De 16 a 22 de maio acontece a 20ª edição da Semana Nacional de Museus, ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Em 2022 o tema "O poder dos museus" foi escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) por refletir o papel dos museus na pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.
A ação visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema. Entre os objetivos estão: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; democratizar o acesso aos museus; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Programação no Museu de Florianópolis
Neste ano, o Museu de Florianópolis, gerido pelo Sesc-SC, participa da ação com programação especial aos visitantes, com o mote: "Negros: o passado-presente em Florianópolis".
Ao todo, serão realizadas mais de 50 ações no espaço cultural, entre os dias 16 e 22.05, das 9h às 19h nos dias de semana, e das 10h às 16h no final de semana, de forma presencial. Para participar basta visitar o Museu de Florianópolis, na Praça XV de Novembro, 214. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site nos valores de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
A programação foi elaborada de forma colaborativa entre a equipe do Museu de Florianópolis e parceiros e convidados ligados ao movimento negro ou temáticas relacionadas à negritude na cidade de Florianópolis. O evento contará com oficinas temáticas, exposições artísticas, feira de afroartesanato, visitas mediadas à exposição de longa duração do Museu, com destaque para as narrativas negras, exibição de filmes, varal literário, rodas de conversa e apresentações artísticas.
De acordo com a equipe do Museu de Florianópolis, a escolha do tema "Negros: o passado-presente em Florianópolis" está relacionada ao fato do prédio histórico ter tido a função primordial de Cadeia, onde muitos negros escravizados estiveram presos. Também por ser importante e urgente resgatar, relacionar e visibilizar a história e a cultura negra local em um evento cuja projeção é nacional. Aliada a essas motivações, soma-se ainda o calendário brasileiro, que relembra toda a problemática que permeia a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888.
Confira a programação abaixo e para mais informações com sinopses clique aqui:
*A programação está sujeita a alterações.
16/05 (segunda), das 9h às 19h
16/05, às 12h
Cinema Preto – Videoclipes do Projeto Macumbaria, de Juliana D Passos.
16/05, às 17h
Palestra – “Os museus comunitários no (re)tramar da história", com a pesquisadora Luciana Mendes dos Santos.
16/05, às 18h
Performance – “Padê para Exú”, com Juliana D Passos e convidados.
17/05 (terça) – Museu Fechado
18/05 (quarta), das 9h às 19h
18/05, às 10h
Oficina – Capoeira, com Mestre Pop.
18/05, às 12h
Cinema Preto – Projeto Cruz e Sousa Para Todos, Projeto Arte Para Todos.
18/05, às 14h
Contação de Histórias – “O Mundo de Oyá”, com Giselle Marques.
19/05 (quinta), das 9h às 19h
19/05, às 11h, 15h e 17h
Visita mediada e ações educativas "Narrativas Negras no Museu de Florianópolis”, com a Equipe de Mediação do Museu.
19/05, às 17h
Sessão de autógrafos, com Jeruse Romão, Fabio Garcia, Priscila Freitas, Edenice Fraga e Marcelo 7 Cordas e convidados.
19/05, às 18h
Mesa 2 – "Protagonismo Negro Feminino em Florianópolis", com Jeruse Romão, Cauane Maia, Carol Carvalho. Mediação: Aline Dias.
20/05 (sexta), das 9h às 19h
20/05, às 10h
Oficina – Abayomis, com Solange Adão.
20/05, às 17h
Mesa 3 – "Manifestações artísticas negras em Florianópolis", com Elô Gonzaga, Thuanny, Duh Romão. Mediação: Marcelo 7 cordas.
20/05, às 18h
Lançamento do Almanaque “Samba de Terreiro” + Roda de Samba, com integrantes do Projeto Samba de Terreiro.
21/05 (sábado), 10h às 16h
21/05, às 10h
Contação de Histórias Afrobrasileiras, com Priscila Freitas.
21/05, às 12h
Discotecagem Música Preta, com DeeJay Mon-rá.
21/05, às 13h
Performance “O Encontro – Antonieta encontra Cruz e Sousa”, performance com JB Costa e Solange Adão.
22/05 (domingo), 10h às 16h
22/05, às 10h
Contação de Histórias – “A Casa do Meu Avô”, com Solange Adão.
22/05, a partir das 11h
Comida de Terreiro – Feijoada, uma homenagem aos Pretos Velhos.
22/05, às 13h
Pocket show de lançamento do álbum Munduo, da Mana Moa MC.
Conheça o Museu de Florianópolis
Inaugurado em novembro de 2021, em uma parceria entre o Sesc Santa Catarina e a Prefeitura Municipal, o Museu de Florianópolis está localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro. O espaço cultural inovador, tecnológico e interativo consolidou-se como um importante atrativo turístico para a Capital catarinense, que dinamiza o centro histórico, ao lado de outras instituições vizinhas.
No local é possível encontrar a exposição de longa duração composta por seis módulos expositivos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões. E também uma exposição temporária, com uma mostra interativa sobre o Boi de Mamão, além de espaço para as ações educativas e Café da Museu, com um cardápio que remete à cultura local.
O Museu de Florianópolis está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Museu de Florianópolis são os números quatro (Educação de Qualidade), onze (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e dezesseis (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
0 Comentários