Um total de 4.596 catarinenses e turistas já visitaram o Museu de Florianópolis, que está completando um mês de funcionamento nesta quinta-feira, dia 23 de dezembro, uma média de 176 visitações por dia. O novo espaço cultural localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro, é resultado de uma parceria entre o Sesc Santa Catarina e a Prefeitura Municipal e torna-se um importante atrativo turístico para a Capital catarinense, dinamizando o centro histórico, ao lado de outras instituições vizinhas.
Para programação especial de abertura, o Sesc promoveu o 1º Ciclo de Debates do Museu de Florianópolis, em formato híbrido. O evento contou com a participação de professores, pesquisadores, personagens da cidade, agentes culturais e gestores, que formaram seis mesas temáticas, com acessibilidade em Libras e foi transmitido pelo canal do Sesc em Santa Catarina no YouTube, com 1.038 visualizações.
Clique aqui para mais informações sobre a inauguração.
Exposições
No local é possível encontrar a exposição de longa duração, que é composta por seis módulos expositivos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões. No andar térreo do sobrado histórico de 865m² há três salas expositivas: “Um edifício, muitas memórias”, com as histórias do prédio, sua trajetória de uso e processo de restauração; “Vozes da cidade”, com depoimentos que buscam refletir as múltiplas vozes que compõem a cidade;
e a sala para a exposição temporária, que abre com uma mostra interativa sobre o Boi de Mamão. Há ainda um espaço para as ações educativas, oficinas e palestras, e um ambiente voltado para reserva técnica.
O piso superior conta com quatro espaços que abrigam a exposição de longa duração. Há ainda a sala “Transição” com piso de vidro, que mostra o teto abaulado (do piso inferior), original da edificação e abriga elementos da arquitetura do prédio e outros utilizados no século XVIII.
Na sala “Ventos e Marés: de Meiembipe a Florianópolis” há uma grande projeção que discorre sobre a intensa relação de Florianópolis com o seu território. A sala “Fluxos e Atravessamentos” apresenta dados referentes ao processo de ocupação da Ilha e a diversidade que marca sua trajetória.
“Florianópolis, Presente e Futuro” trata questões contemporâneas como: empoderamento feminino, direito à cidade, plano diretor, preservação do ambiente, especulação imobiliária, mobilidade urbana e economia criativa. O módulo “Panorama” lança luz às temáticas: cultura, personagens, revoluções, colonização, festas populares, educação, Ilha de Santa Catarina e universo náutico.
Todos os espaços foram aproveitados para reverenciar a cidade. Na entrada, é possível obter informações sobre diferentes pontos turísticos e equipamentos culturais da cidade, através de recursos multimídia. Na escada, expressões ilhéus como: “Arrombassi”, “Dazumbanho”, “Istepô”, “Moquirido”, “Tax tolo?”, entre outros marcam a visita. Há ainda um anexo na parte posterior do prédio, onde estão alocadas o Café do Museu, sanitários, elevador e as salas da administração.
Visitações
Os Grupos de Idosos do Sesc Prainha (Florianópolis) e Tijucas visitaram o Museu de Florianópolis e tiveram a oportunidade de interagir com o espaço composto por fotos, vídeos e projeções e conseguiram interagir sem dificuldades com as tecnologias do Museu, já que muitos são também alunos do curso Mundo Digital Máster, que é voltado para o ensino da melhor utilização do computador e smartphone. Confira alguns registros das visitas.
Ficou interessado em visitar o Museu de Florianópolis? Veja abaixo dias, horários de funcionamento e valores:
Março a novembro: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h (última entrada às 18h30) e finais de semana, das 10h às 16h (última entrada às 15h30).
Dezembro a fevereiro: de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 20h (última entrada às 19h30) e finais de semana, das 10h às 16h (última entrada às 15h30).
*Fechado nos dias: 24/12, 25/12, 26/12, 31/12, 01/01 e 02/01.
Ingressos (adquiridos no local):
R$ 10,00 inteira
R$ 5,00 meia
Confira Política de Ingressos e gratuidades
Endereço: Praça XV de Novembro, 214, Centro, Florianópolis/SC
Telefone: 0800 645 5454
Café do Museu de Florianópolis
Segundas: das 10h30 às 18h30
Terça: fechado
De quarta a sexta: das 10h30 às 18h30
Sábado, domingo e feriados: das 11h30 às 15h30
*Fechado nos dias: 24/12, 25/12, 26/12, 31/12, 01/01 e 02/01.
+Inf.: Conheça o novo Café do Museu, um lugar para degustar e apreciar a história de Florianópolis
0 Comentários