Mostra Sesc de Cinema exibe filmes catarinenses em Chapecó, Joinville e Lages


28/11/2024 - Atualizado em 29/11/2024 - 578 visualizações

 Panorama Santa Catarina

Seis filmes catarinenses estarão em cartaz na Mostra Sesc de Cinema - Panorama Santa Catarina, que acontece simultaneamente em Chapecó, Joinville e Lages. A programação de 30/11 a 2/12 (sábado, domingo e segunda-feira) no Sesc Chapecó, Joinville e no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages.

Em sua sétima edição, a Mostra Sesc de Cinema é uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil. Neste ano, mais de 1.300 obras audiovisuais de todo o país se inscreveram para participar do processo. Além da oportunidade de exibição por todo o país, os filmes selecionados para o Panorama Brasil, Panorama Infantojuvenil e Destaque Estadual receberão prêmios que somam um valor total de até R$ 280 mil em licenciamentos.

O documentário "Pele Negra, Justiça Branca", de Cinthia Creatini da Rocha, Valeska Bittencourt e Vanessa Rosa Gasparelo, que representa SC na Mostra Panorama Brasil, abre o evento. Ao longo da programação serão exibidos os selecionados no Panorama Santa Catarina: "Dominó", de Samara Hartt; "Fragilidade", de Rafael Guedes; "Lacuna", de Bruno V. e Larissa Moon; "Plutão", de Paula Chiodo; e "Tape Porã Arandu", de Beatriz Fernanda das Chagas Regis.

30/11 (sábado), às 20h

“Pele Negra, Justiça Branca”, de Cinthia Creatini da Rocha, Valeska Bittencourt e Vanessa Rosa Gasparelo

Sinopse: Resiliência, poética, silêncio e um grito abafado. Uma mãe negra separada de suas filhas pequenas. A violência empregada pelo Estado, que promove a ruptura dos laços afetivos de uma comunidade quilombola.
Duração: 27 min.      
Classificação: Livre

“Lacuna”, de Bruno V. e Larissa Moon

Sinopse: Uma mulher vagueia por uma casa vazia com uma câmera fotográfica que captura vultos misteriosos.
Duração: 12min.

01/12 (domingo), às 15h

“Efeito Dominó”, de Samara Hartt  

Sinopse:  Adalgisa quer jogar dominó com o marido, Antenor, que passa os dias jogando com os amigos na praça da cidade. No entanto, quando Adalgisa questiona Antenor sobre o assunto, eles entram em conflito, levantando questões sobre os papéis sociais, diferenças entre os gêneros, e dando início a um embate entre tradição e mudança.
Duração:  18 minutos
Classificação: Livre.

“Fragilidade”, de Rafa Guedes