Programação especial “Biblioteca Inquieta: Navegue pelas águas de O rio", de 25 a 29 de abril


20/04/2022 - Atualizado em 27/04/2022 - 472 visualizações

Tem lançamento especial rolando na Rede de Bibliotecas Sesc-SC!

A primeira edição do projeto Biblioteca Inquieta de 2022 traz uma programação especial para lançar o livro vencedor do Prêmio Literário Sesc Criança: “O rio”, escrito por Pedro Cunha com ilustrações de Flávia Arruda. De 25 a 29 de abril, os leitores estão convidados a mergulhar na narrativa, através de ações no YouTube Sesc-SC e atividades presenciais nas 28 Bibliotecas da rede, com a participação de artistas locais e sorteio de mais de 1.500 exemplares da publicação.

"O rio" é, a um só tempo, prosa e poesia em texto e imagens. O leitor, de qualquer idade, ao se descobrir navegando pela águas da narrativa vai mergulhar em uma obra encharcada de metáforas. A publicação impressa está disponível para empréstimo e consulta nas Bibliotecas do Sesc-SC e está sendo distribuída para bibliotecas municipais e instituições de cultura e de ensino de Santa Catarina.

Conta ainda com uma versão digital e áudio com a leitura completa da prosa poética pelo próprio autor e trilha sonora de Luis Cunha, feita em edição especial para o podcast Página Sonora. Além dos audiovisuais que serão lançados no YouTube do Sesc-SC, com narração em português por Josiane Geroldi e em Libras por Naiara Valentini.

Participe da programação!

A programação virtual inicia no dia 25/04 (segunda-feira), às 10h, com o lançamento de “O rio” em audiovisual no YouTube do Sesc-SC. São dois vídeos, um narrado em português por Josiane Geroldi e outro em Libras por Naiara Valentini.

No dia 26/04 (terça-feira), às 10h e 14h, acontecem lives de bate-papo com os autores Pedro Cunha e Flávia Arruda, mediado por e Eliane Debus, professora, escritora e pesquisadora de literatura infantil. A atividade contará com tradução em Libras.

O público poderá participar ainda de uma oficina de mediação do livro "O rio" realizada no formato de live no dia 27/04 (quarta-feira) em dois horários: 10h e 14h, acessível em Libras. A atividade será conduzida pela Doutora em Educação e pesquisadora de literatura infantil Maria Laura Pozzobon Spengler. O objetivo é possibilitar vivências literárias a partir do encontro com a temática da narrativa e o (entre)cruzamentos com outras linguagens poéticas, por meio de outros textos literários, trechos de músicas e obras audiovisuais.

A programação presencial nas 28 Bibliotecas Sesc-SC pode ser consultada no site Sesc-SC clicando aqui.

Pedro tem 25 anos, é psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, nascido em São Paulo e residente em Santa Catarina. Flávia é artista visual e professora de artes, tia e madrinha de Pedro.

+ Sobre o Prêmio Literário Sesc Criança

O Prêmio criado pelo Sesc Santa Catarina tem como objetivo incentivar e valorizar a produção literária de autores catarinenses, voltada ao público infantil, além de propagar a importância da leitura desde a primeira infância e ampliar o acesso ao livro e à leitura.

"A oferta de literatura de qualidade para as crianças é a possibilidade de contato com narrativa instigadora do imaginário, de encantamento com a ilustração inventiva e de saborear o fabulário catarinense. O prêmio almeja descobrir narrativa que contribua com a aprendizagem e o prazer estético das crianças", reforça o gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt.

A edição lançada em dezembro de 2019 recebeu 246 inscrições de escritores de todas as regiões do Estado, e o texto “O rio” escrita por Pedro Cunha foi selecionado por uma comissão julgadora composta por: Eliane Debus, Denise Guilherme Viotto, e Guilherme Karsten.

Além de oferecer uma oportunidade aos escritores do Estado, o "Prêmio Literário Sesc Criança" pretende fluir a produção literária catarinense contemporânea. Para atingir estes objetivos o projeto prevê além da premiação a publicação da obra que é disponibilizada no acervo das Bibliotecas do Sesc em todo país e ainda a distribuição em instituições educacionais e culturais do Estado.

Biblioteca é um projeto do Sesc que está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em consonância com o caráter voltado ao desenvolvimento social, o Sesc-SC segue comprometido com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados.

ODS 4

ODS 16



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .