Palco Giratório apresenta o espetáculo de dança “Subterrâneo” (SP) em SC


27/08/2019 - Atualizado em 30/08/2019 - 1091 visualizações

O circuito nacional Palco Giratório Sesc traz para Santa Catarina o espetáculo "Subterrâneo" do grupo Gumboot Dance Brasil, de São Paulo, para apresentações gratuitas em oito cidades e oficinas em três. A obra traça um paralelo entre a África do Século XIX e o Brasil Atual e propõe uma reflexão sobre o “subtérreo dos corpos”, as relações, marcas e memórias que cada indivíduo periférico carrega e constrói diante do contexto em que vive ou sobrevive.

As apresentações são gratuitas e acontecem em Joinville (30/08), Jaraguá do Sul (espetáculo no dia 01/09 / oficina no dia 02/09), Blumenau (04/09), Laguna (06/09), Itajaí (08/09), Lages (espetáculo no dia 10/09 / oficina no dia 11/09), Concórdia (espetáculo no dia 13/09 / oficina no dia 14/09) e Chapecó (15/09). A classificação é livre e a programação detalhada pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/palco-giratorio-espetaculo-subterraneo.

O Gumboot é uma dança sul-africana em que os dançarinos utilizam botas de borracha para produzir sons enquanto executam coreografias batendo com os pés e com as mãos, produzindo uma comunicação potente e poética. O ritmo é marcado pela batida nas botas e pelas canções. O grupo é destaque na cena brasileira por ser o único no país a trabalhar esta dança. Através de sua pesquisa, o Gumboot Dance Brasil convida o público a uma viagem à África do Século XIX ao mesmo tempo em que se conecta com as atuais desigualdades sociais com as quais convivemos.

Uma banda tocando ao vivo junto com treze bailarinos que cantam, dançam e realizam uma grande percussão corporal com batidas em suas botas de borracha, dão o tom de Subterrâneo, que faz referências à ancestralidade, à história e às memórias de um povo que, embaixo da terra, lutou por sua sobrevivência e por riquezas que jamais seriam dele. A obra também faz um contraponto com o Brasil de hoje, onde, assim como nas minas, a população pobre trabalha em condições degradantes lutando pela sobrevivência saciando os donos das riquezas, sem nunca enriquecer.

A Oficina de Gumboot Dance é composta por exercícios rítmicos que surgem da leitura corporal e dos códigos construídos pelos mineiros que trabalhavam nas minas de ouro da África do Sul. Em sua essência traz na prática, elementos da brincadeira, do canto de trabalho e a sonoridade extraída do próprio corpo. O aluno experimenta de uma forma lúdica e musical, a possibilidade de criar códigos e diálogos percussivos, e com as diversas variações sonoras, chegarmos ao entendimento da história vivida no período de maior extração de ouro e diamante no final do século XIX na África do Sul. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/palco-giratorio-oficina-de-gumboot-dance

Sobre o Palco Giratório:
O Palco Giratório é o maior projeto de artes cênicas da América Latina que há 20 anos traz ações formativas e espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. O projeto possui reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de público e de espetáculos, e pela extensa abrangência das ações que atende a todas as regiões do Brasil. Em 2019 Santa Catarina espera em torno de 10 mil pessoas em 74 dias de programação, 63 apresentações, 4 Pensamentos Giratórios, 64 horas de oficinas além de ações expandidas e de mediação cultural. Os trabalhos apresentam a pluralidade e inovação da produção cênica brasileira no 16º Festival Palco Giratório – no mês de agosto, em Florianópolis – e nas 6 turnês por todas as regiões catarinenses – de abril a outubro. Esse ano o grande destaque são as propostas expandidas e de mediação, que ampliam as ações de formação para os diversos públicos. O público pode aguardar muitas novidades, emoções e encantamentos.

