Está no ar mais uma edição do Página Sonora, o podcast do Sesc que apresenta informações e trechos de obras literárias especialmente escolhidas pelos nossos curadores da Rede de Bibliotecas do Sesc.
Disponível nas principais plataformas de streaming, os episódios têm duração de cerca de cinco minutos e trazem trechos das obras e informações da ficha técnica. A experiência se torna ainda mais agradável com a trilha sonora e a leitura interpretativa dos nossos técnicos e assistentes de bibliotecas. Vale a pena conferir, ou melhor, ouvir.
Confira mais sobre as obras apresentadas nessa edição. Os comentários são dos próprios narradores de cada episódio
Livro: Vésperas
Vésperas” é um livro de homenagem a grandes autoras da literatura mundial. É um livro que fala da morte, sem ser mórbido. Traz uma prosa delicada e, ao mesmo tempo, forte sobre a passagem de nove importantes escritoras.
O conto escolhido para o podcast chama “Flapper” e homenageia Zelda Fitzgerald, de maneira tão bonita, mostrando o fim com a leveza da dança, ao mesmo tempo que se depara com a dureza da solidão. Adriana Lunardi tem uma escrita fluída, gostosa e impactante
Polyanna Orlonski Fuck- Técnica de Atividades do Sesc Canoinhas
Livro: Elas
O conto relata de forma sutil, romântica e verossímil, a situação vivida por uma mulher, Jussara, que não aceita o casamento que seu pai impõe, e foge. É uma mulher corajosa, que enfrenta dificuldades e desafios, que luta em busca de sua realização.
Elizabete Tomasi Bortolin - Técnica de Atividades do Sesc CriciúmaLivro: Espelhos Gêmeos
"Espelhos Gêmeos: Pequeno tratado das perversões" é uma obra em que o autor Péricles Prade transita entre os campos da literatura erótica e fantástica, com personagens e situações absurdas que conseguem ao mesmo tempo ser cômicas e tensas. O livro trata das perversões de forma não-julgamental, explorando o que leva as pessoas (e até objetos) a se envolverem em comportamentos considerados desviantes pela sociedade.
Através dos contos, Prade apresenta circunstâncias em que personagens são levados a experienciar diferentes formas de prazer, algumas vezes extremas e outras vezes mais sutis. No geral, "Espelhos Gêmeos: Pequeno tratado das perversões" é um livro provocativo e intenso, que oferece uma reflexão profunda sobre um tema complexo e muitas vezes tabu. A escrita de Prade é clara e precisa, tornando a leitura fluida mesmo quando aborda temas difíceis e desconfortáveis.
Gabriel Cunha Marchi - Assistente de Biblioteca do Sesc Tubarão
Livro: Nur: na escuridão
O livro “NUR- na escuridão” de Salim Miguel nos revela as perspectivas de um olhar, outro olhar sobre a ilha de Desterro, Florianópolis. Neste romance autobiográfico é possível acompanhar o desfecho e saga de uma família libanesa em Santa Catarina.
Ao ler Salim Miguel, é possível perceber as características marcantes do processo migratório e os impactos com o novo, com a (re) construção da identidade, da relação com a terra/lugar de onde vieram e também como é se adaptar com o novo, o diferente.
Ao ler este romance, deparei-me com o realismo com que os fatos são narrados, com a emoção com que Salim Miguel se debruça com olhar de quem é curioso e confuso com as mudanças, ao mesmo tempo em que é desbravador pela busca do pertencer à algum lugar.
Salim Miguel introduz à nós, leitores, arquétipos de uma Floripa mais nova, iniciante, a disputar espaços com o mar e com os habitantes que cintilam em fazer daquele lugar o seu lugar, um novo lugar para aqueles que provém de longe. Acompanhar essa saga de uma família de imigrantes libaneses que pretendem “desbravar” a América é mergulhar num passado de busca e de encontros por um mundo novo, na tentativa de construir, entre família, a herança trazida do Líbano, ao mesmo tempo em que se busca identificar e criar novos olhares pelo novo que é seu estabelecimento nos arredores do centro de Florianópolis e da cidade que chamava atenção para aqueles visavam um futuro de grandes conquistas.
“Nur- na escuridão” é um excelente livro para nos acompanhar nos diversos aspectos da literatura, trazendo além de romance, ficção, traz também análises até mesmo acadêmicas sobre a formação de um lugar e a identidade individual e coletiva quando se fala sobre construção de uma sociedade idealizada por nós e nossas expectativas.
Josimar Pereira da Silva - Assistente de Biblioteca do Sesc Chapecó
Confira os episódios:
Coliseu Tropical, de Viegas Fernandes da Costa; Na capital sul-americana do porco light, de Catarina Lins; Notas sobre arquivo, de Sarah Uriarte; O bruxo do Contestado, de Godofredo de Oliveira Neto e Melhores Poemas "Lindolf Bell", seleção de Péricles Prade.
0 Comentários