Confira como foi a programação especial realizada no Museu de Florianópolis, na semana de 21 a 27 de março, para celebrar o aniversário de 349 anos Capital catarinense.
Neste período recebemos um total de 1.568 visitantes – uma média de 261 por dia, com recorde de 364 visitantes no último domingo do mês (27/03), quando a entrada é gratuita.
Inaugurado em novembro de 2021, em uma parceria entre o Sesc Santa Catarina e a Prefeitura Municipal, o Museu de Florianópolis está localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro. O espaço cultural inovador, tecnológico e interativo consolidou-se como um importante atrativo turístico para a Capital catarinense, que dinamiza o centro histórico, ao lado de outras instituições vizinhas.
Foram 62 ações, entre elas:
Duas exposições, uma feira de artesanato, oito oficinas, quatro contações de história, quatro palestras e roda de conversa, street tour, cortejo, 30 sessões de cinema, nove visitas mediadas com intervenções artísticas, e duas atividades de caça ao tesouro.
O evento contou com a participação de parceiros importantes como:
Acate e Platô Cultural; Projeto Tamar; Programa de Pós-Graduação em História UDESC; Conselho Estadual do Artesanato; Prefeitura Municipal de Florianópolis; Sebrae; Guia Manezinho Rodrigo Stüpp; Studio de Ideias Produtora; e os realizadores audiovisuais Eliezer Werá Antunes, Gustavo Zinder, Vanderleia Will, Marina Tavares (Studio de Ideias Produtora), Adriane Canan, Flavia Person (Magnólia Produções) e Gustavo Zinder (Contexto Filmes).
Além de visitas mediadas de grupos escolares:
Neste período foram 18 agendamentos de grupos escolares, que resultaram em 459 visitações. Recebemos turmas do Colégio da Lagoa, Nova Acrópole, Escola Dinâmica Leste, EBM Batista Pereira, Colégio Tradição, EJA do Sesc Prainha, EJA Centro, Centro Educacional Interagindo Saberes, IDES Girassol, Colégio Tradição, Escola Praia do Riso, Grupo Távola - Nova Acrópole, EJA Morro da Cruz, EJA Núcleo Sul 1 e 2 e Unisul.
Conheça o Museu de Florianópolis
O Museu de Florianópolis gerido pelo Sesc-SC tem uma estrutura toda tecnológica e interativa para você conhecer melhor a história da cidade. Mas além dessa nova experiência “mais moderna”, ele apresenta um acervo físico de objetos históricos doados por parceiros.
São mais de 90 objetos que apresentam uma visão histórica, geográfica, cultural e simbólica de Florianópolis. Constituído por peças arqueológicas provenientes das escavações no próprio museu, por doações da Casa da Memória de Florianópolis e por objetos em comodato com o Museu do Homem do Sambaqui e o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha.
Há uma exposição de longa duração composta por seis módulos expositivos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões. E também uma exposição temporária, com uma mostra interativa sobre o Boi de Mamão, além de espaço para as ações educativas e Café da Museu, com um cardápio que remete à cultura local.
O Museu de Florianópolis, na Praça XV de Novembro, 214 e está aberto todos os dias, exceto nas terças-feiras. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site nos valores de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Durante a semana, às 11h, 15h e 18h é possível fazer visita mediada pela equipe. Para agendar visitas de grupos basta entrar em contato pelo telefone (48) 3222-1333 ou e-mail museu@sesc-sc.com.br.
Conheça também o Café do Museu, um lugar para degustar e apreciar a história de Florianópolis.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Museu de Florianópolis Sesc está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 (Educação de Qualidade), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Estamos comprometidos com a incorporação e disseminação dos desafios globais.
As imagens abaixo mostram um pouco de como foi a semana comemorativa. Venha conhecer o Museu de Florianópolis!
0 Comentários