Sesc Palhoça abre exposição Arte na Cidade “Paisagem na pintura, pintura da paisagem”


07/11/2019 - Atualizado em 07/11/2019 - 434 visualizações

A partir do dia 12 de novembro a Unidade do Sesc Palhoça estará com a exposição do projeto Arte na Cidade, com obras de artistas locais, com o tema “Paisagem na pintura, pintura da paisagem”. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Na abertura, haverá um bate-papo com os artistas das obras expostas. Com a curadoria de Luciana Knabben, a exposição pretende discutir, dimensionar e refletir a paisagem e a pintura através das obras dos artistas: Ane Fernandes, Anna Moraes, Diego de Los Campos, Flávia Duzzo, Franzoi, José Maria Dias da Cruz, Julia Amaral, Lela Martorano, Lena Peixer, Leticia Cardoso, Lucila Vilela e Rui Kronbauer. No dia 21 de novembro, a curadora irá mediar a visitação das 18h às 20 horas.

A paisagem está diante de nossos olhos a todo momento. No entanto, vive-se um tempo em que não nos permitimos mais parar para observar e perceber a paisagem que nos cerca, devido à velocidade imposta por afazeres cotidianos inadiáveis. A exposição “Paisagem na pintura, pintura da paisagem”, do projeto “Arte na Cidade”, do Sesc, leva a Palhoça uma proposta de repensar o olhar sobre a paisagem pictórica a partir das obras de 12 artistas contemporâneos de Florianópolis e região. O recorte desse lugar indiviso através da obra desses artistas nos permite perceber o quanto a paisagem não é pura, o quanto está sempre permeada de outras linguagens e diversos meios. Encontramos paisagem em fotografias, gravuras, instalações, performances, esculturas, desenhos e pinturas, entretanto, elas não podem ser separadas e setorizadas, tudo se mistura e se contamina.

As questões que se colocam para repensarmos o olhar surgem como roteiro para a visitação dessa exposição. O que é uma paisagem hoje? Como podemos definir a nossa paisagem? Podemos considerar a paisagem interna de um artista na pintura, por exemplo? A paisagem pode estar na cidade, nos animais, nas plantas? Está em todos os lugares? Qual é a sua paisagem? Essas perguntas foram feitas aos 12 artistas convidados a refletirem a paisagem. Na história da arte, a temática paisagem aparece primeiramente na pintura e segue uma longa trajetória, desde os artistas românticos até os atuais, sempre se reinventando. A paisagem contemporânea parte da pintura, e hoje, está em outros lugares. É a reflexão desse território pictórico da paisagem que buscamos suscitar. Onde está a paisagem, onde está a pintura?

O objetivo da proposta do Sesc com o projeto Arte na Cidade é disponibilizar um curador para elaboração de uma exposição única que reproduz o estágio artístico e cultural da cidade e região, através de um recorte da produção. Os artistas são beneficiados com a visita do curador em seus ateliês o que possibilita a reflexão e a troca de ideias em torno da produção do artista.

SERVIÇO: Arte da Palavra - Exposição “Paisagem na pintura, pintura da paisagem”
Data: 12 a 26 de novembro de 2019, de segunda a sexta, das 10h às 18h
Vernissage - conversa com os artistas: 12 de novembro, às 19h
Visita mediada: 21 de novembro, das 18h às 20h
Local: Sesc Palhoça – Sala de música
ENTRADA FRANCA
Obs.: caso deseje agendar uma visita, favor entrar em contato através do e-mail luciana.12135@sesc-sc.com.br 
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/arte-na-cidade-exposicao-paisagem-na-pintura-pintura-da-paisagem




Ane Fernandes

José Maria Dias da Cruz

Julia Amaral

Lela Martorano

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .