Página Sonora repercute a presença das mulheres na literatura catarinense


05/03/2021 - Atualizado em 08/03/2021 - 764 visualizações

As mulheres sempre escreveram, criaram e produziram cultura. Mas foi apenas na segunda metade do século XX, com o surgimento da crítica literária feminina, que essas trajetórias escritas realmente começaram a ganhar visibilidade, rompendo barreiras sólidas de preconceito e opressão. E ainda há muito a ser recuperado e conquistado. Hoje proliferam escritas e a literatura contemporânea é repleta de nomes de mulheres importantíssimas para a formação literária brasileira.

O podcast Página Sonora faz sua parte mostrando uma pequena, mas significativa parcela dessa produção. São 16 leituras já disponíveis de poemas, contos, crônicas e trechos de romance de escritoras que produzem em solo catarinense. Escolhemos destacar aqui algumas dessas mulheres que em seus trabalhos reverberam a voz do empoderamento feminino de forma contundente e sensível, embora todas, pelo simples fato de escreverem, estejam contribuindo para a luta pela visibilidade e circulação da arte feita por mulheres. Confira abaixo os episódios selecionados.

E muitas outras ainda serão lidas no Página Sonora!

A equipe de produção do Página Sonora agradece a todas as mulheres que escrevem!

Texto de Luciana Tiscoski, técnica de Cultura do Sesc Estreito (Florianópolis) e Palhoça.

O "Página Sonora", podcast da literatura feita em Santa Catarina, através da Rede de Bibliotecas do Sesc-SC, é um projeto dedicado inteiramente a autores que aqui tecem ou teceram suas histórias, seus relatos, pensamentos, pesquisas, diálogos e trocas, nos mais variados gêneros, estilos e linguagens. Clique nos links para acessar todos os episódios: 



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .