Museu de Florianópolis Sesc celebra Dia do Patrimônio com debates e visitações mediadas

Patrimônio em Debate e "Uma noite no Museu" são atrações na próxima semana no Museu


16/08/2024 - Atualizado em 16/08/2024 - 414 visualizações

Patrimônio em Debate acontece na próxima quinta-feira no Museu

Em celebração ao Dia do Patrimônio, 17 de agosto,  o Museu de Florianópolis Sesc promove atividades na próxima semana. Com foco no debate do patrimônio, cultura e história negra em Florianópolis, será realizada o Patrimônio em Debate na próxima quinta-feira, 22 de agosto. A programação também contempla mais uma edição da "Uma noite no Museu com Guia Manezinho", em 23 de agosto, com duas sessões: 19h e 20h30. Para participar do debate, basta acessar a recepção do Museu, para a visita guiada é necessário comprar ingressos. Conheça um pouco mais das atividades do Museu abaixo. 

Patrimônio em Debate

Nesta edição, será exibido o curta "História do Presente: memórias e cotidiano negro em Florianópolis", e após o curta, acontecerá a mesa de debate sobre culturas negras e patrimônio com a presença de Mc Mana Moa, Carol Carvalho e Barbara Marques e a mediação de Julia Rössler de Oliveira. O Patrimônio em Debate acontece às 16h, em 22 de agosto, e para participar basta acessar a recepção do Museu.

O curta "História do Presente: memórias e cotidiano negro em Florianópolis" foi  produzido pelo Sesc em 2023, no projeto Territórios de Memória e Patrimônio. O documentário fala sobre pertencimento e ocupação dos territórios do centro da cidade, e conta com as vivências de diversos personagens. É uma viagem ao centro de Florianópolis, com o olhar da história e cultura negra da cidade.

“Como somos um Museu da Cidade, a nossa proposta é sermos palco de debate e reflexões de diversos temas importantes no nosso cotidiano”, ressaltou a Técnica de Atividades em Cultura do Museu de Florianópolis Sesc, Anna Júlia Borges Serafim. Ela destacou ainda que o Patrimônio em Debate faz parte do calendário de eventos do Museu e que tem como objetivo mostrar a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico.

Visitação com Guia Manezinho 

Além do Patrimônio em Debate, o Museu promoverá mais uma edição de “Uma noite no Museu de Florianópolis Sesc”, em celebração ao Dia do Patrimônio. A visita mediada com o Guia Manezinho acontecerá em duas  duas sessões no dia 23 de agosto, às 19h e 20h30. Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 19/08 no site do Museu.

A visitação acontece com as luzes apagadas, onde os visitantes são convidados a conhecer a magia do imaginário cultural de Florianópolis Além de ser um momento multissensorial, intensificando o tato e a audição.

Dia do Patrimônio 

A data é em celebração ao nascimento do advogado, escritor e jornalista, Rodrigo Melo Franco de Andrade responsável pela criação, em 1937, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atualmente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A gestão de Rodrigo na instituição foi marcada pela proteção ao patrimônio nacional, que vai de 1937 a 1967, além de realizar  ações e realizações voltadas à preservação do Patrimônio Cultural.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é uma data importante e serve como alerta para que políticas nacionais para a preservação cultural no país sejam implementadas.

Participantes do Patrimônio em Debate 

Mana Moa Mc:  é uma artista multifacetada de Florianópolis, atuando como rapper, mestra de cerimônias, produtora cultural e modelo. Ativa no movimento Hip Hop desde 2011, seu trabalho é marcado pela luta por direitos e equidade social. Lançou em 2022 seu primeiro álbum, "Mun.Duo", e fundou o "Portal Pretas Power" para apoiar mulheres pretas na cena cultural. Em 2022, foi contemplada no Edital Estadual de Cultura SC Elisabete Anderle com o projeto "M3 Mulher, Mãe e Mc”, que resultará em um Álbum Visual.


Carol Carvalho: Doutora em História do Tempo Presente na Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC (2024). Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2019). Graduação no curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016). Vinculada ao AYA -Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais. Tesoureira da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros (AMAB). Uma das integrantes da coordenação da Marcha de Mulheres Negras em Santa Catarina (2015).


Barbara Marques: Iyá Bárbara de Ògún do Ègbé Ojìsé Ifé , casa de Batuque fundada em 1992. Filha consanguínea de Babá Ogan Ilú Tesourinha de Ògún e Iyá Lourdes de Oyá.Filha de axé de Iyá Eloah de Oxalá de Sapucaia do Sul.Membro do Fórum de Religiões de Matriz Africana de Florianópolis e Região, da Renafro, Diretora Social da Escola de Samba Acadêmicos do Sul da ilha, Vice- Presidente do Ponto de Cultura Ojisé Ifé, Mestranda do curso de História da UFSC. Mulher, preta, mãe, pansexual, educadora social de profissão e tamboreira.


Julia Rössler de Oliveira:  Historiadora e mediadora cultural, atualmente mestranda em história pelo PPGH-UDESC. Realiza pesquisas acadêmicas e práticas culturais com públicos diversos, no âmbito do patrimônio cultural, e faz parte do grupo de Pesquisa Arquivos Marginais, ligado ao Laboratório de História Pública e Patrimônio Cultural da UDESC.


Sobre o Museu

O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.

Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 9h às 19h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.

Compre seu ingresso do Museu aqui

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .