Abertura do Palco Giratório 2024
O Palco Giratório Sesc, maior projeto de circulação de artes cênicas do país, está de volta a Santa Catarina com uma extensa programação gratuita durante o mês de agosto. Até o dia 27/08, Florianópolis recebe o Festival Palco Giratório, que traz à capital 19 espetáculos, debates temáticos e intercâmbios entre grupos. O evento chega também a Criciúma, Itajaí e Lages com as Mostras Palco Giratório.
A noite de abertura no dia 01/08 (quinta-feira) aconteceu no Teatro Ademir Rosa (CIC), com "A Fábrica dos Ventos", da Trupe Lona Preta (SP). O espetáculo é uma comédia, com classificação livre, que conta a história de um reino onde a vida gira em torno das bexigas: o trabalho, o alimento e o lazer.
"A Fábrica dos Ventos", da Trupe Lona Preta (SP).
Hélio Dagnoni, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac de Santa Catarina.
Hélio Dagnoni, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac de Santa Catarina, destaca a retomada do Festival:
“Estamos voltando com força total. Somamos forças para dar ao Palco Giratório a grandeza que ele construiu ao longo de seus 26 anos de história. Para nós, é uma satisfação proporcionar ao público de Florianópolis 19 espetáculos, vindos de 15 estados diferentes, fortalecendo o caráter diverso do festival.”
A produção do Palco Giratório teve início ainda em 2023. A analista de programação social Kamila Debortoli participou de todas as etapas de organização do Festival:
“O processo de curadoria desta edição iniciou em outubro do ano passado. São meses de muito trabalho até chegar a essa programação. É a retomada do Palco Giratório, convidamos o público a conferir os espetáculos.”
Kamila Debortoli, analista de programação social.
Chris Mayer, Artista, prestigiando a noite de abertura do Palco Giratório.
O público estava na expectativa para a retomada do Festival, que desde a pandemia estava acontecendo de maneira reduzida, deixando os espectadores sedentos por uma programação recheada de espetáculos:
“Lembro, com saudade, de quando o Palco Giratório tinha em torno de 30 espetáculos no mês de agosto, e a gente quase alugava um apartamento no centro da cidade só para ir todos os dias.
E sempre espetáculos muito legais, espetáculos de fora, muito bacana. Este ano estamos entusiasmados também. Corri para conseguir ingresso para a abertura. Vai dar para aproveitar muito.”, relata Chris Mayer.
O Festival segue atraindo novos espectadores, como é o caso de Cristina, que vê no evento uma oportunidade de aprendizado:
“Vim assistir pela primeira vez o Festival do Palco Giratório! Estou com um grupo de teatro do qual faço parte, e ver a apresentação de outros grupos é muito importante para a gente, né? A gente aprende muito. Acredito que vai ser uma experiência incrível!”, comenta Cristina Pellicciari.
Cristina Pellicciari, Atriz, expectadora do Palco Giratório pela primeira vez.
Simone Karla da Rocha Batista, Diretora Regional do Sesc-SC.
Já a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista, conta sobre a satisfação em ver a instituição promovendo um evento tão especial para a população catarinense:
“Eu tenho uma imensa alegria por estar aqui na abertura do Palco Giratório. São 26 anos de Palco Giratório e, infelizmente, não realizamos todas as edições por causa da pandemia. Mas tenho muito orgulho de dizer que daqui para frente o Palco Giratório volta com força total para Santa Catarina.
É um evento que congrega todas as culturas de todos os estados. É a possibilidade de grandes encontros, grandes debates. O Sesc, através do Palco Giratório, cumpre com seu objetivo, que é promover o debate, promover a formação de plateia e, acima de tudo, trazer os artistas para dentro do Sesc. É isso que a gente quer. Nós somos território de debate, de formação, um território de fruição da cultura.”
Festival em Florianópolis
O Festival Palco Giratório Sesc em Florianópolis contará com 19 apresentações de teatro, dança e circo, para todas as idades. Os espetáculos, vindos de 15 estados (AM, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PB, PE, RJ, RN, RR, RS, SC e SP), misturam sotaques e abordam uma variedade de temas relevantes para a sociedade, como musicalidade, intergeracionalidade, negritude, acessibilidade e inclusão.
Homenagem: Esta edição também celebra o trabalho do ator e diretor Amir Haddad, criador do Grupo Tá na Rua, e do ator, compositor, diretor musical e capitão de congado Maurício Tizumba. Os artistas homenageados são reconhecidos pela importante contribuição para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de cinquenta anos e estarão presentes no evento.
Para fortalecer a formação em Artes Cênicas, o Sesc, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), através do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), promove o "Seminário Pensamento Giratório: Imagens Políticas, Diversidades e Crises nas Artes Cênicas Brasileiras”, com debates conduzidos por professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC).
Apresentações e ingressos
Locais: A programação é gratuita e acontece de 01 a 27/08 no Teatro Sesc Prainha, no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC), no Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e na Avenida Paulo Fontes em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen).
Entrada gratuita com ingresso social: Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Há 26 anos na estrada, o Palco Giratório Sesc já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.
*Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no espaço da apresentação.
*Para os espetáculos que serão realizados no CIC, os ingressos devem ser retirados em www.ingressos.sesc-sc.com.br.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários