Museu de Florianópolis Sesc recebe a 22ª Semana Nacional de Museus

Apresentações artísticas, visitas mediadas e oficinas são algumas atividades que acontecerão gratuitamente de 15 a 19 maio


08/05/2024 - Atualizado em 14/05/2024 - 699 visualizações

22ª Semana de Museus acontece em Florianópolis 

O Museu de Florianópolis Sesc participa da 22ª Semana Nacional de Museus. A iniciativa é uma proposta do Conselho Internacional de Museus para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Neste ano, o tema no Museu será Educação Ambiental, com a proposta de apresentar uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. 

A programação da 22ª Semana Nacional de Museus contará debates, rodas de conversas, exibição de documentários e curtas infantis, exposições temáticas, apresentações culturais, oficinas e visitas mediadas. As atividades são gratuitas e é necessário apenas retirar a pulseira de identificação na recepção do Museu. 

Semana Nacional 

O mote da temporada de eventos em celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) é definido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Após essa definição, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) mobiliza os museus brasileiros a se inspirarem para a programação dos eventos para a Semana Nacional de Museus, a partir da temática escolhida. 

 A 22ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros. 

Confira a programação abaixo

15 de maio
10h - 14h | Projeto Naturescer: vivências brincantes na Praça XV

A vivência Naturescer na Semana Nacional dos Museus será uma experiência de educação ambiental que se dá através do corpo, dos sentidos e da percepção sutil de si mesmo, dos outros, da natureza que somos. Brincando e percebendo as formas, cores, sons, vamos vivenciar a natureza que habita a Praça XV, compreendendo e observando a diversidade de seres vivos e a natureza que (re)existe no Centro da cidade.

15 de maio 
15h | Exibição de curtas infantis

Curtas a serem exibidos: Nonna (2021); A baleia mágica (2022); Esquadrão do Mar Azul – Parece, mas não é! (2023); Ilha do lixo (2023).

16 de maio
10h às 16h | Exposição Projeto Tamar

Oficina educativa com exposição de cascos, filhotes e réplicas de tartarugas marinhas. Atividade acompanhada por uma monitora com explanações sobre as tartarugas marinhas, ciclo de vida, comportamentos, ameaças e ações de conservação e pesquisa realizadas pelo Projeto Tamar em Florianópolis e ao longo do litoral brasileiro.

16 de maio 
17h | Exibição de curtas infantis

Curtas a serem exibidos: Nonna (2021); A baleia mágica (2022); Esquadrão do Mar Azul – Parece, mas não é! (2023); Ilha do lixo (2023).

17 de maio
10h | Exposição sobre o fundo do mar. Parceria entre a Sala de Ciências Sesc – Prainha e o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (Lamaq) da UFSC

Em parceria entre Museu, o Sesc – Prainha e o Laboratório de Mamíferos aquáticos (Lamaq) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a exposição “SESC e o fundo do mar” traz o maravilhoso universo dos mamíferos marinhos para o seu mundo. A exposição conta com parte do acervo biológico do Lamaq, além de uma ambientalização ao fundo do mar, te deixando ainda mais perto das baleias e golfinhos. Está iniciativa de educação Ambiental, vem no intuito de propagar a sensibilização/necessidade de conservação dos Oceanos.

17 de maio 
14h | Apresentação “A Grande Invenção” de Júlio Maestri

Conta a história do pequeno João, uma bactéria, da Dona Dorotéia, uma centopéia, e da MinhÓca, que vivem em um grão de terra preta. Para desvendar o sumiço das cascas de frutas e verduras que alimentavam todos os seres que viviam nesse universo, vão embarcar numa super aventura, para juntos criar – a Grande Invenção.

17 de maio
16h | Exibição ND Documento: pesca da tainha + sessão de debate com os produtores

Documentário gravado na praia da Barra da Lagoa mostra a as dificuldades, anseios e alegrias dos pescadores que ainda preservam a pesca artesanal. Os episódios mostraram o trabalho do pescador artesanal que ainda é braçal, mas de amor pela atividade. Registrar isso, foi o que o repórter cinematográfico Jacson Botelho se propôs a fazer. Ele mergulhou no universo da pesca e capturou todos os detalhes. Viveu dentro do rancho de pescadores toda a rotina de uma safra da tainha e registrou as mais belas cenas.  Um documentário que contou com a participação da jornalista Karina Koppe que produziu e roteirizou os episódios que, também, falam sobre a importância da pesca para a economia local, para cultura e preservação da identidade de quem mora na ilha.  Uma produção exibida na tela da NDTV Record que agora chega ao Museu de Florianópolis para mostrar um pouco do que faz a pesca artesanal ser patrimônio cultural de Santa Catarina.

17 de maio 
19h e 20h | Visita mediada “Uma noite no Museu de Florianópolis” com o Guia Manezinho

Guia Manezinho apresenta a história e algumas lendas de um dos prédios mais antigos de Floripa.

18 de maio
11h | Oficina de Fantoches do Boi de Mamão com materiais reciclados por Pense com Arte

Nesta oficina faremos a confecção de um fantoche de Boi de Mamão a partir de materiais reaproveitáveis, como garrafas pet, caixas de leite e tecidos. Os participantes confeccionam seus fantoches usando as referências e lembranças dos encontros com a cultura do Boi de Mamão, resultando em uma estética muito pessoal.

18 de maio 
14h | Apresentação “A Rendeira e a Tartaruga” por Cia Vibratta

A história conta a relação de uma rendeira e o ciclo de vida de uma tartaruga marinha a partir da descoberta de um ninho pela rendeira, que ajuda uma das tartarugas a chegar ao mar desvencilhando-a dos perigos. Passa o tempo e a rendeira reencontra sua amiga que está doente com o lixo do mar. Em uma colcha estendida, que está sendo bordada, um cavalete com almofada para renda de bilro, a atriz utiliza bonecos e música ao vivo juntamente com um sonoplasta para relatar os hábitos da rendeira, sua casa,suasrendas e seu marido pescador e trazer a mensagem sobre compaixão a conscientização da reciclagem do lixo através do exemplo da tartaruga marinha que adoece por comer resíduos plásticos. Uma história encantadora, cheia de poesia e música para todas as idades.

19 de maio
11h | Oficina "Aves no meu Quintal" por Cristina Santos

Os participantes irão colorir silhuetas das aves avistadas na Ilha de Santa Catarina nas suas cores originais. Para isso será apresentado o livro guia Aves no meu quintal que destaca 60 espécies, sons das aves, fichas com fotografias das aves e materiais (lápis de cor, giz de cera e alguns pigmentos naturais em cores diversas e pincéis).  Esta oficina visa estimular o participante a conhecer melhor as aves que habitam a cidade e facilitar a identificação através das cores, sons e nomes

19 de maio 
12h | Sessão de curtas infantis

Curtas a serem exibidos: Nonna (2021); A baleia mágica (2022); Esquadrão do Mar Azul – Parece, mas não é! (2023); Ilha do lixo (2023).

19 de maio
14h | Apresentação “A Grande Invenção” de Júlio Maestri

Conta a história do pequeno João, uma bactéria, da Dona Dorotéia, uma centopéia, e da MinhÓca, que vivem em um grão de terra preta. Para desvendar o sumiço das cascas de frutas e verduras que alimentavam todos os seres que viviam nesse universo, vão embarcar numa super aventura, para juntos criar – a Grande Invenção.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .