Aproximadamente 240 alunos, dos 8º e 9º anos da rede pública, participaram no Sesc São João Batista da Mostra Cine Sesc, com a temática “A arte e seu enleio”. Eles assistiram ao filme “Com amor, Van Gogh” e decidiram fazer um “tribunal” para tentar solucionar o caso. As sessões de julgamento do caso aconteceram imediatamente após as exibições do filme, onde foram selecionados quatro possíveis suspeitos:
- Doutor Gachet, médico responsável por tratar as crises de Van Gogh;
- Louise Chevalier, a governanta da casa dos Gachet;
- René Secrétan, o banqueiro que implicava com Vincent; e
- Vincent Van Gogh, o próprio como único responsável por sua morte.
Ao fim de cada uma das oito sessões realizadas e com base nas argumentações apresentadas pelos "advogados" e "advogadas" de acusação, a "juíza" (assistente de biblioteca da Unidade) julgava o culpado do crime. Para Sara, aluna do 8º ano da Escola de Educação Básica Patrício Teixeira Brasil “a gente está tendo uma oportunidade bem boa de assistir filmes muito diferentes”, comenta.
Sobre o Filme “Com amor, Van Gogh”
O longa-metragem, traz a história que após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta escrita pelo pintor e enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. E decidido a entregar ele mesmo a correspondência, Armand parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do artista falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.
Sobre Vincent Van Gogh
Vincent Van Gogh é um dos pintores mais renomados do mundo. Sua obra, assim como a de pintores como Leonardo da Vinci e Salvador Dalí, é conhecida por milhares de pessoas. A noite estrelada e seus girassóis são reimpressos em tantos objetos que se tornaram comuns. Podemos ver suas obras na internet e também na televisão.
Sua popularidade é a razão pela qual o filme “Com amor, Van Gogh” teve um sucesso tão grande nas bilheterias. Lançado em 2017, “Com amor, Van Gogh” é um longa-metragem animado sobre a vida e a misteriosa morte desse pintor.
Dirigido por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, cada uma das fotografias do filme é uma pintura a óleo individual. Mais de 125 pintores trabalharam sem parar durante anos para tornar essa obra de arte possível.
O filme é baseado principalmente nas pesquisas feitas por historiadores da arte sobre a vida do pintor. Há muitas lacunas, mas também muitos registros sobre a sua vida.
Colaboração: Blenda Emanuelle da Trindade, assistente de biblioteca do Sesc São João Batista.
Mostra Cine Sesc encanta alunos de São João Batista
18/06/2019 - Atualizado em 18/06/2019 - 421 visualizações
0 Comentários