Após um longo período de restrições em sua programação, devido às medidas de prevenção à Covid-19, o Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages teve seus espaços novamente ocupados pela beleza e energia contagiante das mostras de artes, realizadas entre os dias 05 e 30 de julho, com protocolos de segurança ainda necessários. Os alunos-artistas dos cursos de Dança (ballet, jazz e sapateado) e Música (piano, teclado e gaita) se apresentaram para um público reduzido, de no máximo dois amigos ou familiares próximos. Os ilustres convidados puderam visitar os espaços e apreciar as apresentações realizadas na sala de cinema do Centro Cultural, no Teatro Sesc e nas próprias salas de aula.
"Depois de praticamente dois anos que se fez necessária uma mudança abrupta nas formas de nos relacionarmos socialmente, uma mostra de artes, as quais carregam altas doses de expectativas, emoções, cultura e expressões humanas, foi possível retomar o sabor da proximidade e o calor afetivo das palmas e palcos, os quais as artes cênicas e musicais se alimentam, além de proporcionar para os alunos, alguns pela primeira vez, a sensação vibrante do fazer artístico", salienta Robson Luis Andrade, técnico de cultura do Sesc Lages.
Para a aluna Joana Broering Beretta do curso de ballet “a devolutiva foi bem interessante, pois com a pandemia não estamos podendo fazer apresentações com plateia e para nós bailarinas, é importante estar no palco, pois todas ensaiamos muito para isso”.
Eliane Parrilha Bisconsin, do curso de sapateado, cita que “quando nos deparamos com situações inusitadas, como essa pandemia, precisamos reinventar propostas e trabalhos, porque o tempo não para. As atividades que praticamos no Sesc, se tornaram exemplo dessa nova vivência. Máscaras, menos alunos em cada sala, enfim, cuidados com os protocolos se fazem presente no nosso cotidiano. As apresentações públicas do nosso trabalho, sempre nos motivaram à superação; e os vídeos se transformaram nessa ferramenta. As gravações para apresentar o que fizemos, se tornaram momentos de grande realização. Tivemos oportunidade de analisar, vivenciar e compartilhar a crença de que nos reinventando, conseguiremos continuar nossas vidas”.
Mesmo ainda sentindo falta dos grandes eventos de arte, proporcionar esse reencontro entre alunos/artistas e públicos, ainda que em singelas proporções, gera uma grande satisfação e reafirma nosso compromisso com a sociedade.
Colaboração: Patrycia Waltrick e Robson Luis Andrade, equipe de Cultura do Sesc Lages e Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages.
Mostras de Artes no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages marcam o reencontro com os palcos
03/08/2021 - Atualizado em 05/08/2021 - 641 visualizações
0 Comentários