O Sesc-SC orgulhosamente apresenta o Página Sonora 2023. Criado há aproximadamente dois anos, o Podcast já conquistou cerca de 14 mil ouvintes em seis países e ficou entre os 5% mais compartilhados do mundo. A ideia do projeto, desenvolvido pela Rede de Bibiliotecas do Sesc, é formar leitores, além de valorizar e difundir a literatura catarinense. Este ano, os episódios serão lançados a cada dois meses nas principais plataformas de streaming como Spotify, Google Podcast, Anchor e também no You Tube do Sesc-SC.
A curadoria dos títulos foi realizada pela equipe do Sesc, que dá algumas pistas sobre o que vem por aí. "Este ano vamos ter muitos lançamentos literários de poesia e contos, com maior presença de mulheres", explica a Analista de Cultura, Marilaine Hahn.
Para que os leitores possam usufruir dos títulos apresentados no podcast, o Sesc disponibiliza as obras em suas bibliotecas no estado para empréstimo, acessíveis não apenas pelos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, público prioritário da instituição, mas por toda comunidade.
Nos episódios, a leitura dos textos é feita por colaboradores do Sesc de várias cidades de Santa Catarina. Eles contaram para gente um pouquinho da história e dos dramas dos personagens, para provocar a curiosidade do público quanto ao conteúdo. Neste bimestre, estão disponíveis: Coliseu Tropical, de Viegas Fernandes da Costa; Na capital sul-americana do porco light, de Catarina Lins; Notas sobre arquivo, de Sarah Uriarte; O bruxo do Contestado, de Godofredo de Oliveira Neto e Melhores Poemas "Lindolf Bell", seleção de Péricles Prade.
Confira abaixo as impressões de nossos narradores sobre as obras selecionadas
Maria Julia Vargas - Assistente de Biblioteca do Centro Cultural Vidal Ramos (Lages)
Coliseu Tropical
Episódio 149 - trecho do livro "Coliseu tropical", de Viegas Fernandes da Costa, publicado pela Kotter Editora em 2021. Leitura de Maria Julia Vargas (Assistente de Biblioteca do Centro Cultural Vidal Ramos )
Coliseu Tropical é um livro com uma alma que transcende a poesia, impossível devorar todas as palavras de uma só vez. Trazendo uma imersão à nossa história brasileira, que em algumas páginas e possível sentir o coração pular para boca, uma reflexão sobre eventos que caem no esquecimento do povo. Trará à tona as nossas feridas enraizadas, em que você verá as imagens passando pelos seus olhos nitidamente. Você vai encontrar uma escrita fluida e, no meio, irá parar, sentir e perceber que as palavras entregam mais que sentido, carregam uma história marcada por dor e sofrimento. Convido você a conhecer a história do Jorge, do Cleidenilson, de Deus e de tantos outros que você vê pelo noticiário ou no dia-a-dia. É um livro que incendeia o pensamento e o espírito. Como cita Viegas "A América Latina é um cão lambendo suas feridas com a língua áspera". É um livro de encher os olhos e o cérebro.
Gabriel Souza Alcântara Machado, Jovem Aprendiz do Sesc Palhoça.
Na capital sul-americana do porco light
Episódio 150 - trecho do livro "Na capital sul-americana do porco light", de Catarina Lins, publicado pela Editora 7Letras em 2018. Leitura de Gabriel Souza Alcântara Machado, Jovem aprendiz do Sesc Palhoça.
Um livro com poemas envolventes, que cativam e te prendem até o final, tanto pelo que é dito, quanto pela expectativa do que Catarina irá dizer no próximo verso. Desvendar as histórias através das palavras de Catarina Lins traz ao leitor sensações diversas, que vão de incômodos sutis até a identificação instantânea com situações que todas as pessoas já experienciaram em algum momento: um término, uma conversa com a gente mesmo, uma expectativa quebrada, o desenho de um sonho que é quase como a vida real, mas ainda é um sonho. E tudo isso, muitas vezes sem ponto mesmo, nem vírgulas. No poema "As partes raramente tocadas”, um dos escolhidos para esse episódio do Página Sonora, senti uma forte conexão com a história, que retrata o início de um sonho quase romântico que, no final, revela uma realidade que pode ter sido quase feliz. No poema, a autora revela que no sonho, ela escrevia como na vida real, mas que no mundo onírico haveria sentido nas coisas que eram escritas e, sutilmente, nos lembra que é complexo buscar sentidos nos sentimentos, e esse é um livro de sentimentos. De leitura rápida, você entra e sai da história, quase sem perceber o caminho que percorreu, mas é um livro que nos leva a várias paisagens, de Manam até a Rússia, da estação da Luz até as áreas ao redor do Japão, pela Capital Sul Americana do Porco Light.
