Ocup(A)ção Arte Educação Sesc propõe uma série de diálogos virtuais em todo Brasil


24/06/2021 - Atualizado em 20/08/2021 - 526 visualizações

O Sesc promove, entre os dias 30/6 a 31/7, sempre às 16h (horário de Brasília), o projeto “Ocupação Arte Educação” com transmissões de debates ao vivo pelos canais do YouTube do Sesc em todo país. Cada evento contará com a participação de especialistas para apresentar trabalhos e experiências em arte educação nos diversos estados do país.

Dessa forma, o projeto realizará um grande mapeamento das práticas artístico-educativas, que vão desde um olhar sobre os pilares temáticos tratados - diversidade, acessibilidade, territorialidade e geracionalidade - até uma expansão nos conceitos que os profissionais e a instituição vem desenvolvendo.

Todas as conversas buscam expandir, ainda, a atuação da área, com base no Marco Referencial de Arte Educação, que apresenta diretrizes norteadoras para o processo de mediação cultural em Arte Educação.

>>> Clique aqui e acesse a playlist do projeto.

Santa Catarina na rota


No eixo “Diversidade”, o Sesc-SC realiza a live “Artivismo negro e LGBTQIA+ em Santa Catarina: formas diversas de pensar a arte educação. Com participação dos artistas Sérgio Adriano H e Elaine Sallas, o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da Instituição no dia 03/07, às 16h.

A ação busca a interação e o compartilhamento das experimentações, vivências e problematizações decorrentes do ativismo negro e LGBTQIA+ dentro da cena artística e cultural catarinense, a partir das perspectivas dos convidados.

Sérgio Adriano H é artista visual, performer, pesquisador e investiga em suas produções os regimes de verdade sociais e a invisibilização do negro na construção da história do Brasil.

Elaine Sallas é atriz, produtora cultural e cofundadora da Setorial Permanente de Cultura LGBTQIA+ em Florianópolis, cujo trabalho pretende inserir demandas da comunidade nas políticas públicas culturais da cidade e dar visibilidade a seus trabalhadores, além de servir como uma rede de apoio e acolhimento para os mais de 100 profissionais já mapeados na cena local. Em comum, compartilham do desejo de reconhecimento e legitimidade das produções artísticas de negros e da comunidade LGBTQIA+, especialmente em se tratando do sul do país, marcado majoritariamente pela colonização branca e europeia, e pelo conservadorismo.  


+ Sobre os convidados:

Sérgio Adriano H (Joinville/SC) é artista visual, performer e pesquisador. Vive e produz em Joinville e São Paulo. Formado em Artes Visuais e Mestre em Filosofia. Foi selecionado em 2014 como um dos 30 artistas mais influentes do estado de Santa Catarina, tendo sua biografia incluída no livro Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina. Como artista, participou da Curatoría Forense Residências de Arte Contemporânea, Villa Alegre, Chile, 2014. Premiações: Medalha Victor Meirelles - Personalidade Artes Visuais, em 2018, concedida pela Acla – Academia Catarinense de Letras e Artes; Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, em 2018; Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura Estado de Santa Catarina nas edições de 2019, 2017 e 2014; 3° Salão das Artes, Mogi das Cruzes/SP, em 2016; 10° Salão Nacional Elke Hering, Blumenau/SC, em 2012; 10° Salão Nacional de Arte, Itajaí/SC, em 2005. Possui obras em acervos públicos como no Museu de Santa Catarina, Museu de Itajaí, Museu de Arte de Blumenau, Sesc e em acervos privados.

Elaine Sallas (Florianópolis/SC) é atriz, professora, produtora cultural, intérprete, ex-Conselheira Municipal de Cultura pelo Teatro e co-fundadora da Setorial de Cultura LGBTQIA+ em Florianópolis. Graduada em Artes Cênicas e Mestre em Teatro pela da Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Arte no Campo pela UDESC/INCRA/PRONERA. Como produtora executiva atuou no Festival Internacional de Formas Animadas – FITA FLORIPA, entre 2011 e 2017, no Projeto GRIOT, em 2015, e no Projeto Conexão Samba, do cantor e compositor Toninho Geraes, em 2012, no Rio de Janeiro/RJ. Em 2014, com o prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro, apresentou com a Fazendo Fita Companhia Artística o espetáculo Paper Macbeth, em Salvador/BA. Coordenou a equipe do projeto de arte-educação Papel Mundo, exposição artístico literária infanto-juvenil. Idealizou a 1ª Mostra Dissidente de Teatro Político em parceria com o Sesc/SC, em 2019. Integra o grupo de Pesquisa Imagens Políticas CEART/UDESC, com publicações que versam sobre o fazer artístico no campo. Atua como professora de Artes na rede pública estadual de SC e é intérprete nos grupos musicais Casa de Santo e Samba da Yabás.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .