Prêmio Literário Sesc Criança
Na sua 4ª edição, e com três títulos para o público infantil já publicados e distribuídos gratuitamente, o Prêmio Literário Sesc Criança amplia seu objetivo de valorizar a produção literária catarinense e a formação de leitores com a criação da categoria juvenil no edital de 2024.
Ao todo, foram 210 textos inscritos validados, sendo 150 por mulheres e 60 por homens, entre 6 e 82 anos, de diversas cidades do Estado e residentes em outras cidades do país e no exterior, como França, Irlanda e Luxemburgo.
No dia 25 de julho de 2024, em reunião presencial na sede do Departamento Regional do Sesc Santa Catarina, reuniu-se a Comissão Julgadora, composta por André Neves, Anelise Zimmermann e Felícia Fleck, para selecionar as narrativas do prêmio realizado pela Rede de Bibliotecas do Sesc. Cada membro da Comissão Julgadora recebeu previamente os 158 textos da Categoria Infantil e 52 textos da Categoria Juvenil inscritos no edital de 2024. Após análise e discussão, a partir dos critérios estabelecidos no edital, a Comissão elegeu as seguintes narrativas vencedoras em cada categoria:
- Categoria Infantil: Narrativa “João” de autoria de Inara Moraes (Florianópolis).
"Ao saber da abertura do concurso, lembrei do texto escrito no ano de 2016 que estava 'descansando' e que pensava ter potencial para publicação. Me inscrevi pela importância do Sesc na formação do leitor literário no país e fiquei muito surpresa ao saber da notícia. Escrever é um sonho lapidado há mais de vinte anos, e que bom que Milton Nascimento eternizou com sua voz e o Clube da Esquina que sonhos não envelhecem. Me sinto renascida de alegria!" - Inara Moraes
- Categoria Juvenil: Narrativa “A Queda de Ícaro” de autoria de Bruno Ricardo Gessner (Jaraguá do Sul).
"Nunca publiquei nenhum texto de ficção. Fiquei sabendo do Prêmio Literário Sesc Criança por meio de minha namorada, que viu um post no Instagram e compartilhou comigo. Eu tinha essa história engavetada há alguns anos e achei que seria uma boa oportunidade participar do concurso. Fiquei bastante surpreso com o resultado, e também muito feliz e honrado, em especial por se tratar do público infanto-juvenil, já que o desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura ajuda na formação do caráter." - Bruno Ricardo Gessner
Na categoria Juvenil, o segundo texto melhor pontuado foi de Arthur Crespi Castro, de apenas 10 anos.
Considerando ser um autor estreante e pela qualidade do texto, a comissão sugeriu menção honrosa ao texto “As Aventuras de Pinto Junior” de autoria de Arthur Crespi Castro.
"Por ser aluno da Escola Sesc, acabou tomando conhecimento do concurso por meio de um cartaz na biblioteca da instituição. Ele se inscreveu na esperança de ter um livro publicado, uma vez que já havia escrito outras histórias, mas que não haviam sido publicadas. Quando soube da menção honrosa e da possibilidade de ter seu livro publicado, comemorou muito dizendo: 'Eu nem acreditei. Esse é o momento mais feliz da minha vida. Essa vai ser a minha primeira publicação.'" - Álisson Castro (pai de Arthur Crespi Castro)
A partir da menção, o Sesc fez uma carta convite para publicar o texto pela Editora Sesc-SC, como forma de estímulo para que mais crianças de todas as idades se aventurem na escrita literária.
Agora, o Sesc inicia o processo de produção dos livros para as narrativas com profissionais que serão contratados para colaborar com as etapas de edição, ilustração, projeto gráfico e revisão. A previsão de publicação é no primeiro semestre de 2025, quando um novo edital deve ser anunciado para inscrições.
Reunião de seleção dos texto inscritos no edital 2024.
Conheça os autores premiados e com menção honrosa:
Inara Moraes - Autora do texto "João"
Mora em Florianópolis, na Lagoa da Conceição. É bacharel em Comunicação Social e mestre em Educação. Especialista em Educação Infantil, é pesquisadora com textos publicados sobre imaginação, infância, formação de professores e literatura. Escritora de livros para a infância, ela também atua com leitura crítica de originais de literatura infantil e infantojuvenil. Inara também atua como assessora pedagógica da educação infantil em uma escola de Florianópolis. Tem três livros publicados: Problema que bicho tem, em parceria com o escritor Caio Riter, publicado pela Editora Edelbra em 2018, O que se esconde na gente, publicado pela Physalis Editora em 2023, e O museu de Fernanda, publicado por Pedro e João editores, em 2024.