Sinopse “Subterrâneo”
O espetáculo traça um paralelo entre a experiência dos mineiros africanos do século XIX e a sobrevivência da população negra e periférica das grandes metrópoles brasileiras nos dias de hoje. Suburbanos explorados cotidianamente, com suas memórias sendo soterradas e suas vozes abafadas por um regime de extermínio que avança sistematicamente. Como sobreviver? Como ressignificar o cenário e resgatar a humanidade dentro de uma estrutura tão repressora e historicamente violenta?

Gênero: dança
Classificação: livre
Duração: 45 minutos
Ficha Técnica
Diretor e coreógrafo: Rubens Oliveira

Direção musical: Lenna Bahule e Rubens Oliveira
Trilha sonora gravada: Lenna Bahule, Alysson Bruno e Rubens Oliveira
Roteiro: Naruna Costa e Rubens Oliveira
Dançarinos: Danilo Nonato, Diego Henrique, Fernando Ramos, Munique Mendes, Naruna Costa, Pâmela Ammy, Rafael Oliveira, Rubens Oliveira, Samira Marana, Silvana de Jesus e Washington Gabriel
Músicos: Mauricio Oliveira (percussão e sax), Eduardo Marmo (baixo) e Alencar Martins (guitarra e violão)
Figurino: Danilo Maganha
Visagista: Emerson Murad
Cenário: Karen Furbino
Cenotécnicos: Alexandre Souza e Rager Luan
Pintura de arte: Edna Nogueira
Design de luz: Melissa Guimarães
Operação de luz: Kelson Barros
Operação de som: Rogério Sierra
Assistente de produção: Washington Gabriel
Produção geral: Kelson Barros (Cazumbá Produções Artísticas)

Grupo Gumboot Dance Brasil – São Paulo (SP)
Criado em 2008 a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, este grupo tem como proposta pesquisar e difundir a técnica Gumboot, por meio de workshops e apresentações. Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular criada no século XIX pelos trabalhadores das minas de ouro e de carvão da África do Sul. O Gumboot Dance Brasil foi indicado como melhor trilha de espetáculo pelo APCA 2018 e premiado com o Fomento à dança da Cidade de São Paulo, além de circulação pelo estado com seus espetáculos.

SERVIÇO

Joinville
30/08, às 20h
Teatro Sesc Joinville
Rua Itaiópolis, 470 – América
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Jaraguá do Sul
01/09, às 18h
Teatro Sesc Jaraguá do Sul
Rua Jorge Czerniewicz, 633
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

02/09, das 13h às 19h – Oficina
Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul – SCAR – Sala 201
GRATUITO

Blumenau
04/09, às 20h
Teatro Carlos Gomes
Rua XV de Novembro, 1181 – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Laguna
06/09, às 20h
Cine Teatro Mussi Sesc
Avenida Colombo Machado Salles, s/nº – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Itajaí
08/09, às 20h
Teatro Sesc Itajaí
Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

Lages
Teatro Marajoara
10/09, às 20h
Rua Pres. Nereu Ramos, 64 – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.

11/09, 13h às 19h – Oficina
Centro Cultural Vidal Ramos Sesc
* Inscrições na área de Relacionamento com Clientes do Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages
GRATUITO

Concórdia
13/09, às 19h30
Teatro do Sesc
Rua Romano Anselmo, 620 – Centro
* Ingressos disponíveis na área de Relacionamentos com Clientes do Sesc a partir de 01/09. Sujeito à lotação. Retirada de ingressos limitada para 4 ingressos por pessoa.

14/09, 2 turmas: 9h – 12h / 13h30 – 16h30 – Oficina
Inscrição na área de Relacionamento com Clientes.
* Valor: R$ 10,00 (estudantes / trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes) e R$ 20,00 (público em geral).

Chapecó
15/09, às 19h
Teatro Municipal do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês
Rua Assis Brasil, 20 D – Centro
* A retirada dos ingressos gratuitos acontece uma hora antes do espetáculo no local do evento.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .