Confira os novos episódios do Página Sonora
Já estão disponíveis os cinco novos episódios do Página Sonora, podcast da Rede de Bibliotecas do Sesc-S, que apresenta um panorama da literatura produzida a partir de Santa Catarina. Nesta edição, foi realizada uma seleção especial de coletâneas de poesia, para convidar os leitores a conhecer alguns livros escritos por poetas catarinenses e inaugura também a programação em alusão a Semana do Livro e da Biblioteca, que será realizada ainda neste mês nas 28 Bibliotecas da Rede Sesc. Acesse os programas pelo Spotify e Youtube.
Nos novos episódios, os funcionários de Sesc emprestam suas vozes para ler alguns poemas dos livros: “Palhano, entre embaúbas”, de Cristiano Moreira, “Cordilheiras”, de Elisa Tonon, “Duração”, de Juliana Ben, “Somos instantes: poesias”, de Samantha Buglione e “Começa com a mão” de Tobias Nunnes. Os episódios que tem duração de aproximadamente 4 minutos podem ser acessados pelo pelo Spotify e Youtube.
Semana do Livro e da Biblioteca
Neste mês é celebrada a Semana do Livro e da Biblioteca, que acontece de 23 a 27 de outubro. As atividades serão realizadas na Rede de Bibliotecas do Sesc Santa Catarina, com o evento "Biblioteca Inquieta: Território de Poesia. As 28 bibliotecas se transformarão em um lugar de imersão, fruição, vivência e discussão da poesia escrita por autores catarinenses. A programação que vai acontecer de segunda a sexta em horários variados será diversificada para atender o público de todas as idades.
Para saber mais dos episódios desta temporada confira os depoimentos dos leitores desta temporada do Página.
“Palhano, entre embaúbas”, de Cristiano Moreira, publicado em 2022 pela editora Papel do Mato. Leitura de Ricardo Frohlich dos Santos, motorista do BiblioSesc de Mafra.
"O livro é uma verdadeira obra-prima que nos transporta para um universo poético repleto de sensibilidade e conexão com a natureza. Suas palavras nos envolvem como os galhos das embaúbas, despertando emoções e reflexões profundas. Uma leitura indispensável para os amantes da poesia"
“Uma poesia que envolve pela costura da escrita e imagem que criamos a cada palavra. A autora nos faz trilhar ruas, cruzar rios, estradas, montanhas, cordilheiras como camadas da nossa vida, explorada quando permitimos adentrar por caminhos antes não percorridos. No início a leitura me inquietou... talvez pela velocidade das palavras. Depois veio a vontade de explorar o que estava diante dos meus olhos.”
“Cordilheiras”, de Elisa Tonon, publicado em 2022 pela editora Caiaponte. Leitura de Morgane Terezinha Gasparetto, Técnica de Cultura do Sesc Xanxerê
“Duração”, de Juliana Ben, publicado em 2021 pela editora Papel do Mato. Leitura de Juliana Elisa Fantini, Assistente de Biblioteca do Sesc Brusque.
“Em um livro íntimo e profundo, Juliana trata da duração das coisas em diversos aspectos: desde a dor em deixar ir, à saudade do que já foi. Entre amores, rotinas e vivências, o livro é capaz de conectar os leitores que se veem em situações conhecidas ou vividas por todos nós. É uma obra reflexiva na mesma medida que causa nostalgia: toca o interior e faz pensar sobre as finitudes que atravessamos ao longo da vida.”
“Somos instantes: poesias” tem o poder de relacionar nossas memórias de amores unidos com os elementos dos poemas. É possível sentir no âmago um intenso sentimento de identificação com o que temos no decorrer de cada linha! A realidade abrupta nos atinge através de uma escrita criativa e fluida, e nos faz refletir sobre a coexistência do caos de harmonia presentes em todas as nossas versões.”
“Somos instantes: poesias”, de Samantha Buglione, publicado em 2018 pela editora Caseira. Leitura de Flavia Alessandra Assman Sommer e Karla Isabella Klaus do Sesc Concórdia.
"Começa com a mão”, de Tobias Nunnes, publicado em 2022 pela editora Libertinagem. Leitura de Haiany da Silva Felisberto, Assistente de Biblioteca do Sesc Joinville.
“De forma intensa, em “Começa com as mãos”, Tobias Nunnes percorre entre as emoções de se relacionar em tempos de aplicativos. É uma leitura sensível que nos mostra que, encontros e amores que surgem tão rápidos, e desencontros que acontecem na mesma proporção, ainda são amores. E que quem passa por nós, deixa sim algo de si e você pode sempre revisitar as lembranças, se quiser.”
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários