Dia 21 de março é uma data que marca um importante fato histórico na luta contra o racismo, é o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória de pessoas negras que lutavam contra o racismo em Joanesburgo na África do Sul.
Datas como essas nos ensinam a olhar pra história e entendermos a luta que move e movimenta os nossos processos de convivência em sociedade, ainda que vivamos olhando para o futuro, para aprender, é necessário visitarmos o passado.
Os livros e as bibliotecas contribuem para esse processo, a partir do momento em que a Literatura nos oferece um olhar sensível, tanto para fatos históricos como para realidades que as vezes não circulam no nosso dia a dia, neste sentido a Literatura contribui para o entendimento de vivências e nos dias atuais, é importante que nosso papel cidadão se faça presente na prática de leitura e de frequentar bibliotecas.
A Rede de Bibliotecas do Sesc-SC oferece um acervo que permite essa imersão na luta antirracista a partir da Literatura. Livros como Olhos D’Água de Conceição Evaristo, Torto Arado de Itamar Vieira Junior e Amoras de Emicida, contribuem para que pessoas que não são negras conheçam sensibilidades e vivências por meio do livro.
Para além do acervo, nossas bibliotecas oferecem nos projetos, uma programação que contempla uma diversidade de cultura e programação que perpassa a normativa do senso comum instaurado.
Adilson Moreira (2019) em seu livro Racismo Recreativo nos mostra o quanto o racismo está imbricado no campo da cultura e de que forma essas violências permeiam a nossa vida.
A Rede de Bibliotecas do Sesc-SC acredita que os livros por meio de poemas, contos, romances e afins possam ser ferramentas para que esse racismo, apontado por Moreira (2019) possa ser combatido também no campo da leitura, levando em consideração que a discriminação racial deve ser combatida em todas as suas esferas como um dever cívico, principalmente pelas pessoas que não sofrem essa violência.
A rede de bibliotecas Sesc-SC oferece a seus usuários um sistema interativo de bibliotecas que possibilita o empréstimo e devolução de livros, possui ferramentas como das redes sociais possibilitando que o leitor participe de fóruns, crie listas e até mesmo escreva resenhas sobre seus livros favoritos podendo indicar o título para um amigo e demais usuários do sistema.
Por José Augusto Neto, Rede de Bibliotecas Sesc
Sugestão de leitura
Para acessar livros de Literatura Negra, siga nossa lista no sistema
Referência:
MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 232p. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro).
0 Comentários