O livro digital "Contos Ligeiros para Dias Longos" é uma construção coletiva, produzida a partir da oficina: "A leitura e os Sentidos", oferecida pelo Sesc São Miguel do Oeste. Ela faz parte do Projeto Arte da Palavra Sesc, uma das mais importantes iniciativas de valorização da literatura brasileira no país.
A produção foi conduzida pelo escritor André Soltau, a partir de reuniões virtuais diárias, todas as noites, entre 11 e 15 de julho. “A arte é do terreno do improvável. E eu fui surpreendido com os caminhos que meu trabalho tomou. Quando ofereci ao Departamento Regional do Sesc a oficina 'Leitura e Sentidos' era para criar um laboratório que colocasse na pauta os nossos processos criativos com as referências, medos, dores, alegrias e ideias de cada pessoa que aparecia para os encontros. E funcionou. Feliz por isso”, comemora o instrutor.
Os exercícios praticados resultaram no livro virtual, que está disponível para leitura gratuita na internet. São contos escritos por Adriana Brustolin, Alex Almeida, Bóris Garay, Céu Passos, Elisandra Sebben, Julia Bindel, Maria Inês Frozza, Marina Camargo Alves, Maria Lúcia Werlang, Micaela Herber, Salete dal Magro, Tininha Calazans, Wayza Verta e Vera Lúcia Parenza e organizado por André Soltau.
Na correria cotidiana, carregada de demandas, apelos sonoros e visuais, a leitura promete momentos de prazer ligeiros, indispensáveis para enfrentar os dias longos.
A leitura e os sentidos
Na foto, imagens da oficina "A leitura e os Sentidos", realizada de forma on line pelo Sesc São Miguel do Oeste. O trabalho, desenvolvido pelos participantes com a condução de André Soltau, resultou no E-book "Contos Ligeiros para Dias Longos" disponível para leitura gratuitamente, na internet.
"Imensamente feliz em poder participar da oficina arte da palavra....foi a minha primeira experiência. Lisonjeada por compartilhar conhecimentos com um grupo seleto e inteligente. Agradeço carinhosamente a Adriana Sesc São Miguel pela oportunidade. Ao André minha gratidão por ser tão virtuoso. Aos colegas meu solidário abraço de constância inquietude.....Viva nós!!!! Viva a Arte!!!! Viva a voz!!!! Viva nosso estandarte!!!!"PALAVRAS!!!!!" .
Maria Lúcia Werlang
“Mergulhar em um processo criativo – nesse caso, de escrita criativa – com outras pessoas pode nos surpreender. Foi o que aconteceu na oficina “A leitura e os sentidos” com o escritor André Soltau. Oferecida pelo SESC São Miguel do Oeste, com a mediação sensível e precisa de Adriana Brustolin, essa oficina foi uma experiência marcante. André Soltau tem um jeito próprio de “provocar” os participantes.
Boris Garay
"Cada aula foi um encontro e uma experiência abrindo janelas para a leitura e a escrita. Melhor dizendo, leituras e escritas. O curso, com seus temas e metodologias convidou a uma abertura dos sentidos numa perspectiva plural. Se as imagens e textos trazidas pelo professor expandiam os campos perceptivos, os exercícios propostos tinham um foco que contribuiu para a o aflorar da escrita. Embarcando na viagem, a turma se pôs a criar. A proposta de edição de um e-book com trabalhos nascidos dos processos foi um presente precioso".
Tininha Calazans
“Participar da Oficina Arte da Palavra 2022, promovida pelo SESC São Miguel do Oeste e ministrada por André Soltau foi um grande momento de aprendizado e troca de saberes. Para mim que sou um neófito na escrita literária foi uma oportunidade de aprofundamento da criação artística e também de estabelecer relações com outras linguagens da Arte. Penso que a abordagem utilizada pelo André, permitindo a manifestação das diversas visões artísticas dos participantes, de modo a pontuar a importância de nossa experiência pregressa na escrita, provocou o surgimento de tantas contribuições interessantes. A publicação do livro foi uma surpresa e um diferencial à parte, que nos provoca a seguir neste caminho da escrita criativa com um produto poético na bagagem. A promoção do SESC reunindo tantas culturas e realidades diferentes em um mesmo espaço virtual, mostra a força que a diversidade artística brasileira possui. Vida Longa ao ARTE DA PALAVRA!!!”
Alex Sander Silveira de Almeida
+ Arte da Palavra Sesc
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.
O projeto é composto por três tipos de circuitos:
- Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;
- Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;
- Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.
0 Comentários