Panorama Santa Catarina
Seis filmes catarinenses estarão em cartaz na Mostra Sesc de Cinema - Panorama Santa Catarina, que acontece simultaneamente em Chapecó, Joinville e Lages. A programação de 30/11 a 2/12 (sábado, domingo e segunda-feira) no Sesc Chapecó, Joinville e no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages.
Em sua sétima edição, a Mostra Sesc de Cinema é uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil. Neste ano, mais de 1.300 obras audiovisuais de todo o país se inscreveram para participar do processo. Além da oportunidade de exibição por todo o país, os filmes selecionados para o Panorama Brasil, Panorama Infantojuvenil e Destaque Estadual receberão prêmios que somam um valor total de até R$ 280 mil em licenciamentos.
O documentário "Pele Negra, Justiça Branca", de Cinthia Creatini da Rocha, Valeska Bittencourt e Vanessa Rosa Gasparelo, que representa SC na Mostra Panorama Brasil, abre o evento. Ao longo da programação serão exibidos os selecionados no Panorama Santa Catarina: "Dominó", de Samara Hartt; "Fragilidade", de Rafael Guedes; "Lacuna", de Bruno V. e Larissa Moon; "Plutão", de Paula Chiodo; e "Tape Porã Arandu", de Beatriz Fernanda das Chagas Regis.
30/11 (sábado), às 20h
“Pele Negra, Justiça Branca”, de Cinthia Creatini da Rocha, Valeska Bittencourt e Vanessa Rosa Gasparelo
Sinopse: Resiliência, poética, silêncio e um grito abafado. Uma mãe negra separada de suas filhas pequenas. A violência empregada pelo Estado, que promove a ruptura dos laços afetivos de uma comunidade quilombola.
Duração: 27 min.
Classificação: Livre
“Lacuna”, de Bruno V. e Larissa Moon
Sinopse: Uma mulher vagueia por uma casa vazia com uma câmera fotográfica que captura vultos misteriosos.
Duração: 12min.
01/12 (domingo), às 15h
“Efeito Dominó”, de Samara Hartt
Sinopse: Adalgisa quer jogar dominó com o marido, Antenor, que passa os dias jogando com os amigos na praça da cidade. No entanto, quando Adalgisa questiona Antenor sobre o assunto, eles entram em conflito, levantando questões sobre os papéis sociais, diferenças entre os gêneros, e dando início a um embate entre tradição e mudança.
Duração: 18 minutos
Classificação: Livre.
“Fragilidade”, de Rafa Guedes
Sinopse: Este documentário transmite através da biografia do artista Miguel Anselmo, uma forma de questionar a fragilidade humana com base em sua obra, abordando assim as técnicas utilizadas bem como o conceito artístico que evidencia nas suas obras.
Muito mais do que mostrar suas obras e técnicas utilizadas, Miguel Anselmo nos traz a aceitação na sociedade e uma mensagem de que todas as pessoas podem utilizar suas fragilidades e fraquezas como instrumento de projeção para uma vida de mais aceitação e produtividade. Duração: 21 min
Classificação: Livre
02/12 (segunda-feira) às 20h
“Tape Porã Arandu”, de Beatriz Fernanda das Chagas Regis
Sinopse: Karaí Tupã é um xeramoy centenário da etnia Guarani Mbyá, que com sua comunidade espera o retorno à terra ancestral Tekohá de Araça'í.
Duração: 25 minutos
Classificação: Livre
“Plutão”, de Paula Chiodo
Sinopse: Para astronomia, entre ser descoberto e rebaixado de planeta para corpo celeste, Plutão não completou nenhuma volta no sol. Assim como o planetoide, alguns ciclos da vida são interrompidos sem justificativas. Para a astrologia, Plutão representa morte, transformações e mudanças. Por onde passa, gera o caos. Para Lola, Plutão é a vivência dos seus piores dias. A mudança brusca de rotina, a imprevisibilidade da vida. Os momentos tensos de loucura. A imposição para finalizar coisas inacabadas.
Duração: 12 min.
Classificação: 12 anos
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários