Museu de Florianópolis participa da 16ª Primavera dos Museus


20/09/2022 - Atualizado em 20/09/2022 - 816 visualizações

De 21 a 26 de setembro, o Museu de Florianópolis, dirigido pelo Sesc-SC, promove atividades especiais gratuitas alusivas à 16ª Primavera dos Museus. O evento nacional é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece todo ano no início da primavera, com o objetivo de divulgar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e a relação dos museus com a sociedade.

Nesta edição, a programação apresenta o tema “Independências e Museus: Outros 200, Outras Histórias” e será realizada por 777 museus em todo o país. Juntamente com as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, o Ibram propõe a renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Programação no Museu de Florianópolis

De acordo com Sandra Checruski Souza, técnica de Cultura do Sesc-SC, responsável pelo Núcleo Educativo e de Programação do Museu de Florianópolis, a Instituição organizou as atividades locais com o recorte “Florianópolis, Outras Histórias”. “O objetivo é trazer narrativas sobre o período pós independência do Brasil e seus impactos sobre o Estado de Santa Catarina e Florianópolis, além de iniciativas contemporâneas na cidade que lutam pela visibilidade e respeito de histórias, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto local”, explica.

Confira a programação do evento e participe!

  • 21/09 (qua), às 18h: Palestra “A independência do Brasil e seus efeitos na Vila de Desterro”, com a Profa. Dra Ana Luiza Mello Santiago de Andrade (UDESC) 

    Sinopse: A notícia da Independência do Brasil chegou com um mês de atraso à Província de Santa Catarina e, a partir de então, a vida cotidiana na vila de Desterro passou por agitações políticas e mudanças estruturais. As visitas dos Imperadores – D. Pedro I em 1826 e D. Pedro II em 1845 e 1865 – e os relatos de viajantes que por aqui passaram ajudam a compreender as dinâmicas sociais e as transformações pelas quais a cidade passou ao longo do século XIX.

    Classificação: Livre. 

  • 22/09 (qui), às 18h: Palestra “Instituto Cidades Invisíveis”, com Samuel Schmidt Figueira dos Santos 

    Sinopse: O Instituto Cidades Invisíveis vem trabalhando desde 2012 para combater as desigualdades e promover a inclusão social através da geração de oportunidades e empoderamento de indivíduos e comunidades marginalizadas e periféricas, através da arte, cultura, esporte e educação. Nesta palestra, Samuel apresentará a atuação do Instituto em Florianópolis, em comunidades como a Mariquinha, Mocotó, Morro do 25, Monte Cristo, entre outras

    Classificação: Livre. 

  • 23/09 (sex), às 18h: Palestra “Santa Catarina e os 200 anos de independência do Brasil”, com o Prof. Itamar Siebert (UNIVALI) 

    Sinopse: Análise do papel estratégico da Ilha e do litoral de Santa Catarina na formação do Brasil meridional durante o período colonial e, no contexto da independência, da definição das fronteiras da bacia do Rio da Prata, com a independência do Uruguai, em 1828.

    Classificação: Livre. 

  • 24/09 (sab), 9h às 18h: Oficina “Invenção de Filmes na Escola”, com o cineasta e arte educador Fabrício Borges (Parceria Florianópolis Audiovisual do Mercosul – FAM).

    Público-alvo: Educadores e interessados na produção de curtas no ambiente escolar. Número de Participantes: 30 alunos.  

    Ementa: A oficina de invenção de filmes pretende introduzir elementos teóricos e práticos do audiovisual no contexto da educação: como a ideia de linguagem, apreciação e criação cinematográfica pensadas sobre a ótica da experiência coletiva e escolar. Os participantes terão o desafio de realizar um pequeno curta-metragem documental/ficcional. O processo de produção passará antes pela sensibilização sobre o fazer artístico cinematográfico e por atividades práticas de desenvolvimento do roteiro, fotografia e edição.

    Inscrições: www.sympla.com.br/evento/oficina-invencao-de-filmes-na-escola/1687364

  • 26/09 (seg), às 18h: Lançamento do documentário “Batuk Cultura Viva!” seguido de roda de conversa com os convidados Loraci das Neves Pereira, Daniel Tomita e Trindadead 

    Sinopse: A exibição do documentário faz parte da programação de Circuito Batuk Freak Cultura Viva que atua desde 2016 na cidade com Arte e Cultura de Protagonismo Preto e LGBTQIA+. A programação homenageia e prossegue com o legado do Dj e Produtor Cultural Hudon Pereira, que sonhava e lutava por mais direitos sociais, e que ainda vive em nossa memória, mantendo a chama dessa transformação acesa para o Coletivo. Projeto contemplado pelo edital Aldir Blanc 2021, com produção do Coletivo Batuk Freak, roteiro de Hudson Pereira, direção de fotografia e edição por Daniel Tomita, assistência de Matheus Trindade e participação de 12 artistas de Florianópolis e região: Tay Nascimento, Jamaica, Eduarda Nascimento, Nigga Zoid, Serge Kabongo, Nego Gui, Kamilah Gonçalves, Bryan Gabriel, Franco, MC Cacau, Yuri Lima Marques e Matheus Trindade.

    Classificação: 14 anos.

Sala expositiva “Um edifício, muitas memórias”

+ Sobre o Museu de Florianópolis

O Museu de Florianópolis é um espaço cultural inovador, tecnológico e interativo, inaugurado em novembro de 2021, em uma parceria entre o Sesc-SC e a Prefeitura Municipal. Ele está localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro, e consolidou-se como um importante atrativo cultural, educativo e  turístico para a Capital catarinense, que dinamiza o centro histórico, ao lado de outras instituições vizinhas.

No local é possível encontrar a exposição de longa duração composta por seis módulos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões, participar das ações educativas e visitar o Café da Museu, com um cardápio que remete à cultura local.

Horário de visitação:
Março a novembro*: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h (última entrada às 18h30), finais de semana e feriados das 10h às 16h.
Dezembro a fevereiro*: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h (última entrada às 19h30), finais de semana e feriados das 10h às 16h.
*Fechado às terças-feiras para expediente interno.
*Permanência permitida até 20 minutos após o horário de fechamento

Valor do Ingresso:

R$ 10,00 normal.
R$ 5,00 meia entrada.

Museu de Florianópolis
Praça XV de novembro, 214, Centro
CEP: 88010-400 - Florianópolis/SC
Telefone: + 55 48 3222.1333
WhatsApp: 98871.9946
E-mail: museu@sesc-sc.com.br
+ www.sesc-sc.com.br/museudeflorianopolis

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .