Estão abertas as inscrições gratuitas para oficinas de Criação Literária que ocorrem em Joinville e Lages, de 15 a 19 de maio, na programação do “Arte da Palavra”, projeto literário do Sesc, de âmbito nacional. O projeto é realizado em formato de circuitos, com representantes da diversidade literária brasileira, que percorrem 12 estados. O objetivo é oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.
Ambas as oficinas tratarão o tema “Cordel”, gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. No Sesc em Joinville, os encontros acontecem de 15 a 19, das 18h às 22h, com assessoria do professor baiano Antonio Barreto. Ele apresentará um histórico da literatura de cordel, da origem, evolução, oralidade e escrita. Passará pelo período fértil na Idade Média e chegada do cordel ao Brasil através dos colonizadores. Abordará os principais autores brasileiros, abrangência e aspectos teóricos, como rima, métrica e oração, além das principais ferramentas para a construção do folheto de cordel. Barreto é formado em Letras Vernáculas pela UCSal, com pós-graduação em psicopedagogia e Literatura Brasileira.
O poeta, prosador, xilógrafo e produtor cultural pernambucano Meca Moreno abordará “Poesia Popular - Literatura de Cordel: O que é e como se faz”, no Sesc em Lages, de 15 a 19, das 14h às 18h. Ele falará sobre cordel e xilogravura, origens, prosa, poesia, verso, estrofe, rima, combinações, métrica, quadra, trova, arte-educação, entre outros assuntos ligados ao tema. Meca Moreno escreve poesia e prosa desde os 12 anos de idade. Tem vasta experiência em ministrar palestras e oficinas de literatura de cordel, xilogravura e livros artesanais. Possui vários poemas e artigos publicados em revistas e jornais diversos, é autor de vários cordéis, inclusive cordéis institucionais; tem dois livros publicados: “Universos” e “Giramundo – O Espectador do Fim & Gêneros da Poesia Popular”, o primeiro em coautoria com o poeta Alfredo Moraes, em 1986, numa edição independente. O segundo pelas Edições Bagaço, em 2005.
As inscrições podem ser realizadas gratuitamente nas centrais Relacionamento com Clientes do Sesc em Joinville (Rua Itaiópolis, 470 – Centro) e do Sesc em Lages (Av. Dom Pedro II, 1.693 – Universitário).
Próximas cidades a receber as oficinas:
Até julho, o “Circuito de Criação Literária” traz ao Estado oficinas gratuitas de diferentes temáticas, que objetivam exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes categorias, além de propiciar maior bagagem de leituras aos envolvidos. De 05 a 09/06 o curso acontece em Florianópolis, sob o comando de Julie Frank (PR) e em Laguna, com assessoria de Débora Ferraz (RS). De 19 a 23/06, Vanessa T. Trajano (PI) ministra oficina em Itajaí e Pedro Américo de Farias (PE) assessora oficina em Jaraguá do Sul. Chapecó recebe esta programação de 03 a 07/07, sob o comando de Rafael Coutinho (SP). As inscrições para as oficinas devem abrir um mês antes dos encontros e serão divulgadas previamente.
Mais informações:
– Sesc em Joinville: Rua Itaiópolis, 470 – Centro – Telefone: (47) 3441.3300
– Sesc em Lages: Av. Dom Pedro II, 1.693 – Universitário – Telefone: (49) 3322.3936
Projeto “Arte da Palavra Sesc” promove oficinas gratuitas de Criação Literária em Joinville e Lages
09/05/2017 - Atualizado em 19/05/2017 - 511 visualizações
0 Comentários