Kélen da Conceição Guedes/ Assistente de Biblioteca do Sesc Palhoça
Lindolf Bell: Melhores Poemas
Episódio 151 - trecho do livro da coleção Melhores Poemas "Lindolf Bell", seleção de Péricles Prade, publicado pela Editora Global em 2009. Leitura de Kélen da Conceição Guedes/ Assistente de Biblioteca do Sesc Palhoça
Os poemas de Lindolf Bell, selecionados por Péricles Prade, nos faz retornar à infância, às memórias afetivas, às pessoas queridas, como nos poemas, “Carta a uma amiga” e “Ode a Timbó revisitada”. Segundo consta no livro, Lindolf Bell, recitava seus poemas em diferentes lugares, de viadutos a eventos de todos os estilos. Fazendo da sua poesia, uma arte acessível a todos, tratando de questões sociais as mais subjetivas. Um ótimo livro para conhecer a obra deste importante poeta Catarinense.
Jaqueline Dziubatey de Camargo, Técnica de Cultura do Sesc Jaraguá do Sul
O bruxo do contestado
Episódio 152 - trecho do livro "O bruxo do contestado", de Godofredo de Oliveira Neto, publicado pela Editora Nova Fronteira em 1996. Leitura de Jaqueline Dziubatey de Camargo, Técnica de Cultura do Sesc Jaraguá do Sul
O romance de Godofredo de Oliveira Neto resgata a história do Contestado a partir de diversas perspectivas, trabalha ficcionalmente os temas em diálogo com um importante evento da memória nacional, a Guerra do Contestado, o livro desenvolve uma reflexão sobre os processos históricos de violência, em que o Estado aparece como agente violador contra os revoltosos. No romance são descritos de maneira original e necessária as memórias do personagem Gerd Runnel rememorando o passado violento e brutal da guerra, sempre na esperança de uma vida próspera no Contestado. O romance também aborda com riqueza de detalhes a Segunda Guerra Mundial no Brasil e os primeiros anos da ditadura militar.
Blenda Trindade / Técnica de Cultura do Sesc Itajaí
Notas sobre o arquivo
Episódio 153 - trecho do livro "Notas sobre o arquivo", de Sarah Uriarte, publicado pela Des editora em 2021. Leitura de Blenda Trindade / Técnica de Cultura do Sesc Itajaí
"Notas sobre arquivo é mais que um livro, objeto e literatura. É encontro, é um entre. Aqui encontramos fragmentos da Sarah, as memórias do corpo, a ligação entre ela, estas mulheres e os espaços. Sarah cede as referências que a compõe numa intimidade de quem convida para um café e uma conversa. Nessa conversa, que nesse encontro é entre livro e leitora, é impossível sair ilesa. Na minha fala entrego as palavras da Sarah citando Bill, dialogando com Gertrude, compondo com Sarah que tenta escrever sobre Florbela soando como Sarah escrevendo sobre Florbela. Enquanto artista, faço os meus atravessamentos e te convido para se juntar a estas conversas."
+Página Sonora
Em 2022 foram produzidos 49 episódios. Ao todo, desde sua criação o podcast já teve 5.999 visualizações (nas plataformas de streaming) e 7.959 visualizações no You Tube SC. O podcast aproxima a comunidade catarinense da arte escrita no estado, valoriza e incentiva a produção literária e realiza um mapeamento dessa produção e dos artistas que integram a cena literária catarinense.
O projeto reconhece o povo e a sua cultura, com suas memórias, narrativas e seu imaginário. Também possibilita a troca de referências literárias de antigas gerações de escritores com autores estreantes e contemporâneos, em uma profusão de estilos e linguagens, além de criar um registro da produção literária com diversidade e qualidade, tornando-se praticamente um guia de autores catarinenses.
O conteúdo criado e disponibilizado gratuitamente pode ser utilizado por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, como fonte de pesquisa e ponte para ampliar o alcance da literatura no nosso estado e para fora dele.
O projeto está alinhado com o “Objetivo 4: Educação de Qualidade”, na medida em que contribui no acesso à informação e à cultura e com o “Objetivo 5: Igualdade de gênero”, uma vez que contempla autorias de homens e mulheres em igual peso no projeto, assim como contempla os demais gêneros, raças e origens. Atende ao “Objetivo 10: Redução das desigualdades”, considerando o acesso democrático, pois atinge regiões centrais e periféricas; é transfronteiriço, podendo ser consultado e apreciado em qualquer país do mundo, por pessoas com acesso à internet. Relaciona-se ainda ao “Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis”, por ser um conteúdo inteiramente virtual, trata-se de um material limpo e gratuito, não atentatório ao ambiente.
0 Comentários