Bruno Ricardo Gessner - Autor do texto "A Queda de Ícaro"
Bruno tem 36 anos. Nasceu, cresceu e mora em Jaraguá do Sul. Também morou um tempo em Florianópolis, onde se formou em Letras Francês. Atualmente é mestrando no Programa de Estudos da Tradução, na Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisa e traduz literatura fantástica do século XIX. Além de gostar de ler e de fazer coisas banais, como assistir a filmes e ouvir música, o que o faz feliz é estar próximo de quem ama.
Arthur Crespi Castro - Autor do texto "As Aventuras de Pinto Junior"
Sobre a Comissão Julgadora:
Comissão Julgadora: Felícia Fleck, André Neves, e Anelise Zimmermann.
Felícia Fleck é bacharel em Biblioteconomia e doutora em Ciência da Informação pela UFSC. Há 19 anos, se dedica profissionalmente a contar histórias para crianças, jovens e adultos. Compartilha essa experiência em oficinas, cursos e palestras, incentivando o despertar de novos contadores e mediadores de leitura. Participou de projetos, eventos e festivais em várias partes do Brasil e também na Argentina, Chile e Espanha. Além de contadora de histórias, é atriz e professora. É protagonista da série "Conta Contos", do canal Escola Plus (Sky). É professora colaboradora da Especialização em "Tecnologias Digitais" da Uniarp, em Caçador, e na Especialização em "Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária" na Unochapecó, em Chapecó. Mantém um grupo online de estudos e práticas em Contoterapia.
André Neves é formado em relações públicas, mas foi nos livros que encontrou a sua arte. Hoje o artista escreve e ilustra histórias para as infâncias de todos os leitores. O autor tem vários livros publicados, alguns traduzidos em diversos países. Também participou de mostras e exposições de ilustração no Brasil e no exterior. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi agraciado com cinco prêmios Jabuti, entre texto e ilustração, e quatro prêmios Açorianos - prêmio de literatura em Porto Alegre, onde morou por 20 anos. Grande parte dos seus livros possui selos "Altamente Recomendável", concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Recebeu o Prêmio Especial Lucca Comics e Games, na Itália, em 2007, e o XV Prêmio Internacional de Livro Ilustrado Infantil e Juvenil pela Conacultura, México, em 2011. É professor de cursos dedicados às áreas de leitura, literatura e ilustração e já colaborou como docente na Scuola Internazionale d'Ilustrazione Stepan Zavrel, prestigiada escola de ilustração na Itália. Em 2022 foi nomeado para o Prêmio ALMA (Prêmio Memorial Astrid Lindgren), um dos maiores do mundo na categoria, criado em 2002 e concedido anualmente pelo Governo Sueco através do Conselho Nacional da Cultura.
Anelise Zimmermann é doutora pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com bolsa CNPq pelo Programa Ciências sem Fronteiras em Doutorado Sanduíche na University of the Arts London, Reino Unido, com estudos voltados à prática, aprendizagem e ensino do desenho. Durante essa pesquisa, desenvolveu a série de filmes Desenho Conectando Conhecimentos, a qual ganhou o prêmio destaque na Bienal Brasileira de Design Gráfico de 2019. É professora efetiva na graduação do Departamento de Design e na Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. É integrante do LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária/UFSC. Faz parte do Programa de Extensão Apotheke (UDESC). Concluiu Mestrado em Artes Visuais pela UDESC (2008) com pesquisa voltada à ilustração de livros infantis. Dentro desta mesma área, participou de cursos no Central Saint Martin College of Art and Design - University of the Arts London no Reino Unido (2006) e na Scuola Internazionale d'Illustrazione em Sàrmede/Italia (2011). Desenvolve projetos para livros infantis e entre os livros ilustrados estão No Cafundó das Estrelas (Sérgio Napp, 2013), livro selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para integrar o catálogo de publicações representando o Brasil na Children's Book Fair em Bologna/Itália de 2014, O Gato (Bartolomeu Campos de Queirós, 2014), o qual ganhou o prêmio de Os 30 melhores livros do ano de 2014 pela Revista Crescer, Histórias Sopradas em Vento (Fábio Medeiros, 2018) e Triolé, Triolé, Vamos Ler? Poemas de Cruz e Sousa (Eliane Debus (Org.), o qual recebeu o selo de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (2022). Possui Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual (UFSM) e Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (UFSM).
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários