“A atual situação, em virtude da pandemia do Covid-19, não nos permite comemorar este período como antes, com as grandes aglomerações de pessoas dançando quadrilha, comendo pipoca e doces típicos, mas nem por isso os cursos de dança e música do Sesc Jaraguá do Sul deixaram de comemorar, de maneira modesta e dentro de todos os cuidados que o momento nos pede, criamos maneiras para que nossos alunos tivessem uma pequena imersão junina”, comenta Paulo Zwolinski, técnico de Cultura do Sesc Jaraguá do Sul.
No curso de música, sob a batuta da instrutora Luciane Ponath, os participantes aproveitaram para falar das datas comemorativas e para lembrar de um músico muito importante para a cultura popular brasileira, Luiz Gonzaga, o rei do Baião. Em sala de aula foi abordada a sua história, sua importância e ainda rolou muito Baião para criançada cantar e dançar.
E não dá para ficar parado ouvindo as canções típicas dos festejos. No curso de dança, sob orientação do instrutor Sérgio de Almeida, o casamento na roça virou um circuito de atividades lúdicas para o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças. E nesse embalo teve “pula a fogueira”, “entra na igreja”, “olha a chuva” e diversas danças características do momento, rodando com as saias de babado, movimentos de vai-e-vem e passos ritmados. “Tudo com o mais autêntico espírito junino. E foi dessa maneira que encerramos junho e continuaremos cantando e dançando estes temas em julho”, comemora Paulo.
Colaboração: Paulo Zwolinski, técnico de Cultura do Sesc Jaraguá do Sul.
O espírito de São João tomou conta dos cursos de dança e música do Sesc Jaraguá do Sul
15/07/2021 - Atualizado em 15/07/2021 - 661 visualizações
0 Comentários