O Sesc Joinville realizou a oficina minilivros, ministrada pela artesã e poetisa Cláudia Gonçalves (RS), entre 21 e 25 de setembro. Em cinco dias os inscritos das mais diversas regiões do Brasil participaram da oficina promovida pelo projeto nacional “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”, que teve como objetivo estimular a criação e interesse pelo objeto-livro, exercitar os sentidos, a concentração e a motricidade.
Os alunos participaram de forma on-line, através da plataforma Microsoft Teams, de todas as etapas para construção do minilivro, desde o delicado corte das páginas, a confecção da capa, o desenho e o fino cuidado com a letra. A concentração e entusiasmo sobre a criação é tanta que nem as dificuldades envolvendo a distância desanimaram os inscritos, como comenta a assistente de biblioteca Ana Paula Cordeiro “a oficina de minilivros, ministrada pela Cláudia, foi para mim muito proveitosa. Enquanto colaboradora da biblioteca do Sesc, pude aumentar meu repertório de atividades para todos os públicos. Apesar do distanciamento social, os participantes mantiveram-se entusiasmados para trocas de experiências e para novas técnicas de minilivros, o que gerou muita harmonia durante a oficina.”
Mesmo em tempos de distanciamento, promovemos encurtar a distância entre livros e leitores. O Arte da Palavra potencializa a importância de valorizar os profissionais da literatura, mesmo em um momento com grande impacto nas atividades artístico-culturais, além de realizar a circulação de ações que fomentem a criação literária e as diversas formas de produção. “A oficina contribuiu com importância imensa para cultura de Joinville, mesmo com dificuldades desse formato virtual, meu objetivo foi alcançado. Aprender fazer livros minis em meu ateliê, com todo conteúdo necessário e acompanhamento da autora durante os cinco dias. Foi prazeroso e completo. Se foi assim, quem diria se fosse presencial. Gratidão a Claudia Gonçalves e a equipe do Sesc Joinville”, comenta a aluna Katia Baeta.
O Sesc Santa Catarina expressa o compromisso com a difusão do acesso ao livro e a informação, promovendo formar leitores e fomentar a cadeia literária do estado. Além de projetos como o “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”, o Sesc SC conta com o Prêmio Literário Sesc Criança e 28 bibliotecas instaladas nas Unidades operacionais.
Confira os minilivros confeccionados durante a oficina:
Minilivro: Terror
Aluno: Linilson dos Santos
Minilivros
Aluna: Alba Cristina Chalegre
Minilivros
Aluna: Fernanda Souza Hermes
Minilivros
Aluna: Maria Itarina Soares
Minilivros
Aluna: Regina Marcis
Confira o trabalho da artista Cláudia Gonçalves:
Coleção Minilivros
Por: Cláudia Gonçalves
Minilivro Alberto
Por: Cláudia Gonçalves
Minilivro Já é Tarde
Por: Cláudia Gonçalves
Minilivro Sanfonado
Por: Cláudia Gonçalves
Minilivro Tarde de Ontem
Por: Cláudia Gonçalves
Minilivro
Por: Cláudia Gonçalves
Sobre a ministrante:
Cláudia Gonçalves, nasceu no Rio Grande do Sul, Brasil, 1968. É poeta, design de objetos e artesã. Coordenadora Editorial do Proyecto Cultural Sur/Brasil e Coordenadora do Projeto, ‘Poeta, mostra tua cara na escola’. Integrou o grupo, ‘República da Poesia’ que coordenava um sarau mensal em Porto Alegre - RS. Fez parte do movimento, ‘Poetas Pela Paz e Justiça Social’, idealizado pela Editora Alcance.
Atualmente, parte das suas criações é desenvolvida no atelier próprio, ‘ArtNano’ e faz um trabalho direcionado às escolas do ensino público, integrando dois projetos do Sesc: um estadual, ‘Mais Leitura’ e um nacional, ‘Arte da Palavra’.
É membro da Casa do Artesão de Porto Alegre, da Casa do Poeta Rio-Grandense, da Casa do Poeta Camaquense e Cônsul do movimento, ‘Poetas del Mundo’, Porto Alegre - RS.
Ministra oficinas de minilivros em bienais, feiras de livros, congressos, escolas, ONGs e centros culturais. Até o momento, o trabalho já foi desenvolvido em vários estados brasileiros e nos seguintes países: Uruguai, Colômbia e Chile.
Em sua trajetória poética, tem algumas parcerias musicais, participou de 56 antologias, tem poemas publicados em sites, jornais, revistas, e-books, entre outros. Muitos foram traduzidos para o inglês, o italiano o espanhol e o francês.
Tem trabalhos publicados em Portugal, Moçambique, Argentina, Peru, Colômbia e Chile. Livros: ‘Entrelinhas’ Edição artesanal da Fábrica de Cataventos – MG/ 2011, ‘Cerne’ Ed: PCSUR – RS/2015 e ‘Nanico’ mini livro de microcontos, Edição artesanal ArtNano - RS/ 2018.
0 Comentários