Embora as salas de ballet estejam sempre cheias de crianças sonhando com o palco, os figurinos e as luzes, podemos contar com muitos outros benefícios do ballet. Em todas as idades, ele contribui favorecendo o bem-estar físico e emocional com atividades que além de uma imersão artística, promovem:
Desenvolvimento intelectual; Auto-estima; Flexibilidade; Resistência corporal; Postura; Expressão; Memória; Equilíbrio; Reflexos; Agilidade; Coordenação motora; Respiração correta; Músculos trabalhados.
No Sesc em São Bento do Sul, o ballet clássico para crianças se divide em 2 categorias: o Baby Class e o Ballet Infantil. Clique aqui para consultar o serviço dessa atividade nas Unidades do Sesc em Santa Catarina.
O Baby Class está direcionado a crianças de 3 a 6 anos de idade. O principal objetivo das aulas é divertir e estimular a imaginação da criança. Elas brincam, jogam, se divertem e aprendem ao mesmo tempo realizando exercícios com movimentos que estimulam a criatividade e a expressão.
O Ballet infantil está direcionado às crianças maiores de 7 anos, já que exige mais disciplina e domínio do seu corpo. Através de uma sequência de exercícios, as aulas seguem movimentos básicos com exercícios de barra e de centro, que têm como meta desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas, a postura do corpo e a coordenação motora.
E quem estiver interessado em descobrir um pouco mais sobre esta atividade, a Unidade do Sesc em São Bento do Sul oferece aulas experimentais para alunos entre 3 e 9 e acima de 14 anos. Agende já a sua!
Por Deisi Janaína Correa, Técnica de Cultura do Sesc em São Bento do Sul
Luciana Silva, instrutora de Ballet da Unidade do Sesc em São Bento do Sul
A metodologia da aula é desafiar o condicionamento físico com múltiplos movimentos e nesta eterna busca por novas formas e figuras, todos os grupos musculares são trabalhados de forma harmônica e homogênea, fugindo da monotonia e estimulando os alunos. Por isso o ballet torna-se a mais completa atividade prática; mesclando movimentos clássicos, tonificação muscular, respiração, equilíbrio, flexibilidade muscular e memória. Luciana Silva, instrutora de Ballet da Unidade do Sesc em São Bento do Sul
Os nossos filhos começaram a fazer ballet juntos. O mais velho já havia se interessado muito cedo. Acredito que motivado pelas possibilidades físicas que isso lhe traria. Percebemos o processo de evolução de ambos nos últimos dois anos. As conquistas sempre muito comemoradas e valorizadas. Esta percepção da importância da determinação para vencer desafios é importantíssima para seus desenvolvimentos como pessoas.Fábio Beckert, pai de Gustavo, 12 anos e Cléo, 07 anos