na aquisição e oferta dos livros no acervo ou pelos projetos da Rede de Bibliotecas do Sesc, como o Prêmio Literário Sesc Criança, que está com inscrições abertas para a segunda edição, o Página Sonora e o Clube de Leitura.

Além da versão impressa, é possível acessar a publicação digital e nos formatos audiovisual com narração de Josiane Geroldi, audiovisual com narração em Libras por Naiara Valentini; e áudio com a leitura completa da prosa poética pelo próprio autor e trilha sonora de Luis Cunha, feita em edição especial para o podcast Página Sonora.

Ações on-line

A programação on-line apresentou ao público no dia 26/04 os audiovisuais produzidos pela CiaContacausos, com a narração em português e em Libras e no dia 27/04 aconteceram as lives de bate-papo com os autores Pedro Cunha e Flávia Arruda, mediado pela professora, escritora e mestre em literatura Eliane Debus.

A conversa foi transmitida em telões nas Bibliotecas e contou com a participação de leitores que fizeram perguntas aos autores nas Unidades Centro Cultural Vidal Ramos, Rio do Sul, Tijucas e São João Batista.

No dia 28/04 as lives oficinas com a doutora em educação e pesquisadora de literatura infantil Maria Laura Spengler Pozzebon apresentou não só as possibilidades de mediação da narrativa “O rio” como também a sua intertextualidade com outros textos literários, abrindo um leque de indicações de livros infantojuvenis contemporâneos.

Todas as lives e os conteúdos digitais vão continuar disponíveis para acesso no linktr.ee/livrorio, assim como o livro em versão digital que pode ser feito download no link sesc.i10bibliotecas.com.br/livro/440241/digital.

Live de bate-papo com autores

Exibição do bate-papo