Palco Giratório Sesc vai percorrer 96 cidades brasileiras em 2025


31/03/2025 - Atualizado em 31/03/2025 - 189 visualizações

Inicia a temporada do o maior projeto de itinerância de artes cênicas do país.

A 27ª edição do Palco Giratório, maior projeto de itinerância de artes cênicas no Brasil, será lançada em Recife, entre 25 e 27 de abril. A partir dessa data, 16 grupos de 15 estados circularão por 96 cidades brasileiras até dezembro, levando à plateia teatro, circo, dança, performance e teatro infantil.

A grandiosidade do projeto se mostra pela diversidade regional dos artistas, das linguagens e pelo número de espetáculos que chegará ao público. A programação poderá ser acompanhada no site e redes sociais do Sesc em cada estado.

O circo será o grande homenageado do Palco Giratório 2025 por meio da Escola Pernambucana de Circo, projeto social que tem grande impacto na periferia do Recife, e de Fátima Pontes, líder da companhia há 27 anos. Fátima é referência na arte circense do país, além de atriz, pesquisadora e dramaturga.

Espetáculos de teatro, circo, dança e performance  

Os 16 grupos levarão ao público humor, poesia, música, teatro e dança, além do universo do circo. Os espetáculos passam por temas que vão da influência dos povos ancestrais, espiritualidade, relações familiares à inclusão social. Esse é caso do espetáculo ‘Da Janela’, da Trupe do Experimento, do Rio de Janeiro, que narra a amizade entre três crianças e utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover acessibilidade.

‘Ané das Pedras’ é uma peça de teatro performativo produzido pela Coletiva Flecha Lançada Arte, da cidade do Crato, no Ceará. A performance de Bárbara Matias Kariri mostra um ritual de plantação de pedra, como quem conta um sonho, e revela ao público a arte da cena dos povos indígenas e sua urgência de trazer seus saberes para o centro dos debates.

O grupo Dimenti, da Bahia, participa do Palco Giratório com o espetáculo ‘Biblioteca de dança’, em que artistas transformam seus corpos em ‘livros vivos’ para compartilhar com o público memórias associadas a danças e pensamentos, que marcam a vida de cada um.

“O Palco Giratório permite essa difusão e o intercâmbio entre artistas e o público nas mais diferentes expressões criativas. A curadoria é formada por profissionais do Sesc de todo o país que acompanham o cenário teatral em suas regiões. Isso possibilita essa diversidade de apresentações e temáticas, que retratam a riqueza da produção cênica brasileira. Outro ponto relevante é o poder que esse modelo de itinerância tem de impulsionar a economia criativa, ao levar artistas para um número tão grande de cidades, movimentando a cadeia da cultura e de outros setores, como logística, comércio e hotelaria”.

Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc

Programação em Santa Catarina

Em Santa Catarina, a programação acontece em junho e julho com Festival em Joinville (18/06 a 03/07), Mostras em Itajaí (20 a 25/06), em Florianópolis (22 a 27/06), e Criciúma (24 a 29/06), além do Circuito de espetáculos pelo estado (02/06 a 14/07). A agenda será divulgada previamente no site www.sesc-sc.com.br.

Histórico

Palco Giratório foi lançado em 1998 e já contou com a participação de 412 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo cerca de 10.000 apresentações a um público estimado em mais de 5 milhões de espectadores. É reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros.

Mais informações em www.sesc.com.br/palcogiratorio

Grupos que participam do Circuito Nacional Palco Giratório 2025: 

  • Acre: Coletivo Iluminar (Monólogo Híbrido Experimental) 
  • Alagoas: Ozinformais (Dança) 
  • Bahia: Dimenti Produções Culturais (Dança/Performance) 
  • Ceará: Coletiva Flecha Lançada Arte (Teatro Performático) 
  • Ceará: Pavilhão da Magnólia (Teatro Documental) 
  • Goiás: Ateliê do Gesto (Dança) 
  • Mato Grosso: Du Cafundó (Circo) 
  • Mato Grosso do Sul: Grupo Fulano di Tal (Teatro / Poesia) 
  • Minas Gerais: Esparrama! (Dança-Teatro) 
  • Pará: Las Cabaças (Comédia / Palhaçaria) 
  • Paraná: Grupo Baquetá (Musical / Teatro Afroindígena / Teatro para as Infâncias) 
  • Pernambuco: Trupe Circus (Escola Pernambucana de Circo) (Modalidade: Circo) 
  • Piauí: Original Bomber Crew (Modalidade: Dança Contemporânea)  
  • Rio de Janeiro: Trupe do Experimento (Teatro Infantil) 
  • Rio Grande do Sul: Coletivo Água Redonda e Comprida (Dança) 
  • São Paulo: Aysha Nascimento, Naruna Costa e Jhonny Salaberg (Teatro)      

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .